Cuidar e dar forma a sebes

Como cortar sebes

Como cortar sebes

Forma desejada
Para poder obter a forma desejada, as plantas jovens devem ser cortadas. O rebento principal deve ficar intacto até a planta alcançar a altura desejada. Os restantes rebentos cortam-se pela metade. Para evitar calvas nos ramos inferiores, deve cortar-se a sebe em forma trapezoidal. Se quiser obter linhas rectas, recomendamos que use fios esticados.

Manutenção regular
É indispensável uma manutenção regular. Se a sebe se deformar, o melhor é aplicar um corte rigoroso. Tenha, no entanto, cuidado, pois há alguns arbustos, como as coníferas, que são especialmente sensíveis a esta poda rigorosa nos ramos antigos.

As estações
Os arbustos que florescem no Verão, e a alfena, devem podar-se no Inverno, durante o repouso da vegetação. Nos inícios de Agosto, faz-se uma nova poda. Devem respeitar-se estas épocas para não prejudicar as aves e os seus períodos de incubação. Os arbustos perenes ou de agulha são podados na Primavera, mesmo antes de rebentarem, ou então no Outono. Devem cortar-se um pouco os rebentos novos e todos os antigos que for possível para estimular o seu crescimento. Conseguirá assim uma sebe espessa que o protegerá dos olhares curiosos.


Regeneração
Se aparecerem calvas nas sebes, a solução mais indicada é uma boa poda. Tenha, porém, em conta que nem todos os arbustos reagem de igual forma a esta "cura de rejuvenescimento". A adelfa, a faia comum, os arbustos frondosos perenes e os teixos dispõem de uma grande capacidade de regeneração. No entanto, outros arbustos de agulha regeneram-se muito pouco ou nada

 

Cookies na página web da STIHL

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informação, consulte a nossa politica de Privacidade.

Aceitar