Compatibilidade dos produtos STIHL e VIKING com o combustível E10

Informação sobre o uso de etanol nos combustíveis

A gasolina com E10 introduziu-se na UE para conservar os depósitos de crude e reduzir o impacto climático.

A designação E10 é uma abreviatura: composta por "E", que significa álcool etílico, ou seja, o etanol que se acrescenta às gasolinas e o número 10, que indica que a gasolina contém até 10% de etanol. Continua a haver gasolinas de primeira qualidade que contêm um máximo de 5% de etanol.

A denominação E10 pode ser identificada nas gasolineiras pelas seguintes indicações "Normal E10", "Super E10", "SuperPlus E10" 

Como norma, o combustível E10 é compatível com todas as motosserras e máquinas a motor da STIHL, como também, para todos os motores Briggs & Stratton, Kawasaki e Kohler que se montam na linha de jardim VIKING. Não obstante, pode ser requerido um ajustamento da carburação com o fim de compensar a mudança da composição na gasolina. Por este motivo recomendamos levar a sua máquina a um distribuidor oficial STIHL.

A STIHL recomenda não armazenar a mistura preparada para os motores de 2 tempos e STIHL 4-MIX que contenham E10 durante mais de 30 dias com a finalidade de minimizar a fase de separação. Isto significa que o etanol absorve a humidade do ar e deposita-se na parte inferior dos recipientes, o que pode fazer que os motores não funcionem correctamente ou, inclusive, deixem de funcionar. O combustível que já se dissociou não se pode voltar a utilizar mesmo que se volte a agitar a embalagem de novo. Por tudo isto, o emprego de combustíveis caducados, inadequados, ou um desvio na proporção de óleo/gasolina na mistura pode produzir danos importantes nos motores.

Por esta razão, o combustível STIHL MotoMix é sempre a melhor escolha. É especialmente formulado para este tipo de motores e assegura um alto rendimento e uma longa vida útil, além de que, diferencia-se dos combustíveis disponíveis nas estações de serviço, este combustível inclusive, pode ser armazenado sem problemas durante um longo período de tempo (2 anos).

Cookies na página web da STIHL

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informação, consulte a nossa politica de Privacidade.

Aceitar