Guias de como cuidar da relva do jardim

Dicas de manutenção para um relvado verde imaculado

Um relvado bonito é o orgulho e a alegria de muitos jardineiros amadores. Os nossos guias de como cuidar da relva incluem ótimos conselhos para a manutenção durante todo o ano.

Calendário de cuidados do relvado: o seu guia de manutenção para todo o ano

A rega, a alimentação e o tratamento de que a sua relva precisa variam consoante a altura do ano. É por isso que criámos um guia individual de como cuidar da relva do jardim para cada estação, para que possa ter a certeza de que está a seguir os melhores conselhos no momento certo.

Quando devo iniciar a minha rotina de cuidados do relvado? A manutenção ativa do relvado deve iniciar-se todos os anos, de meados de fevereiro até ao final de março – quando não existem mais hipóteses de geada e as temperaturas estabilizarem por volta dos 10 °C. É nesta altura que pode começar a cortar a relva regularmente, bem como a fertilizar e a escarificar.

Imagem ampliada de folhas de relva verdes ao sol.

Como aplicar relva

Criar um relvado novo no seu espaço verde não é uma tarefa difícil: só precisa de sementes de relva ou de um tapete de relva de alta qualidade e de um pouco de cuidado e paciência! O nosso guia vai falar-lhe sobre o processo e inclui ainda dicas para escolher o tipo certo de relvado.
Mais sobre criação de relvado
Uma mulher mostra como fertilizar a relva no seu espaço verde

Como fertilizar a relva

Cortar a relva regularmente destrói rapidamente os seus nutrientes, por isso, é necessário um tratamento cuidado para a manutenção do relvado. Temos alguns conselhos sobre como e quando fertilizar o seu relvado, para que este permaneça saudável e exuberante.
Como alimentar o seu relvado
Uma mulher corta a relva com a máquina de cortar relva a bateria STIHL 339 C - como cortar relva

Como cortar a relva de um relvado

Cortar a relva não é só cuidar do relvado: utilizar a abordagem certa também irá promover um crescimento denso e saudável durante anos de jardinagem feliz. Dizemos-lhe quando fazê-lo, qual o tamanho certo e incluímos ainda algumas dicas para o corta-relva.
Mais sobre como cortar o relvado
Um homem escarifica um relvado verde com um STIHL RLA 240 – guia de como escarificar um relvado

Como escarificar um relvado

A escarificação pode regenerar espaços de relva antigos ou negligenciados, e é uma das formas de como cuidar da relva que vale a pena aplicar a cada um ou dois anos. No entanto, escarificar na altura errada pode ser mais prejudicial do que benéfico: o nosso guia diz-lhe o que precisa de saber.
Mais sobre escarificação do seu relvado
Uma mulher a utilizar um corta-relva com mulching a gasolina STIHL RM 2 R num relvado rodeado de arbustos e gramíneas

O que é o mulching e o corte tipo mulch?

O mulching é a utilização de restos de plantas e outros resíduos na superfície do solo para proteger as plantas, acabando por devolver os nutrientes à terra. O corte tipo mulch segue o princípio de cortar, cobrir e alimentar a relva num único passo – para um cuidado simples e resultados fantásticos.
Mais sobre mulching
Relva na base de uma árvore a ser aparada com uma motorroçadora a bateria STIHL FS 57 - aparar rebordos de relva

Tudo sobre como aparar os rebordos de um relvado

Normalmente você serve-se de um corta-relva, mas os rebordos do relvado ficam mais bem cortados se usar a seguir uma aparadora. As nossas dicas vão permitir-lhe obter o rebordo que deseja.
Como aparar rebordos de relvado
Imagem ampliada de relva com orvalho – guia sobre doenças do relvado

Como identificar e tratar doenças do relvado

Mesmo um relvado bem cuidado pode ter doenças e problemas. Explicamos os problemas comuns do relvado, como manchas castanhas, fungos, queimadura primaveril e musgo, e prestamos aconselhamento sobre o tratamento e os cuidados adequados para que possa voltar a ter a relva em condições num instante.
Mais sobre problemas do relvado
Como reparar um relvado com manchas num espaço verde com árvores e arbustos desenvolvidos

Como reparar um relvado danificado e revitalizá-lo

Manchas calvas, buracos e descoloração são irritantes para todo o fã de jardinagem e devem ser tratadas na hora certa. No nosso guia, você descobrirá tudo sobre as várias causas de um relvado danificado - e o que pode fazer a respeito.
Mais sobre o conserto de um relvado
Relva danificada antes da renovação do relvado

renovacao do relvado

O seu relvado tem manchas esbranquiçadas ou acastanhadas e também já apresenta grandes buracos? Então é hora de renovar o seu relvado. Para ajudá-lo a aproveitar novamente o seu jardim, mostramos como fazer o seu relvado ficar novamente bonito com e sem escavação do terreno.
Mais sobre Renovar um relvado

Mais para jardineiros amadores