Como, quando e porquê podar árvores de fruto

As árvores de fruto precisam de ser cortadas regularmente para se manterem produtivas – mas, se isso não for bem feito, pode fazer mais mal do que bem. Descubra como podar árvores de fruto de forma adequada. Ao longo do artigo também irá descobrir outros cuidados das árvores de fruto que deve seguir.

I-STIHL_NATURE_PROXIMITY_GERMANY-IM-100

Pode as suas árvores de fruto para um crescimento saudável

Se tiver uma árvore de fruto, é claro que quer uma colheita abundante. Optar por um programa de podas de árvores de fruto regular faz toda a diferença para a saúde da árvore e para a quantidade de frutos que esta produz, e uma poda radical todos os anos estimula o crescimento novo, além de manter a vitalidade da sua árvore de fruto, o que significa uma planta mais saudável e frutos de alta qualidade. Quando poda também abre a copa da árvore, o que ajuda a garantir um fluxo de ar suficiente e evita doenças fúngicas e pragas.

Quando podar macieiras e pereiras?

A melhor altura para podar depende do tipo de árvore de fruto e do crescimento pretendido. As macieiras e as pereiras beneficiarão de uma poda entre novembro e abril – embora, durante os primeiros anos, não deva tocar nas árvores de fruto mais jovens antes da chegada da primavera, visto que a madeira ainda é muito vulnerável à geada forte.
 
Se quiser estimular o crescimento, o normal seria podar estas árvores de fruto durante os meses mais frios. É nesta altura que a árvore entra numa fase de dormência, em que os nutrientes são acumulados nas raízes, prontos para serem libertados quando a estação de crescimento recomeçar. O fim do inverno, antes de a árvore começar a rebentar, pode ser a altura ideal para podar, pois os cortes que fizer recuperarão mais rapidamente à medida que o pico do crescimento primaveril chegar, pelo que as suas árvores de fruto têm menos probabilidades de ficarem infetadas.
 
Também é possível podar as macieiras e pereiras na primavera, mas fazê-lo irá estimular um crescimento menos vigoroso. Isto será uma boa escolha se tiver árvores de fruto que já tenham o tamanho certo para o seu espaço, bem como para árvores de fruto com uma forma definida, como cerejeiras em palmeta e macieiras de espaldeira.
Ramo de árvore a ser cortado por uma mulher com uma tesoura de poda STIHL – podas de árvores de fruto

Quando podar árvores de fruto de caroço?

As árvores de fruto de caroço de crescimento rápido, como a cerejeira e o pessegueiro, beneficiam de uma poda sazonal durante os meses mais quentes. Isto impede que as árvores se desenvolvam descontroladamente, cortando algumas das suas reservas de energia e, por conseguinte, diminuindo o crescimento. Pode inclusivamente podar estas variedades à medida que faz a colheita, simplesmente retirando o fruto e mantendo a árvore dentro dos limites ao mesmo tempo.
 

Pode podar um pessegueiro até florescer em abril e maio, enquanto as cerejeiras deverão ser podadas idealmente entre junho e agosto, depois de terminarem de dar frutos.

Evite dar uma poda radical em qualquer árvore durante a estação da nidificação, de março a setembro. Uma ligeira aparadela está perfeito, a menos que existam aves a nidificar na sua árvore e, nesse caso, não deve podar de todo.

Um ramo é cortado com a minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26 por alguém que usa luvas de proteção STIHL

Como podar árvores de fruto: as ferramentas certas

A ferramenta certa é aquela que lhe facilita o trabalho sem danificar a árvore de fruto. As tesouras de poda de alta qualidade cortam ramos de forma perfeita, sem causar danos que podem provocar doenças. Se tiver muitas árvores para cuidar, a nossa minipodadora de corrente GTA 26 é ideal e irá ajudá-lo a fazer o trabalho rapidamente.

Guia para boas podas de árvores de fruto

A extensão da poda da sua árvore de fruto influencia bastante o seu crescimento subsequente: quanto mais podar a sua árvore no inverno, mais botões terá no verão – e menos poda significa menos crescimento. O método usado é igualmente importante.

Sugestões para a poda de árvores de fruto

  1. Faça sempre cortes perto de um botão. Os botões são a fonte do novo crescimento da sua árvore e onde a seiva que alimenta esse crescimento é mais concentrada. Cortar demasiado longe de novos rebentos põe em risco uma ferida que seca e "bloqueia" o próximo ponto de vegetação. Deverá procurar um botão virado para fora – para estimular uma forma aberta – e podar 1–3 cm a partir daí.
  2. Tente não deixar cepos curtos quando podar os ramos, pois a madeira morta fomenta o apodrecimento e o bolor. Corte sempre o mais próximo possível da base de um ramo sem danificar a vara principal.
  3. Se precisar de remover um ramo grande, faça-o por etapas, para evitar danificar a casca ou rasgar a madeira de forma desordenada. Termine com uma poda cuidadosa do fuste.
  4. Pode para manter a forma das suas árvores de fruto. Tipicamente, a copa de uma árvore deve ter a forma de uma pirâmide, composta por uma vara principal e três a quatro varas laterais – é particularmente importante estabelecer esta forma durante o primeiro ano de crescimento. Nas árvores de fruto jovens, todas as varas laterais devem ser cortadas até aproximadamente à mesma altura e a principal deve ficar cerca de 20 cm mais comprida. Manter a forma é um dos cuidados das árvores de fruto mais relevantes.
  5. Elimine os ramos ladrão no início do verão. As árvores de fruto são muitas vezes enxertadas em porta-enxerto para permitir um crescimento mais forte do que a variedade de fruto conseguiria sozinha. Depois de podar uma árvore de fruto enxertada, poderá ver muitos rebentos novos a emergir na base da árvore – estes são os ramos ladrão. Devem ser removidos, já que irão roubar energia das varas de fruto da sua árvore.
  6. A rega também é importante! Especialmente se tiverem sido afetadas por alguma geada, as suas árvores de fruto irão estar desesperadas por água, já que não conseguem absorver nenhuma do solo congelado. As plantas novas, bem como os pessegueiros, os nectarineiros, as amendoeiras e os alperceiros mais velhos, vão adorar ter uma dose extra de água.

 Técnicas especializadas

Para podar as suas árvores de fruto, tem de pensar na própria árvore e no que pretende dela. Quer modelar uma árvore jovem, aprumar uma árvore desenvolvida e manter uma floração bonita, ou rejuvenescer uma árvore mais velha? Diferentes resultados exigem diferentes técnicas.

Battery, AS-System, Cordless power tools, GTA 26, HTA 26, , Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow, Safety glasses, professional, ADVANCE Super Fit, Protective gloves, DYNAMIC Vent protective gloves

Existem alguns princípios fundamentais a recordar quando podar árvores de fruto:

  • É melhor ser demasiado generoso quando poda do que demasiado cauteloso, mesmo com árvores jovens.
  • Seja mais comedido com árvores mais velhas, ainda que tenham de ser devidamente desbastadas.
  • A maioria das árvores de fruto pode ser podada no final do inverno, mas não se ainda houver muita geada.
  • Utilize uma ferramenta afiada para fazer cortes limpos. Pode optar por tesouras de poda.
  • Em particular, para árvores mais antigas, é importante estreitar a copa, de modo a que o ar possa circular bem.

Pontos-chave para o sucesso

Reunimos as informações mais importantes para si.

Resumo: como podar árvores de fruto?

  • A poda é essencial para uma boa colheita e para a saúde das árvores de fruto
  • O inverno é a melhor altura para podar a maioria das árvores de fruto
  • A ferramenta tem de ser a apropriada e estar bem afiada. Além disso, para sua segurança, use o EPI adequado
  • As árvores mais jovens podem ser podadas mais generosamente do que as mais velhas – embora estas também necessitem de ser desbastadas com regularidade

Mais para jardineiros amadores