Cuidar dos dentes: instruções para a afiação das lâminas do corta-sebes

Ao longo do tempo, a resina e os ramos grossos deixam as lâminas de corte mais rombas. Iremos mostrar-lhe o quão rápida e facilmente pode afiar o seu corta-sebes STIHL.

H-HS82T-E004

Como saber se a lâmina do corta-sebes precisa de ser afiada

O seu corta-sebes a bateria ou a gasolina já não é tão eficaz como costumava ser? Não é uma situação invulgar: o uso frequente deixa as lâminas de corte mais rombas, pelo que precisam de ser afiadas de vez em quando. É possível que exista outra razão para os problemas que o seu corta-sebes possa ter, por isso verifique os seguintes sintomas para deduzir rapidamente a causa provável:

Branches keep getting jammed in the trimmer

If you are noticing a tendency for branches to get stuck between the teeth during trimming, so they block the tool without being cut. This is a possible indication that the upper and lower blades of the hedge trimmer are no longer meeting, rather than an indication of a need for sharpening. This happens because the spacers between the blades wear out over time. Your dealer can fix this by replacing the spacers for you. 

Os ramos insistem em ficar presos no corta-sebes

Se constatar que os ramos ficam frequentemente presos entre os dentes durante o aparamento, a ponto de bloquearem a máquina e acabarem por não ser cortados, isso é um possível indicador de que as lâminas superior e inferior do corta-sebes STIHL já não estão alinhadas, e não tanto da necessidade de afiação. Isto acontece porque os espaçadores entre as lâminas se desgastam ao longo do tempo. O seu concessionário pode resolver este problema substituindo os espaçadores.

Uma mulher com luvas de proteção e uma lima plana procede à afiação das lâminas do corta-sebes numa bancada de trabalho

Precisará das seguintes máquinas e materiais para afiar corretamente o seu corta-sebes elétrico:

Lima plana , Pedra de afiar , Pano macio, Água, Solvente de resina STIHL , Vestuário de segurança, Luvas de trabalho , Óculos de proteção ou proteção facial
Óculos ASTROPEC - Fumados
Óculos de proteção ASTROPEC - fumadosÓCULOS DE PROTEÇÃO / ÓCULOS DE SEGURANÇA
Cor das lentes: fumado
Em stock
€ 9,40

Instruções: afiar as lâminas do seu corta-sebes

Pessoa com luvas a trabalhar no corta-sebes a bateria STIHL HSA 56

A afiação deve ser feita preferencialmente antes de as lâminas apresentarem sinais de desgaste visível – lembre-se de que a vida útil do seu corta-sebes depende, em grande parte, de uma manutenção regular. Como tal, recomendamos que afie as lâminas a cada 50 horas de utilização, para assegurar um desempenho de corte consistente e para que possa usufruir do seu corta-sebes durante o máximo de tempo possível. Também pode encontrar todas as informações importantes necessárias sobre como afiar as lâminas do seu corta-sebes nas instruções de operação.

Precauções de segurança importantes:

Antes de começar a afiar, pense na melhor forma de se proteger. Use óculos e luvas de proteção de material grosso para evitar ferimentos. Também se deve assegurar de que a sua máquina não se liga ou escorrega acidentalmente durante a afiação.

Consulte os nossos guias em vídeo para obter instruções passo-a-passo:

Quando é que devo levar o meu corta-sebes a um profissional?

Se depois de ler este guia ainda se sentir inseguro ou estiver desconfortável, o melhor a fazer será levá-la ao seu concessionário local. Nem toda a gente se sente à vontade para afiar as próprias máquinas, e não há nenhum mal nisso. Além disso, se não tiver a certeza de que são as lâminas rombas que estão a provocar os problemas, é melhor que seja um profissional a fazer uma avaliação. Os nossos concessionários STIHL terão todo o gosto em ajudar, podendo afiar as lâminas profissionalmente, para obter um resultado ideal sem remover demasiado material.

Resumo: Afiação de aparadores de sebes

  • A afiação faz parte da manutenção rotineira do seu corta-sebes
  • Limpe as lâminas antes de as afiar e humedeça-as antes de utilizar a pedra de afiar
  • Uma lima plana é uma boa ferramenta para a afiação
  • As rebarbas devem ser removidas usando uma pedra de afiar
  • Aplique solvente de resina para restaurar a proteção anticorrosão
  • Caso tenha dúvidas sobre a afiação ou precise de assistência, contacte um dos nossos concessionários