Manutenção do corta-sebes: passo-a-passo

Uma regular e minuciosa manutenção do corta-sebes garante a durabilidade da sua máquina. Iremos dizer-lhe tudo o que precisa saber.

H-HS82T-I001

Por que devo fazer a manutenção do meu corta-sebes regularmente?

Sempre que utiliza o corta-sebes, este é exposto a esforços consideráveis, que deixam vestígios de desgaste. Se passarem despercebidos, estes podem piorar e criar problemas graves com a utilização continuada, até o seu corta-sebes começar a ter um desempenho abaixo do esperado. Com a manutenção regular, pode identificar e resolver estes problemas atempadamente – evitando assim danos e avarias mais graves. Um aspeto ainda mais importante é o facto de uma máquina com uma boa manutenção ser sempre mais segura de utilizar. Com a inspeção do seu corta-sebes como parte da sua rotina de manutenção das máquinas identificará eventuais danos que possam prejudicar o seu funcionamento seguro. Deste modo, a verificação e a manutenção periódicas minimizam o risco de ferimentos resultantes da utilização da máquina.

Uma mulher equipada diante de uma bancada numa garagem, procede à manutenção do corta-sebes a bateria STIHL HSA 56

Como fazer a manutenção correta do seu corta-sebes

É necessário executar passos de manutenção específicos sempre que iniciar e terminar o trabalho com o seu corta-sebes – quer seja a gasolina ou elétrico.


Equipamento de proteção individual: 
Use luvas de trabalho grossas de material resistente sempre que efetuar a manutenção do seu corta-sebes.

 

HS-HSA56-EU-AW-013

Manutenção específica para corta-sebes a gasolina, a bateria e elétricos

Além das ações de manutenção gerais para todos os corta-sebes, existem também requisitos de conservação específicos que dependem do tipo de corta-sebes STIHL que possui. Fizemos um apanhado dos aspetos principais a verificar para cada tipo.

Manutenção do corta-sebes a gasolina

Mantenha o seu corta-sebes a gasolina em perfeitas condições com estes passos de manutenção adicionais:

  • Antes de efetuar qualquer trabalho de manutenção, certifique-se de que o carburador se encontra no regime de ralenti para que o equipamento de corte não comece a trabalhar, e ajuste-o, se necessário.
  • Verifique a máquina quanto a fugas e certifique-se de que não está a verter combustível.
  • Verifique regularmente as velas de ignição; recomendamos que estas sejam substituídas após 100 horas de funcionamento.
  • Limpe o filtro de ar com regularidade e substitua-o sempre que necessário.
  • Limpe o depósito de combustível. Se a máquina não for utilizada durante três meses ou mais, deve esvaziar o depósito antes do armazenamento e eliminar o combustível antigo de forma apropriada.
  • O cabeçote de aspiração no depósito de combustível deve ser substituído por um concessionário STIHL no âmbito da assistência técnica anual.
HS-HS82T-AW-008

Manutenção do corta-sebes a bateria

Se tiver uma máquina elétrica alimentada a bateria, não se esqueça de incluir a bateria e o carregador nos seus processos de manutenção.

  • Os LEDs funcionam e piscam devidamente? Se se acenderem a vermelho ou não se acenderem de todo, retire a bateria da máquina elétrica. A secção Resolução de Problemas no manual de instruções do seu corta-sebes inclui instruções precisas para lidar com símbolos de aviso e outras questões relacionadas com a manutenção.

Nota: Após cada utilização, retire a bateria do corta-sebes e limpe-a com um pano húmido; em seguida, seque a bateria. Recomendamos que armazene a bateria separadamente da máquina, com uma carga de 40 a 60% (dois LEDs acesos a verde).

HS-HSA56-EU-AW-015

Manutenção do corta-sebes elétrico

Desligue sempre a ficha da tomada de alimentação elétrica antes de fazer a manutenção do corta-sebes, caso contrário existe um elevado risco de ferimentos!

Se tiver um corta-sebes elétrico com fio, deve verificar minuciosamente o cabo de alimentação e a ficha antes e depois de cada utilização.

  • Estão bem isolados?
  • Mostram algum sinal de desgaste ou rutura?

Se detetar algum dano durante a manutenção, deve parar de utilizar o dispositivo. Os componentes elétricos só devem ser substituídos ou reparados por um eletricista qualificado. 

  • Depois de 100 horas de funcionamento, peça a um concessionário para verificar as escovas de carvão.
  • As engrenagens e a biela devem ser verificadas por um concessionário a cada 50 horas de funcionamento.

Conservação do corta-sebes: spray de manutenção e massas lubrificantes

O seu corta-sebes é exposto a influências externas e sujidade difícil de remover de cada vez que o utiliza. A nossa gama de produtos de conservação STIHL cuidadosamente escolhidos inclui tudo o que necessita para manter a funcionalidade da sua máquina elétrica.

Battery, AK-System, AK, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow

Resumo

  • A manutenção regular prolonga a vida útil da sua máquina e reduz o risco de acidentes
  • Comece com uma inspeção visual minuciosa
  • Verifique minuciosamente as funções mais importantes para garantir que estão em perfeitas condições
  • Nos corta-sebes a gasolina, o depósito de combustível, o filtro de ar e as velas de ignição devem ser limpos e verificados com regularidade
  • Quando efetuar trabalhos de manutenção em corta-sebes com fio, retire sempre primeiro a ficha da tomada
  • Para a manutenção do corta-sebes a bateria, lembre-se de verificar também a bateria e o carregador