Decoração de bricolage em forma de abóbora de madeira para o Halloween

Celebre a estação assustadora com o nosso bricolage: esta decoração em madeira em forma de abóbora traz a magia do Halloween ao seu espaço verde e dura mais tempo do que a versão original.

I-KUERBIS_AUS_HOLZ-AW-008

As decorações de bricolage em madeira tornam o Halloween mágico

Quando o ar arrefece e as folhas mudam de cor com a chegada do outono, é sinal de que a noite mais assustadora está a chegar. Pensa-se que o Halloween, celebrado no dia 31 de outubro de cada ano, tem as suas origens num antigo festival irlandês; inúmeros emigrantes irlandeses do século XIX estabelecidos nos EUA levaram consigo esta tradição, que acabou por se espalhar pela população em geral, tendo sido, desde então, popularizada em grande parte do mundo.

Muitas outras partes da Europa também registam rituais e costumes antigos que se tornaram parte do Halloween como o conhecemos, incluindo a "lanterna de abóbora" – uma abóbora esculpida que se tornou num símbolo alegre, encerrando as cores do outono, que, no exterior da sua casa, serve muitas vezes para mostrar que quem vem à procura de doces ou travessuras é bem-vindo.

Embora existam bons motivos para usar abóboras durante a estação para as suas decorações de Halloween, poderá preferir fazer algo que dure um pouco mais e que também seja um projeto divertido para fazer com a sua motosserra. O nosso guia de bricolage, que serve também para principiantes, diz-lhe como transformar um tronco de árvore numa decoração de Halloween em forma de abóbora para o espaço verde ou para a casa.

Abóbora de madeira: lista de materiais

Para criar uma decoração de Halloween em forma de abóbora, precisa do seguinte:

  • Motosserra com acessório para esculpir
  • Secção do tronco da árvore – de preferência madeira conífera macia com um baixo teor de resina; 35 a 40 cm de diâmetro, 55 a 60 cm de comprimento
  • Tinta impermeável laranja e branca
  • Pincel

Antes de começar a fazer a sua decoração de Halloween em madeira:

Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção

Trabalhar com máquinas potentes é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre o seu equipamento de proteção individual quando trabalhar com a motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte as instruções de operação do seu produto para mais informações.

Antes de usar a sua motosserra pela primeira vez, deve familiarizar-se bem com a máquina e certificar-se de que esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.

Decoração de bricolage em madeira em forma de abóbora para o Halloween

Este guia também é adequado para pessoas que se estejam a iniciar na escultura com motosserra. Também pode adaptar as instruções para fazer qualquer forma e tamanho de abóbora de Halloween – se desejar, pode criar uma família completa de decorações sazonais para o espaço verde.

Uma motosserra a bateria STIHL MSA 140 C e luvas de proteção sobre um cepo.

Sugestão profissional da STIHL

Um acessório para esculpir na sua motosserra tornará mais fácil a criação da sua lanterna de Halloween. Os acessórios para esculpir foram especialmente concebidos para o corte de raios muito estreitos e detalhes intrincados. Também possuem marcações na guia que permitem ao utilizador determinar a posição específica da ponta da guia na madeira.

Projeto de abóbora de madeira: entalhes cortados num toro na vertical com uma motosserra STIHL MSA 140 C

1.º passo: marcar o toro

Faça três entalhes pequenos na madeira com a sua motosserra, para marcar as proporções da abóbora: o entalhe superior marca a base da haste; o centro será a ponta da lanterna de madeira; e o mais baixo indica onde começa o pedestal em que a sua abóbora de Halloween irá ficar assente.

Projeto de abóbora de madeira: haste a ser esculpida a partir de um toro usando uma motosserra STIHL MSA 140 C

2.º passo: esculpir a haste

Comece por modelar a haste da sua abóbora. Vá devagar, trabalhando, ao princípio, com pouca profundidade na superfície, serrando uma pequena reentrância à volta do local onde será a haste. Aqui, menos é mais!

Trabalhe a madeira com cuidado e corte apenas um pedaço pequeno de cada vez. Desta forma, pode esculpir gradualmente o que precisa e retocar mais tarde.

Projeto de abóbora de madeira: arestas superiores de um toro a serem arredondadas com uma motosserra STIHL MSA 140 C

3.º passo: modelar grosseiramente o corpo

Comece a esculpir a forma da abóbora, estreitando a extremidade superior do toro por baixo da haste. Trabalhe a partir de cima e utilize a serra para arredondar as arestas. Quando as arestas estiverem limpas e curvas, aprofunde o entalhe que fez para marcar a base e faça-o em toda a volta da madeira.

4.º passo: adicionar os contornos e a cara

Para dar um ar convincente, precisa que a sua abóbora tenha algumas saliências curvas distintivas. Faça alguns desses contornos com cortes pouco profundos a irradiar da haste para fora. Quando esta forma estiver concluída, pode começar a fazer a cara da sua abóbora.

I-KUERBIS_AUS_HOLZ-AW-005

Segure a motosserra inclinada e, com a técnica de corte em profundidade, faça três triângulos pequenos na madeira para criar dois olhos e um nariz. Se as peças não caírem agora, vão cair quando escavar o interior da decoração de Halloween.

Desenhe no seu toro o aspeto que deseja para os dentes e a boca antes de começar a cortá-los – mas lembre-se de que não precisa de ser perfeito para parecer assustador!

Projeto de abóbora de madeira: uma abóbora de madeira a ser modelada com uma motosserra STIHL MSA 140 C

5.º passo: retocar a forma

Remova cuidadosamente a camada exterior de madeira e trabalhe nas curvas até o seu toro assumir convincentemente a forma de uma abóbora. Posicionar a guia de forma plana contra a madeira é uma boa forma de limar suavemente a superfície exterior escura.

Projeto de abóbora de madeira: uma motosserra STIHL MSA 140 C a ser utilizada para escavar o centro.

6.º passo: escavar

O primeiro passo para escavar a sua abóbora é um corte limpo no topo. Em seguida, corte cuidadosamente um círculo em profundidade no topo do toro cortado. A madeira dentro deste círculo deve ser cortada em segmentos para ser mais fácil de retirar. Por fim, faça um corte em profundidade na parte inferior traseira da abóbora para soltar os segmentos. Pode deitar fora os pedaços que se vão soltando.

Projeto de abóbora de madeira: uma decoração de lanterna de madeira em forma de abóbora pintada

7.º passo: pintar

Para o toque final, limpe a sua decoração e pinte-a com tinta impermeável de uma forma adequada à estação! Agora pode ter a certeza de que a sua abóbora de Halloween continuará a ter um aspeto fantástico independentemente dos humores do tempo.

I-KUERBIS_AUS_HOLZ-AW-010

Utilizar a sua decoração de Halloween no exterior

Como peça autónoma ou combinada com outras decorações, o seu ornamento de abóbora de madeira é uma excelente forma de dar um ambiente assustador e outonal ao seu espaço verde ou à entrada da sua porta. Desde que use tinta para exterior, a abóbora decorativa ficará impermeabilizada e durará muito tempo.

Não precisa de esperar pelo Halloween para começar a trabalhar em decorações de bricolage para o espaço verde – reunimos algumas ideias de escultura que pode pôr em prática o ano inteiro. Porque não se deixar inspirar pelos nossos projetos criativos?

Resumo: abóbora de madeira de bricolage para o Halloween

  • Os exemplares da lanterna de madeira decorativa em forma de abóbora são populares em todos os lugares em que o Halloween é celebrado
  • Para fazer uma abóbora de madeira, irá precisar de um toro adequado e de uma motosserra com acessório para esculpir
  • Primeiro, esculpa a haste e a forma grosseira da abóbora
  • Em seguida, concentre-se nos pormenores: recorte a cara e as saliências distintivas da abóbora. Em seguida, escave o interior
  • Por fim, pinte a sua abóbora com tinta impermeável