Tecnologia de pistão de magnésio: o material leve oferece um desempenho melhorado

Uma liga leve e especial de magnésio para pistões da STIHL significa um melhor desempenho para operadores de motosserras profissionais. Descubra mais sobre o novo pistão de magnésio para motosserras.

Homem serra tronco de árvore abatida com uma motosserra a gasolina STIHL MS 400 C-M com um pistão de magnésio.

O pistão de motoseerra: faz pulsar o coração do motor

As motosserras STIHL utilizam motores a 2 tempos, que, como todos os motores, possuem um pistão. O movimento do pistão é transferido para a cambota, que, por sua vez, aciona a corrente da motosserra. O pistão é um componente central do motor e move-se a alta velocidade – dependendo do tipo de motosserra, poderá atingir 14 000 rotações por minuto. O pistão da motosserra desloca-se de forma contínua e rápida no interior do cilindro do motor, expondo o componente – que é crítico para o desempenho da motosserra – a temperaturas e tensões elevadas. Os pistões da motosserra não são alvo de assistência ou substituição rotineiras, o que significa que precisam de trabalhar com eficácia ao longo da vida útil da motosserra. Para tal, são fabricados para serem leves e resistentes.

A maioria dos pistões dos motores de motosserra é fabricada em alumínio – um material testado e comprovado que garante uma longa vida útil. Mas, e se houvesse um material ainda mais leve que pudesse atingir uma velocidade de rotação máxima igualmente elevada? O nosso trabalho de desenvolvimento nesta área levou-nos a criar uma motosserra que não fosse significativamente mais leve em termos globais, mas que tivesse uma relação peso/potência substancialmente melhorada. Por outras palavras, lançámos um produto inovador no mercado, que aproveitou a diferença de peso para melhorar o desempenho.

Pistão de magnésio: construção leve para um dispositivo potente

Motosserra a gasolina STIHL MS 400 C-M com guia removida e pistão exposto - pistão de motosserra STIHL

Como pioneiros no desenvolvimento tecnológico, há muito que nos dedicamos à tarefa de criar uma motosserra com componentes leves. O resultado é um pistão feito de uma liga de magnésio especial, fabricado sob supervisão rigorosa na nossa própria fábrica de magnésio fundido. O nosso pistão de magnésio pesa menos do que um pistão de alumínio, mas atinge uma velocidade de rotação máxima ainda mais elevada. Isto significa um desempenho melhorado, uma melhor relação peso/potência e uma transmissão reduzida de vibrações para o operador da máquina. 

Para tornar um componente capaz de satisfazer até as necessidades mais exigentes, produzimos o pistão de magnésio utilizando um processo especial de fundição. O pistão é então temperado através de eletrólise, um processo químico que endurece a superfície do pistão e a torna resistente à corrosão. Estes processos avançados produzem um pistão que é particularmente adequado para motosserras utilizadas em aplicações florestais profissionais, uma vez que as vantagens da nova tecnologia de magnésio podem ser aproveitadas em todas as tarefas exigentes.

Existe atualmente uma máquina disponível com o novo pistão de magnésio: o STIHL MS 400 C-M.

Imagem ampliada de uma motosserra a gasolina STIHL MS 400 C-M com pistão de magnésio a cortar um tronco de árvore

STIHL MS 400 C-M: leve e mais potente

A STIHL MS 400 C-M é a primeira motosserra do mundo a ter um pistão de magnésio instalado de série. Este modelo tem uma especificação semelhante à do bem-sucedido modelo MS 362 C-M, mas baseia-se na tecnologia existente para oferecer ainda mais. A liga leve de magnésio permite instalar um pistão maior sem acréscimo no peso, aumentando assim o deslocamento da MS 400 C-M. Como resultado, conseguimos um aumento de potência de 0,5 kW e uma melhor relação peso/potência.

Na prática, isto significa maior conveniência juntamente com um desempenho superior e sem perda de durabilidade. A MS 400 C-M é uma máquina potente de construção leve, que oferece um excelente desempenho e é perfeita para tarefas florestais difíceis, como o corte de ramos.

STIHL MS 400 C-M para utilizadores profissionais: motosserra com pistão de magnésio para melhor desempenho.

H3 STIHL MS 400 C-M em comparação:

  MS 400 C-M MS 362 C-M MS 462 C-M
Peso 5,8 kg 5,6 kg 6 kg
Desempenho
4,0 kW 3,5 kW 4,4 kW
Relação peso/potência 1,45 kg/kW 1,6 kg/kW 1,4 kg/kW

Resumo: tecnologia de pistão de magnésio

  • O pistão de motosserra é o coração do motor: o seu movimento é transferido para a cambota, que aciona a corrente da motosserra
  • Os pistões estão expostos a elevadas tensões, razão pela qual apenas alguns materiais são apropriados para os fabricar
  • A maioria dos pistões dos motores de motosserra é de alumínio
    Com a MS 400 C-M, a STIHL lança no mercado a primeira motosserra do mundo com um pistão de magnésio
  • A liga especial de magnésio torna este pistão mais leve do que o pistão de alumínio, mas com a mesma estabilidade térmica
  • O pistão de magnésio atinge uma velocidade de rotação máxima mais elevada para um melhor desempenho