Compatibilidade de produtos STIHL com o combustível E10

O combustível E10 foi introduzido em toda a UE para preservar os stocks de petróleo bruto e combater as alterações climáticas. O que significa a abreviatura E10: "E" significa etanol, que é misturado com gasolina. O número 10 indica que a mistura contém um máximo de 10% de etanol. A gasolina Super, com um máximo de 5% de etanol, continuará disponível. Pode encontrar combustível E10 procurando os rótulos "NormalE10", "SuperE10" ou "SuperPlusE10" na bomba de combustível.

O combustível E10 é adequado para todas as motosserras STIHL e máquinas acionadas por motores Briggs & Stratton, Kawasaki e Kohler. Poderá ser necessário ajustar o carburador para compensar a composição alterada do combustível. Contacte um concessionário STIHL para ajuda e aconselhamento.

A STIHL recomenda que a mistura de combustível para motores a dois tempos preparada com o combustível E10 seja armazenada durante um período não superior a 30 dias, para minimizar a separação de fase. A separação de fase destas misturas pode ocorrer quando o etanol absorve humidade do ar e assenta no fundo do recipiente; este fenómeno pode impedir o funcionamento do motor. O combustível da separação de fase já não pode ser usado, mesmo depois de bem agitado.

Resumindo, combustíveis e lubrificantes inadequados ou uma relação de mistura combustível/óleo não normalizada pode danificar o motor. Os combustíveis STIHL MotoMix e STIHL Moto4Plus são sempre a escolha certa, uma vez que foram concebidos especialmente para os nossos motores e garantem um elevado desempenho e uma longa vida útil. Além disso, estes combustíveis também podem ser guardados durante longos períodos, ao contrário do combustível convencional da bomba de gasolina.