Como fazer um jardim amigo da vida selvagem?

Desde o simples deixar amontoados de folhas em vários locais até acrescentar uma acolhedora casa de bricolage para ouriços-cacheiros, existem muitas formas de tornar o seu jardim mais amigo da vida selvagem. 

Ideias de projetos para um jardim amigo da vida selvagem

Um jardim deve ser concebido para ser desfrutado por muitos além dos humanos da sua casa: também pode ser um habitat maravilhoso para muitas outras criaturas. Até uma varanda pode ajudar a promover a biodiversidade, oferecendo um refúgio para insetos. Os nossos guias de bricolage fáceis de seguir ajudam a criar um jardim ou um espaço exterior mais amigo da vida selvagem. Se gosta de ter pássaros no jardim, ou de incentivar a visita de outros animais, como ouriços-cacheiros, ponha em prática as nossas sugestões.

Uma casa para ouriços-cacheiros num jardim sob uma árvore de abeto

uma casa para ouriços-cacheiros

As nossas instruções passo a passo irão ajudá-lo a construir um lar para ouriços-cacheiros, onde estas pequenas e fascinantes criaturas se podem sentir em casa durante todo o ano. Vai ser delicioso receber a vista de um ouriço-cacheiro no seu jardim.
Uma casa para ouriços-cacheiros
Projeto de bricolage de um hotel de insetos num cepo com madeira cortada em segundo plano

Como fazer um hotel de insetos?

As abelhas selvagens e os neurópteros são algumas das úteis criaturas de jardim que o ajudam a livrar-se das pragas do jardim, como os pulgões. Faça do seu jardim um espaço para abelhas e outros insetos.
Como fazer um hotel para insetos
Uma caixa de bricolage em madeira para pássaros pendurada numa árvore, entre folhas verdes – exemplo de caixa ninho

Projetar e fazer uma caixa para os pássaros

Aves que nidificam em cavidades precisam de um sítio para viver, e colocar uma caixa para pássaros no seu jardim ajudará. Elaboramos uma visão detalhada das diferentes espécies.
Como fazer uma caixa para pássaros
Um comedouro para pássaros pronto a usar pendurado num ramo por uma corda vermelha

comedouro para pássaros

Existem outras ideias simples que tornam o seu jardim mais acolhedor para os animais: é uma questão de entender o que eles precisam. Adicionar uma fonte de água ou mudar a sua rotina de arrumação pode fazer uma grande diferença.
Como fazer uma caixa para pássaros

Outras formas de tornar o seu jardim amigo da vida selvagem

Existem outras ideias simples que tornam o seu jardim mais acolhedor para os animais: é uma questão de compreender as suas necessidades. Adicionar uma fonte de água ou mudar a sua rotina de manutenção pode fazer uma grande diferença.

Criar abrigo e habitat amigos da vida selvagem

Arranjar abrigos amigos da vida selvagem para as criaturas do jardim não tem de ser complicado. Pode melhorar imenso as condições para a vida selvagem do seu jardim, bastando para isso descurar um pouco a manutenção no outono. Muitos insetos hibernam em plantas e arbustos que morreram e, por isso, se os deixar no lugar, está a proteger o habitat da vida selvagem para a estação mais fria.

Mulher a usar soprador de mão a bateria STIHL BGA 57 para juntar folhas castanhas num relvado - Ter animais no jardim

Os montes de folhas do jardim são outra casa de inverno natural para a vida selvagem. Em vez de remover todas as folhas do seu jardim, recomendamos que amontoe algumas num único lugar e as deixe assim como um tipo de santuário para criaturas em hibernação. Um soprador de mão torna o trabalho ainda mais fácil, ajudando-o a juntar rapidamente as folhas num canto tranquilo do jardim, onde os animais se podem instalar até ao próximo ano.

Fonte em pequeno lago num jardim amigo da vida selvagem, decorado com plantas e pedras - Jardim amigo dos animais

A vida selvagem do jardim precisa de água

Pássaros, insetos, ouriços-cacheiros e esquilos precisam de água para sobreviver e, por isso, num jardim amigo dos animais é essencial que esteja disponível água para os animais. Um lago no jardim é maravilhoso para a vida selvagem, como habitat por direito próprio, e para fornecer água a animais de todos os tamanhos. Veja se tem áreas de várias profundidades para que até mesmo os animais pequenos possam entrar e sair com facilidade – acrescentar pedras grandes é uma boa forma de o fazer, além de criar um visual naturalista.

Se não puder ter um lago no seu jardim, ainda assim pode torná-lo amigo da vida selvagem – uma banheira para pássaros ou mesmo um pequeno prato raso de água pode ser uma ajuda para abelhas e outras pequenas criaturas. Coloque algumas pedras ou calhaus na água para facilitar o acesso aos insetos, e limpe o tabuleiro e renove a água todos os dias para prevenir bactérias e doenças.

Plantas para um jardim amigo da vida selvagem

Muitas plantas populares entre os seres humanos não têm interesse para os insetos. Por exemplo, as flores cultivadas com floração dupla têm menos estames e, assim, menos pólen, e os insetos terão mais dificuldade em encontrar e aceder ao pólen que possam ter. O pólen é produzido juntamente com o néctar, que é vital para insetos, e os insetos são vitais para a polinização, por isso procure ter muitas variedades de flores amigas da vida selvagem no seu jardim. Tente arranjar tipos de floração única ou semidupla em que o centro amarelo coberto com pólen esteja claramente visível.

Estes são alguns dos preferidos pelos polinizadores:

  • Jacinto
  • Croco
  • Lavanda
  • Boca-de-lobo
  • Tremoceiro
  • Margarida
  • Onagra
  • Milefólio
  • Dálias simples
  • Malva silvestre

As plantas nativas são geralmente indicadas para os insetos locais, mas veja se as anteras amarelas no centro estão acessíveis e não foram cultivadas para se tornarem pétalas adicionais.

I-STIHL_NATURE_DISTANCE_GERMANY-IM-082

As ervas e os arbustos também são importantes para tornar o seu jardim amigo dos animais. Lembre-se de que os insetos e os pássaros muitas vezes evitam plantas exóticas. Por isso, para ser amigo da vida selvagem, um jardim europeu deve incluir menos forsítia, zimbro-chinês e pilriteiro de floração vermelha, e mais plantas indígenas como o zimbro e o pilriteiro. Algumas espécies adequadas são:

  • Urtiga
  • Amora-silvestre
  • Cardo
  • Hera
  • Ervas aromáticas
  • Framboesa
  • Groselha
  • Trevo
  • Couve
  • Cenoura
  • Salsa
  • Calêndula
  • Abrunheiro-bravo
  • Groselha verde
  • Zimbro (zimbro comum)
  • Pilriteiro (espinheiro branco)
  • Cenoura selvagem
  • Cebola

As pedras também podem ser habitats amigos da vida selvagem

Tente arranjar um local para um monte de pedras no seu jardim amigo da vida selvagem, porque dá uma boa casa para criaturas como sapos, musaranhos, insetos, aranhas, ouriços-cacheiros, caracóis e lagartos, que adoram viver entre pedras grandes e plantas selvagens. As pedras podem ajudar a que surjam mais animais no jardim. Coloque o seu monte de pedras entre as gramíneas e as sebes que fornecem alimentos aos residentes e procure uma posição soalheira para que as pedras aqueçam rapidamente e forneçam energia aos animais de sangue frio. Veja se não há locais onde a água se possa acumular no monte de pedras, e utilize pedras grandes para que, quando as empilhar, os espaços intermédios sejam suficientemente grandes para que a sua vida selvagem os visite e faça deles um lar.

Mais projetos de bricolage