Eliminação de resíduos dos espaços verdes: ser responsável, sustentável e ter consideração

Quer se trate de folhas de outono ou de aparas da poda de sebes, a matéria verde empilha-se rapidamente no exterior. Saiba mais sobre as suas opções de eliminação de resíduos dos espaços verdes. Optar por um serviço de recolha de resíduos verdes, usar um biotriturador ou fazer compostagem doméstica, a escolha é sua.

O que são resíduos dos espaços verdes?

A constituição do lixo do espaço verde é extremamente variada, tal como o são as suas possibilidades de eliminação. Em síntese, diz respeito a matéria orgânica, como folhas, relva, ramos e fruta. No entanto, é importante ter em conta que os resíduos dos espaços verdes não deixam de ser resíduos e que a eliminação não-autorizada pode ser considerada despejo ilegal de resíduos ou outro tipo de infração. Não despeje os seus resíduos verdes em florestas ou áreas públicas, nem em propriedades de terceiros sem autorização.

Opções de eliminação de resíduos verdes

Pode transformar os seus próprios resíduos dos espaços verdes em precioso composto. Muitas áreas do Reino Unido também transformam os resíduos verdes em composto à escala industrial. O seu município pode recolher resíduos verdes para este fim, e alguns chegam mesmo a oferecer o composto daí resultante aos residentes. As condições não são iguais em todo o país: poderá ter de pagar uma taxa para obter sacos de resíduos dos espaços verdes ou um recipiente ou ter de levar os seus resíduos verdes para um centro de reciclagem. Se recorrer a serviços privados de eliminação de resíduos, recomendamos que se certifique de que estes estão devidamente acreditados pela agência ambiental e outros organismos pertinentes.

Um homem a usar um biotriturador elétrico STIHL GHE 140 para posteriormente mostrar como fazer compostagem

Como fazer compostagem:

A eliminação dos resíduos não implica deitar no lixo: um monte de compostagem transforma as aparas da poda em húmus, um fertilizante e um condicionador de solo ideais para plantas fortes e saudáveis. É uma opção responsável e sustentável. Saiba mais sobre como fazer composto no seu espaço verde.
como fazer composto
Uma mulher a limpar folhas e a encher um saco, tendo um soprador STIHL BGA 56 pousado no chão junto a ela

Limpar folhas caídas

As folhas coloridas que enchem o seu espaço verde são certamente um destaque durante o outono. Por outro lado, em pouco tempo, ficam encharcadas e inestéticas, tornando-se em resíduos verdes e consequentemente num problema que é preciso resolver. Temos dicas e conselhos para limpar e recolher folhas
Limpar e eliminar as folhas
Um homem mostra como utilizar um biotriturador a gasolina STIHL GH 370 S num terreno, ao lado de uma casa

utilizar um biotriturador

Por vezes, as aparas de uma sebe podada parecem, elas próprias, uma outra sebe... da qual tem de se livrar! Resolva o problema de uma vez por todas com um biotriturador. Com ele, os resíduos dos espaços verdes ocupam menos espaço, o que facilita a eliminação ou a compostagem.
Utilizar um biotriturador

Eliminação de resíduos dos espaços verdes: sacos próprios

Poderá comprar sacos especiais para recolher os resíduos dos espaços verdes na sua propriedade. Siga as instruções sobre como deve enchê-los e fechá-los.

Um recipiente de compostagem de madeira com um saco cheio de folhas ao lado – exemplo de resíduos verdes

Eliminação de resíduos dos espaços verdes: recipientes próprios

Se o seu município lhe disponibilizar um recipiente de lixo próprio, isso irá facilitar a eliminação de resíduos dos espaços verdes ao longo do ano. Poderá ter de pagar uma taxa, mas não terá de se preocupar com a eliminação de resíduos verdes volumosos, como aparas de árvores. Dado que os resíduos recolhidos do espaço verde são muitas vezes compostados de forma industrial, a temperaturas mais elevadas do que as do seu recipiente de compostagem, não há problema se misturar ervas daninhas e restos de madeira, apesar não costumar ser possível eliminar terra nestes recipientes.

Eliminação de resíduos dos espaços verdes: centro de reciclagem

Se tiver resíduos que não possam compostados ou um grande projeto único de limpeza, muitos centros de reciclagem e instalações de eliminação de lixo também levarão todo o tipo de resíduos dos espaços verdes. Veja na sua área quais as opções de recolha de resíduos verdes.

Eliminação de resíduos dos espaços verdes: empresa privada de transporte de resíduos

Se não for prático transportar muitos resíduos dos espaços verdes, poderá valer a pena procurar empresas privadas de eliminação de resíduos. No entanto, veja se estão acreditadas; se fizerem uma descarga bruta dos seus resíduos, poderá ser processado.

Eliminação de resíduos dos espaços verdes: queima

Queimar os resíduos dos espaços verdes pode ser tentador, mas não é aconselhável devido à poluição do ar e a questões de segurança contra incêndios.
 
Dica profissional da STIHL: Se viver numa área que tenha uma fogueira sazonal como atração turística, poderá conseguir desfazer-se de restos de madeira "doando-o" para alimentar a fogueira. Contacte o seu município ou o organizador do evento para mais informações.
 

Eliminação de resíduos dos espaços verdes: fruta do chão

Juntamente com os familiares resíduos dos espaços verdes, como aparas de relva e outras, muitos jardineiros têm de eliminar os frutos que caíram das árvores, também conhecidos por fruta do chão. Antes que comece a apodrecer, deve apanhar toda a fruta que estiver na relva. A fruta do chão pode ser colocada em recipientes de lixo do espaço verde, bem como utilizada para compostagem em pequenas quantidades.
 

Resumo: eliminação de resíduos dos espaços verdes

  • Os resíduos dos espaços verdes não podem ser eliminados em bosques ou áreas verdes
  • Existem muitas formas diferentes de eliminar os resíduos dos espaços verdes de forma prática e legal: desde os serviços de recolha de resíduos verdes à compostagem
  • A queima dos resíduos dos espaços verdes não é um método de eliminação ecológico ou socialmente responsável

Mais para jardineiros amadores