Design e planeamento do jardim

Planear o seu jardim exterior tem o que se lhe diga. Comece com os nossos conselhos de jardinagem e paisagismo e descubra como criar e começar um jardim partindo do zero.

Planeamento do jardim: aspetos a considerar de antemão

Plantar um jardim é um projeto de monta e muitas coisas têm de acontecer na fase de planeamento, mesmo antes de sujar as botas. É importante lembrar que os seus planos e os custos inerentes estão estreitamente relacionados: quanto maior e mais elaborado for o jardim, mais elevados serão os custos de paisagismo associados.

Os recursos de que necessita para tornar o design do seu jardim uma realidade também dependem do facto de ter ajuda profissional ou de fazer todo o trabalho com a prata da casa. Também neste caso, deverá ter presente que o planeamento para contratar jardineiros paisagistas e empresas de construção irá aumentar os custos, mas também acelerar o processo. Elaborámos algumas dicas e conselhos gerais para o ajudar ao longo do processo, seja qual for o caminho pelo qual enverede.

Planear um jardim para todo o ano

A época alta para a maioria das atividades de jardinagem é da primavera ao outono, dando-lhe a si e ao seu espaço-tempo para repousar no inverno. Contudo, dependendo do tipo de jardim que escolher e do que cultivar, haverá certas tarefas que têm de ser realizadas em determinadas alturas do ano. Elaborámos uma breve visão geral para lhe dar uma ideia do que esperar.

Imagem ampliada de corações-sangrentos de um rosa profundo, um bom exemplo de jardinagem de primavera

Jardinagem de primavera

Quando a primavera chega, tudo começa a florir e o jardim precisa de ser aprumado. Agora é a altura certa para planear, plantar e podar com cuidado. À medida que o tempo aquece, vai ganhando cada vez mais cor – por isso, pode começar a trabalhar nesses canteiros!
Mais sobre jardinagem na primavera
Uma mulher a cortar a relva num jardim no verāo com um corta-relva com função de mulching STIHL RM 2 R

Cuidados do jardim no verão

Quer crie um jardim que lhe dê alimentos ou flores, o crescimento está no seu auge no verão. É uma excelente altura para a jardinagem! Com o início do verão, principiam também as primeiras colheitas. Os nossos guias resumidos mostram-lhe o que fazer no jardim durante o verão.
Mais sobre jardinagem no verão
 Uma das dicas de jardinagem no outono a fazer é limpar as folhas secas de outono do chão

Jardinagem no outono

Ainda há trabalhos de jardinagem a fazer enquanto aproveita os últimos dias de calor, mas antes de as geadas chegarem, tem de preparar o seu jardim para o inverno. Descubra como limpar e compostar folhas e canteiros para os preparar para o inverno e saiba que tarefas deve planear no nosso guia.
Mais sobre jardinagem no outono
Um jardim coberto de neve no inverno – guia de jardinagem de inverno

Trabalhos de jardinagem de inverno

Não pode esquecer totalmente o seu jardim durante o inverno. Tudo o que não estiver protegido contra o inverno necessitará de cuidados adequados agora. Se aproveitar bem o tempo de inverno no jardim, irá ver os resultados na primavera. Saiba mais sobre a jardinagem de inverno no nosso guia prático.
Mais sobre jardinagem no inverno
Um homem ajoelhado a espalhar grânulos de fertilizante de uma taça para a terra à volta de uma planta

Fertilização do jardim e nutrição

Se é a primeira vez que está a plantar um jardim, fique a saber que deve aplicar fertilizante no seu jardim pela primeira vez na primavera. Os fertilizantes orgânicos duram mais tempo, ao passo que os fertilizantes universais são muito ricos em nutrientes.
Mais sobre fertilização do jardim
Imagem ampliada de uma abelha numa flor branca

Tornar o seu jardim amigo das abelhas

Quer saber o que plantar no jardim para ser amigo da natureza? Espécies nativas de flores, um muro de pedra, uma fonte de água–estas são apenas algumas características que podem tornar o seu jardim mais amigo das abelhas. O nosso guia explica como pode dar uma mãozinha a estes maravilhosos insetos.
Mais sobre jardins amigos das abelhas
Alguém procede à identificação de ervas daninhas e à sua remoção do relvado ao usar luvas amarelas

Remoção e identificação de ervas daninhas

Ervas daninhas no jardim são inevitáveis, mas podem ser controladas de forma eficaz com a abordagem certa. Mostraremos como reconhecer diferentes espécies e removê-las de maneira direcionada para que o seu jardim permaneça livre de plantas indesejadas a longo prazo.
Como remover ervas daninhas
Um jardim com crescimento desenfreado à sombra caracterizado por erva comprida, folhas caídas, arbustos e árvores densos

Recuperação de um jardim com crescimento desenfreado

Um jardim que tenha ficado por sua conta pode crescer rapidamente de forma desenfreada. A primeira etapa é tirar uma fotografia do local tal como está. O que tem de ser descartado e o que pode ser mantido e restaurado? Em particular, as árvores e sebes são difíceis de voltar a colocar mais tarde.
Restaurar um espaço com crescimento desenfreado

Planeamento do jardim: que tipo de local e de plantação pretende?

Existem muitos tipos de jardim e deve fazer a sua escolha com cuidado, tendo em conta as suas próprias preferências e como irá usá-lo no futuro. Quanto tempo pode ou irá investir nele? Planear um jardim exterior que inclua legumes, canteiros decorativos e árvores de fruto exige uma manutenção a longo prazo, maior do que para um relvado grande com alguns canteiros pequenos.

Se está a começar a criar o seu jardim a partir do zero, é provável que os custos sejam um fator limitador. E não se esqueça de que um jardim é um projeto a longo prazo, que necessita de manutenção todos os anos. Pode descobrir que a melhor opção é plantar uma pequena área do jardim para começar, enquanto planeia expandir os canteiros mais tarde, adicionar um vaso ou uma pequena horta – afinal, tal como a própria natureza, os jardins estão sempre a mudar.

Quer faça todo o jardim ao mesmo tempo, quer deixe o design evoluir ao longo do tempo, pense para que irão servir as diferentes áreas. O que já existe na parcela de terra? Como pode tirar o melhor partido dela? Por exemplo, um jardim rochoso é uma opção de baixa manutenção, onde pode cultivar maravilhosas plantas alpinas, que prosperam mesmo em solos secos e pouco nutridos. Mas, se quiser cultivar ervas aromáticas, o estado do solo é fundamental, por isso pode ser necessário adicionar terra vegetal ou enriquecimento.

A forma mais fácil de começar a planear o seu jardim é desenhando-o. Desenhe as diferentes áreas e faça uma lista das plantas que deseja cultivar no futuro. Também deve pensar nas condições gerais de crescimento no seu espaço: quando e onde fica ao sol ou à sombra? Um esboço é uma excelente forma de pôr no papel as ideias de design para o seu jardim. Quando começa a plantar, todas as informações de que precisa estarão no seu esboço.

Close-up of bumblebees on white flowers

Planeamento do jardim: tornar os planos realidade

Uma vez decidido o design do jardim, pode deixar os desenhos e meter mãos à obra no seu jardim. Veja se tem todas as ferramentas e equipamento necessários. Comece por criar a estrutura do jardim com base no seu planeamento: escavar canteiros e colocar caminhos, plantar árvores e, quem sabe, até mesmo escavar e construir um lago. Se pretende uma horta produtiva, mas não tem muita experiência, pode começar com alguns canteiros de ervas aromáticas e arbustos de fruto. Não se esqueça de incluir um caminho no seu design para tornar o tempo passado no seu jardim ainda mais agradável.

Sugestão profissional da STIHL: Para se poupar a canseiras e deliciar as abelhas da sua área, pode adicionar zonas de prado de flores silvestres de baixa manutenção ao seu jardim. Só precisa de um lugar com terra bastante fina e uma mistura de sementes adequada que pode encontrar em qualquer loja especializada. Não vai ter de esperar muito pela visita das abelhas.

Resumo: planeamento e design do jardim

  • Ao planear um jardim, a primeira coisa a considerar é o tamanho da parcela de terra
  • Que tipo de jardim quer? Essa decisão irá determinar como precisa tratar e preparar o solo, assim como o que plantar
  • Os canteiros de flores decorativos simples são menos trabalhosos, ao passo que as pequenas hortas precisam de solo mais nutritivo
  • Se está a plantar um jardim novo, tem de ser paciente: o processo pode demorar meses, uma vez que o solo novo precisa de ser deixado em paz para assentar
  • Ao planear e desenhar o seu jardim, lembre-se de que tudo tem uma estação própria: haverá coisas diferentes no seu auge e diversos trabalhos de jardinagem que precisa de fazer ao longo do ano
  • Mesmo um jardim com crescimento desenfreado pode ser restaurado – as plantas gostam de ter atenção!

Mais dicas para o seu jardim