Aviso sobre motosserras desconformes

São cada vez mais as máquinas "desconformes" que aparecem em vários estabelecimentos de retalho do mercado europeu. A desconformidade significa que os requisitos legais pertinentes não foram cumpridos, em particular no que diz respeito às normas de segurança e emissões concebidas para proteger os utilizadores de máquinas e o ambiente.

O DPLF (Centro Alemão de Testes e Certificação para Maquinaria Agrícola e Silvícola), um organismo de certificação independente e acreditado, realiza os testes necessários em diferentes tipos de motosserras, que têm de ser superados por estas máquinas antes de poderem ser comercializadas na UE. As máquinas testadas não cumprem os requisitos legais de normas harmonizadas de segurança e ambientais. Isto significa que existe um risco acrescido de ferimentos para os utilizadores e para terceiros e um maior impacto para a saúde e para o ambiente, uma vez que as emissões estão acima do limite legal. Os resultados dos testes de emissões mostram que os níveis estão quatro vezes acima dos limites legalmente aceitáveis. Por conseguinte, as máquinas de design idêntico podem não ser comercializadas no âmbito da jurisdição da UE e as que já se encontrem no mercado representam um risco grave.

Uma comparação direta baseada em três testes selecionados com uma STIHL MS 440 original e uma PowerHaus KW 6500 desconforme torna as consequências desastrosas muito claras: a PowerHaus KW 6500 não só representa um perigo para o cliente, como também induz em erro ao utilizar cores características da STIHL para dar a impressão de um produto original, infringindo assim a marca registada laranja/cinzento-claro.