Ao trabalhar com cortadores de disco, os discos de corte certos fazem a diferença no processamento dos materiais mais duros. Saiba mais aqui.
16.09.2024
Os discos de corte transmitem a força do cortador de disco para o material a processar. Os desafios de trabalhar com cortadores de disco são grandes e as exigências relativamente aos discos de corte são proporcionalmente elevadas. Para que possa contar sempre com cortes precisos e com uma operação segura da máquina no estaleiro, nos trabalhos rodoviários ou em operações de resgate, os nossos discos de corte satisfazem os mais elevados padrões de qualidade. Isto deve-se sobretudo às técnicas inovadoras de fabrico e à excelente combinação dos discos de corte com os cortadores de disco STIHL.
Os discos de corte da STIHL podem ser basicamente divididos em duas categorias: discos de corte de resina sintética e discos de corte de diamante. A seguir, vai descobrir o que os distingue:
Os discos de corte de resina sintética da STIHL são compostos por tecido de fibra de vidro, resina aglomerante e corindo abrasivo. Estes materiais são misturados, moldados e calcinados em discos de corte prontos. Desta forma, consegue-se uma ligação ideal dos componentes. O tratamento especial dos discos e das telas de fibra de vidro de três camadas asseguram uma estabilida de perfeita na utilização posterior – mesmo nas velocidades mais altas. Os discos de corte de resina sintética são significativamente mais baratos em comparação com os discos de corte de diamante e demonstram ser vantajosos sobretudo no processamento de metais e tubos de fundição.
Os discos de corte de diamante são os mais versáteis entre os discos de corte e universalmente adequados para o processamento de uma vasta gama de materiais. Em particular, ao utilizar pedra natural, betão e asfalto, fazem a diferença em comparação com outros discos de corte.
A base do disco diamantado é composta por aço especial, sendo ainda endurecida, temperada e sujeita a pré-carga. Este tratamento especial da base do disco garante que o disco de corte permanece estável e fiável, mesmo com cargas elevadas, e a uma velocidade máxima de 360 km/h.
Os diamantes não só são colocados nas posições corretas no segmento de corte do disco de corte, através de um processo de sinterização de alta pressão, como também são ligados de forma ideal no segmento. A sinterização desta peça em bruto a altas temperaturas cria uma ligação extremamente resistente e sem lacunas, permitindo um excelente desempenho de corte. A seguir, o segmento de corte pronto é soldado à base do disco. Ao contrário da sinterização direta dos discos de corte, este procedimento permite uma ligação extremamente resistente, em que a potência do cortador de disco é aplicada da melhor forma para cortar os materiais mais duros.
Os discos de corte da STIHL são ideais para os nossos cortadores de disco – juntos garantem um trabalho eficiente, confortável e seguro. Através do desenvolvimento conjunto dos componentes, conseguimos longas vidas úteis executando cortes, ao mesmo tempo, rápidos e precisos. O processo especial de fabrico e processamento dos nossos discos de corte provoca menos vibração durante o corte e permite uma aplicação ótima da potência do disco de corte no material a processar. Na nossa vasta gama encontrará o disco de corte certo para a sua aplicação especial e condições de trabalho, com vista a tirar pleno partido da potência total do seu cortador de disco.
Existem dois tipos de discos de corte: discos de corte de resina sintética e discos de corte de diamante.
Os vários tipos de discos de corte são adequados para diferentes aplicações: os discos de corte de resina sintética demonstram as suas virtudes, sobretudo, ao processar metal. Os discos de corte de diamante são versáteis e produzem um excelente resultado ao cortar materiais minerais, por exemplo, no estaleiro.
Os discos de corte STIHL cumprem os mais elevados padrões de qualidade e foram otimizados para a utilização com os cortadores de disco STIHL.