Faça as limpezas de primavera do seu espaço exterior: como limpar um deck de madeira

Depois de o seu terraço ter sofrido com os rigores do inverno, precisa de saber como limpar o deck de madeira para que tenha um aspeto fantástico e dure mais tempo. Saber como limpar decks de madeira permite-lhe manter o seu deck bonito e faz com que dure mais tempo.

Electric, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow

Como limpar o deck: a maneira certa

O inverno pode deixar o seu deck sujo e com a cor desmaiada. Sobretudo nas áreas à sombra, forma-se um desagradável verdete na superfície, o que o torna escorregadio e perigoso. Vai ficar satisfeito por saber que eliminar estas algas e tratar do seu deck é rápido e fácil, usando produtos de limpeza domésticos. E com o acessório certo, uma máquina de limpeza de alta pressão também pode ser uma ótima forma de limpar o seu deck com suavidade e eficácia. Eis tudo o que precisa de saber.

O equipamento certo para limpar o chão do deck

Deve varrer o seu deck em madeira com regularidade, pois isso evita a acumulação de sujidade. Com uma vassoura de cerdas duras e uma escova de esfregar, está equipado para fazer uma boa limpeza de deck de madeira de primavera e, se tiver uma máquina de limpeza de alta pressão, quando usada com um acessório de escova de lavagem, ela também constitui uma excelente ferramenta para limpar um deck de madeira.

Electric, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow

Escolha o método de limpeza certo para cuidar do seu deck

Regra geral, nunca deve utilizar o jato direto de uma máquina de limpeza de alta pressão para limpar decks de madeira. Isso não é bom porque a pressão da máquina pode arrastar a cola da madeira, além de causar lascas e tornar a madeira quebradiça. Recomendamos que descubra primeiro de que tipo de madeira é feito o seu deck e decida quais são os métodos de tratamento de decks mais adequados, tomando por base a classe de durabilidade do material:

  • As madeiras duras das classes 1 e 2 incluem madeiras tropicais, como o bangkirai e a teca, mas também a robinia e o carvalho. Estas madeiras são muito duradouras, robustas e resistentes ao desgaste. Podem ser limpas com uma máquina de limpeza de alta pressão com acessório de escova de lavagem.
  • As classes 3 e 4 incluem madeiras mais macias, como a faia, o falso-abeto (também conhecido por espruce-europeu) e o pinho. Estas madeiras são um pouco menos duráveis, razão pela qual deverão ser limpas, de preferência, à mão com uma vassoura de cerdas duras e uma escova de esfregar. Encontrará abaixo conselhos sobre os líquidos de limpeza a usar para os cuidados do deck. 

Como limpar o deck de madeira com uma máquina de limpeza de alta pressão

Se o seu deck for adequado para a limpeza com uma máquina de limpeza de alta pressão e uma escova de lavagem, pode começar logo a trabalhar. Basta fixar o acessório e definir a pressão da água para um nível baixo – tenha cuidado, pois utilizar uma pressão de água demasiado elevada pode danificar a superfície da madeira, e a madeira do deck aspergida dessa maneira pode tornar-se quebradiça ou mesmo partir-se.

Limpe toda a superfície por igual. Isto destina-se a manter a cor uniforme na superfície que limpou.

Para superfícies duras de madeira não-tratada, recomendamos a utilização do nosso produto de limpeza para pedra e fachadas STIHL CS 100, que remove de forma fiável os depósitos de verdete entranhados.

Líquidos de limpeza domésticos para os cuidados com deck de madeira

Se não tiver uma máquina de limpeza de alta pressão em casa, ou se o seu deck não for adequado para esse tipo de limpeza, pode utilizar líquidos de limpeza domésticos simples. Um método ecológico e barato consiste em utilizar cristais de sódio (carbonato de sódio) ou sabão mole tradicional.

Uma equipa forte para os cuidados do deck: cristais de sódio e amido

Se quiser usar cristais de sódio para limpar o seu deck, recomendamos que faça um esforço extra para os transformar numa pasta de limpeza poderosa: primeiro, misture 2–3 colheres de sopa de amido em 500 ml de água morna e continue a agitar até todos os grumos terem desaparecido. Verta esta mistura de amido num recipiente grande com 5 l de água morna e, em seguida, adicione 100 g de cristais de sódio (carbonato de sódio) e ferva até que o líquido comece a engrossar. Agora pode utilizar esta pasta para uma limpeza fácil e delicada como parte da sua rotina de cuidados do deck. Basta aplicar nas tábuas de madeira e espalhar uniformemente com um pincel e, de seguida, deixar a pasta atuar durante algumas horas. Por fim, enxague a pasta de limpeza caseira do deck com água.

Limpar o deck com sabão mole tradicional

O sabão mole tradicional também é uma ótima opção para cuidar do deck – este produto tradicional é muito mais suave do que o sabão "duro", que é mais utilizado. Pode ser comprado a fornecedores hortícolas, uma vez que tem muitas aplicações no exterior. Tenha sempre o cuidado de não deixar que entrem demasiadas águas residuais no seu jardim.
 
Aplique o sabão não-diluído ou de acordo com as instruções e trabalhe com uma escova. Com um pouco de paciência, pode ter a certeza de que todos os milímetros do seu deck ficam limpos. Por fim, enxague tudo – use uma mangueira de jardim ou um regador.
 

Nunca utilize vinagre no deck

Os agentes de limpeza ácidos (incluindo o vinagre) não irão fazer bem às tábuas de madeira do seu deck. Recomendamos que se abstenha deles para a manutenção do deck, para que possa desfrutar do seu terraço durante muito tempo.
Electric, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow

Outras dicas para cuidar do seu deck

Já despachou muito trabalho de limpeza, mas ainda não acabou. Para ser realmente meticuloso, olhe por baixo da superfície!

Limpe a parte de baixo do seu deck

Longe da vista, longe do coração, e isto também se aplica ao deck. Tudo o que cai entre ou para baixo das tábuas fica esquecido... até começar a vir o cheiro. Para impedir que isso aconteça, terá de se aventurar por baixo do deck.
 

Integre disto nos seus cuidados regulares do deck para limpar também entre a substrutura e as tábuas, removendo a folhagem e outros resíduos com um aspirador/picador ou um soprador, por exemplo . Isto ajuda a evitar que o deck apodreça por baixo, além de afastar os fungos e outras pragas.

Cuidados do deck: óleo para deck de madeira

Como passo final, depois de o seu deck estar limpo e seco, recomendamos que o oleie, para garantir que a madeira fica devidamente protegida.
 
Deixe o deck secar durante 24 horas depois da limpeza antes de o olear: se a madeira ainda estiver húmida, a aplicação de óleo pode, inadvertidamente, reter humidade no interior, o que poderá fazer com que a madeira apodreça ao longo do tempo. Uma demão anual de óleo ou verniz não é apenas um ótimo passo para os cuidados a longo prazo, mas também garante que o seu deck fica ótimo e pronto para a nova época de jardinagem.

Resumo: como limpar o deck de madeira

  • Limpe o seu deck no início do ano para restaurá-lo depois dos rigores do inverno
  • Desatravancar e varrer são os primeiros passos para os cuidados do deck
  • Se o deck for fabricado a partir de uma madeira adequada, uma máquina de limpeza de alta pressão com acessório de escova de lavagem torna o trabalho simples e fácil
  • Em alternativa, também pode usar líquidos de limpeza domésticos, como cristais de sódio ou sabão mole tradicional
  • O vinagre nunca deve ser usado, pois pode danificar a madeira
  • Depois da limpeza, recomendamos que unte o deck com óleo para um cuidado de longa duração

Mais para jardineiros amadores