Um canteiro enriquece o seu espaço verde e oferece uma vasta gama de opções de design, quer opte por um canteiro de legumes ou de perenes.
Deve ajustar a plantação dos seus canteiros com a estação do ano. Basicamente, o solo não deve estar muito alagado nem muito quente. O outono ou a primavera são ideais, embora a primavera seja a estação do ano geralmente recomendada para a plantação do seu canteiro.
O fertilizante usado em canteiros depende das plantas que crescem nele e da natureza do solo. Na preparação, o composto ou fertilizante natural pode ser incorporado. A colocação de aparas também pode melhorar o fornecimento de nutrientes. Deve ser feita uma análise ao solo de modo a verificar com clareza quais as necessidades do solo do seu canteiro.
Existem várias opções para canteiros. Um contorno simples feito de pedras evita que a relva cresça para lá do perímetro desejado. Rebordos feitos de madeira ou metal também são opções viáveis. Em última análise, a orla do canteiro é uma decisão estética que deve combinar com o jardim.
Basicamente, um canteiro não deve ser desenterrado com muita frequência, pois essa ação mistura as camadas do solo e os microorganismos que nele vivem, fazendo com que este ecosistema se tenha que reorganizar. Por outro lado, varrer levemente o canteiro pode melhorar o armazenamento de água no solo.
A questão de que tipo de plantas é que podem ser plantadas num canteiro depende inteiramente da tipologia do canteiro. Qualquer pessoa que opte por um canteiro deverá optar por plantas com requisitos de plantação semelhantes. No caso de ser uma horta a plantação com um bom espaçamento entre os vegetais é essencial.
Um canteiro cria espaço para uma grande variedade de opções de design no seu espaço verde. Quer pretenda um mar colorido de perenes de flor ou esteja a planear dar um passo em direção à autossuficiência com um canteiro de legumes, não há limites para a sua criatividade quando se trata de criar e plantar o seu canteiro.
Reunimos algumas dicas úteis sobre como criar e conceber um canteiro e sobre o que precisa de saber para que possa desfrutar dele durante todo o ano.
Existem vários tipos de canteiros para espaços verdes. Os canteiros de perenes e os canteiros de legumes são dois dos canteiros de espaço verde mais populares que encontrará. Os canteiros de perenes destinam-se a plantas ornamentais de espaço verde, ao passo que um canteiro de legumes promete uma deliciosa produção de batatas, pepinos e muito mais. Para uma impressionante escolha do design, um canteiro tipo ilha no meio de um relvado é uma ótima opção.
Existem vários tipos de canteiros para espaços verdes. Os canteiros de perenes e os canteiros de legumes são dois dos canteiros de espaço verde mais populares que encontrará. Os canteiros de perenes destinam-se a plantas ornamentais de espaço verde, ao passo que um canteiro de legumes promete uma deliciosa produção de batatas, pepinos e muito mais. Para uma impressionante escolha do design, um canteiro tipo ilha no meio de um relvado é uma ótima opção.
A localização do canteiro determinará que espécies irão ter sucesso mais tarde. Os canteiros à sombra não são adequados para plantas que gostam de sol. Sobretudo os canteiros de legumes, devem ficar ao sol. Pelo contrário, os canteiros de perenes podem acomodar uma maior seleção de plantas que também se deem bem em locais com mais sombra. Além disso, o canteiro deve ser protegido do vento de alguma forma para que as plantas possam crescer e medrar nele.
É claro que a forma e o tamanho do canteiro também dependem da quantidade de espaço disponível. Os espaços à beira de um imóvel são frequentemente ideais, mas os canteiros tipo ilha, rodeados por relvado em todos os lados, também são uma opção. Se decidir criar um canteiro à volta de uma árvore, lembre-se de que a árvore criará sombra.
Uma alternativa que permite poupar espaço aos canteiros de legumes convencionais é um canteiro elevado. Com um pouco de trabalho manual, este tipo de canteiro alto podem ser utilizados para criar uma pequena horta.
A função geral de uma borda é separar o canteiro dos caminhos e do relvado no espaço verde. A borda também evita que a relva cresça para dentro do canteiro e separa visualmente o relvado do canteiro. Existem vários materiais que podem ser utilizados para fazer uma borda. Eis algumas sugestões para os materiais de borda do canteiro:
Uma forma muito tradicional de adicionar uma borda ao seu canteiro é com pedras. O basalto, o grés ou a granito são adequados para isto, por exemplo, e todos ficam bonitos. As pedras são cravadas no chão para formar uma borda para o canteiro. Se quiser ter a certeza de que a relva circundante não cresce para dentro do canteiro, é melhor colocar as pedras em duas filas desfasadas umas das outras.
As tábuas de madeira simples também podem ser usadas como borda para um canteiro, ao passo que as guarnições de cercas feitas de madeiras, como a robinia ou a aveleira, oferecem uma alternativa mais atrativa. Uma das coisas que estas bordas naturais de canteiros têm em comum é o facto de se irem desgastando com o tempo e precisarem de ser substituídos.
Já selecionou a localização, determinou o tamanho e decidiu que tipo de canteiro pretende criar. Muito bem! Agora, é altura de preparar a superfície do canteiro e o solo. Comece por eliminar o coberto vegetal e as ervas daninhas da superfície. Se quiser transformar uma área de relvado num canteiro, pode soltar o tapete de relva e virá-lo ao contrário.
Desagregue o chão com uma forquilha. Se o solo for muito rico em argila e firme, pode ser necessário revolver a área. Trabalhe com um pouco de fertilizante natural e composto à medida que escava, para melhorar o solo. A farinha de osso também é boa para melhorar a qualidade do solo. Por fim, nivele o solo com um ancinho.
Pode encontrar instruções detalhadas sobre a preparação do solo nos nossos guias sobre canteiro de legumes e canteiro de perenes.
A forma de plantar depende do tipo de canteiro. Para legumes, pode escolher entre sementes e plântulas, que pode comprar na loja de bricolage ou num viveiro. As sementes são mais baratas do que as plantas e oferecem uma maior diversidade. Para semear batatas, terá de comprar batatas de semente. Para um canteiro de variedades perenes ornamentais, geralmente as plantas são postas diretamente no canteiro, mas os bolbos de flores também são uma boa opção. Essencialmente, não há limites para a sua criatividade. No entanto, deve prestar atenção à localização do canteiro e à qualidade do solo.
Um canteiro elevado é uma alternativa decorativa a um canteiro tradicional, além de poupar as suas costas. No nosso artigo, vai aprender a plantar um canteiro elevado e o que ter em conta ao plantar canteiros em geral.
Os canteiros são uma ótima novidade para o seu espaço verde, mas também precisam de ser cuidados para que possa desfrutar deles durante muito tempo. Elaborámos algumas dicas básicas para si. Regar os canteiros não é assim tão demorado se seguir algumas regras simples.
Passar regularmente um ancinho no canteiro permite poupar tempo e esforço ao regar. O ancinho solta e altera a estrutura do solo para que haja menos água a evaporar-se. Além disso, a frequência com que precisa de regar o seu canteiro em crescimento depende do que estiver lá. É melhor regar generosamente e poucas vezes do que ao contrário. Poupe água com uma barrica coletora de água da chuva para regar.
Um canteiro de legumes deve ficar em pousio uma estação de três em três anos. Se o canteiro de verduras e legumes for continuamente cultivado, a sua qualidade pode deteriorar-se ao longo do tempo, acabando por poder ficar sem nutrientes. Uma breve pausa evita esta situação e dá à canteiro a oportunidade de se regenerar.