Cuidados do jardim no verão

Tire o melhor partido do seu jardim no pico da estação com a ajuda do nosso guia mês a mês para cuidar do jardim de verão.

RM 2 R

Cuidados do jardim no verão

O verão é a estação em que o jardim é mais agradável, quer seja para relaxar, cultivar e colher produtos da própria terra, quer simplesmente para admirar as suas plantas no seu melhor. As longas horas de luz do sol e as temperaturas mais altas também significam que são necessárias algumas tarefas específicas para manter o seu jardim a medrar ao longo da estação – definimos alguns dos principais trabalhos de jardinagem para cada mês.

Imagem ampliada de uma estaca verde a ser aparada com uma tesoura de poda, num jardim no verāo

Cuidados do jardim no verão: mês de junho

As tulipas e os crocos há muito que se foram e as perenes, como os tremoceiros e os gerânios robustos, começam a florescer após um crescimento sazonal precoce: a chegada inconfundível do verão representa uma nova fase de crescimento e de cuidado do jardim para garantir flores perfeitas e colheitas abundantes mais tarde.

Horta Jardim ornamental

Prenda os tomates de rama/indeterminados: remova todos os rebentos laterais que se formem no ângulo entre o caule e o pecíolo. Isto garante que a energia da planta é direcionada para o desenvolvimento de mais frutos, pelo que deverá continuar a eliminar estes rebentos ao longo de toda a estação. Note que, para (determinados) tomates arbustivos, não precisa de eliminar os rebentos.

 

Desbastar frutos: as macieiras e as pereiras começam frequentemente a produzir mais frutos do que aqueles que podem realmente amadurecer e, no início de junho, muitos deles irão cair da árvore por si. Se ainda houver ramadas individuais com muitos frutos, deverá eliminar os mais pequenos para maximizar a colheita. As tesouras e os tesourões de poda de alta qualidade da STIHL são ideais para o trabalho. Depois do desbaste, os frutos jovens devem ter, pelo menos, um dedo de largura a separá-los. 



Flores murchas:
para manter as suas plantas com floração em vez de produzir sementes, remova as flores velhas assim que murcharem. Pode quebrá-las ou apará-las com uma tesoura de poda.

 

Fertilizar a relva: geralmente, os fertilizantes de relva duram uns bons três meses. Se fertilizou o seu relvado na primavera, dê-lhe agora uma segunda dose de fertilizante de libertação lenta.

Imagem ampliada de uma abelha numa flor de ajuga roxa, num jardim no verāo

Cuidados do jardim no verão: mês de julho

A rega é a principal prioridade de todos os jardineiros em julho, especialmente em solos mais leves. Para uma encantadora visão de flores nas noites quentes de verão, dê uma olhada nos nossos trabalhos de julho.

Horta Jardim ornamental

Proteja as maçãs (do verão seguinte) da ação das lagartas: crie um esconderijo artificial para as lagartas das maçãs e das peras se transformarem em crisálidas, atando uma tira de cartão ondulado grosso, com 10 cm de largura, à volta do tronco da sua macieira. Substitua-o todos os meses. Poderá ver se, na tira de cartão removida, foram feitos casulos; se os houver, deverão ser destruídos. Esta praga procura maçãs ou peras assim que as lagartas eclodirem, vive dentro do fruto durante quatro semanas no início do verão, depois, sai para acasalar e põe ovos. Ao remover os casulos antes da eclosão, pode evitar uma infestação no seu jardim no ano seguinte.

 

Fazer a propagação vegetativa de morangos: os morangos formam inúmeros caules rastejantes ou estolhos – gavinhas que criam raízes prontamente, tornando-os adequados à propagação vegetativa no verão. Selecione um caule rastejante e coloque um pequeno recipiente de composto sob o seu caminho, junto da planta-mãe. Enterre o caule rastejante – poderá ser necessário prendê-lo com um pedaço de arame ou uma pedra. Em breve, o caule rastejante irá formar as suas próprias raízes, e é quando pode ser cortado da planta principal e colocado no solo noutro ponto do seu jardim.

 

Elimine os rebentos indesejados das árvores de fruto: os ramos ladrão e os rebentos de raiz são rebentos verticais vigorosos que retiram a energia útil da sua árvore. Corte-os o mais próximo possível do tronco no início do verão – recomendamos a utilização de tesourões de poda STIHL.

Regar: regue com menos frequência, mas muito generosamente, de modo a que a água possa infiltrar-se profundamente no solo e chegar às raízes das plantas. Se tiver solo argiloso, deve regar uma vez por semana no verão, ao passo que os jardins arenosos precisam de ser regados a cada 2-3 dias. A rega matinal é a melhor opção, seguida da rega noturna – evite fazê-lo durante a parte mais quente do dia. 

 

Cortar a relva: certifique-se sempre de que as lâminas do corta-relva estão afiadas. A altura de corte certa depende da quantidade de luz solar que o seu relvado recebe: em locais soalheiros, a altura ideal é de 4 a 5 cm, mas para relvados à sombra deve situar-se entre os 5 e os 7 cm. Para manter o aspeto saudável do seu relvado durante o verão, deve evitar sempre cortar mais de um terço do comprimento de uma só vez – e durante períodos muito quentes e secos, mantenha-o mais comprido mais um ou dois centímetros. Se utilizar um corta-relva de mulching, deve usá-lo duas vezes por semana no verão, caso contrário muitas aparas de relva serão aplicadas imediatamente no tapete de relva, o que pode fazer com que a relva fique coberta por um manto. 

 

Sachar a terra em canteiros em crescimento: sachar com regularidade permite poupar água. O sacho cria capilares no solo através dos quais a água se evapora. Depois de sachar, os centímetros superiores do solo ficam secos, mas por baixo a humidade mantém-se. 

Imagem ampliada de uma abelha numa flor de cebolinho rosa, num jardim no verāo

Cuidados do jardim no verão: mês de agosto

A rega e a monda são essenciais em qualquer programa de jardinagem de verão. Agosto é tempo de maturação e colheita de muitos frutos e é também quando se pode começar a pensar na próxima estação, retirando aparas e recolhendo sementes do seu jardim.

Horta Jardim ornamental

Plantar pencas: se semear penca e outros legumes de inverno em agosto, poderá colhê-los do seu jardim em apenas alguns meses. Plante seis plântulas por metro quadrado, afastadas 45 cm entre si, e mantenha o solo húmido.

 

Remova as flores jovens: corte todas as flores novas de tomate e pimento de agosto. Isto pode parecer um passo doloroso para um jardineiro, mas tenha em conta que os frutos oriundos de flores que estão a emergir não amadurecem no final da estação, pelo que a planta desperdiça energia que pode, de qualquer modo, ser depositada no fruto existente. 

 

Colher batatas: a colheita de batatas começa em junho, com as primeiras batatas novas, e continua em outubro, com as variedades mais tardias para guardar.

 

Para isso, utilize uma forquilha. Pode perfurar alguns tubérculos, mas as pás de plantio ou as pás normais podem causar danos maiores.

 

Apanhar estacas: a poda de verão produz muito material para estacas. A melhor altura para apanhar estacas é de março a agosto. Recomendamos que enterre as estacas num solo pobre em nutrientes; isto significa que precisam de se esforçar mais para encontrar alimentos, forçando-as a desenvolver mais raízes. 

 

Recolher sementes: às vezes, pode ser difícil separar sementes pequenas dos restos das flores e de outro debulho, embora uma ventoinha possa dar aqui uma ajuda: coloque a matéria vegetal num lençol em frente de uma ventoinha. A corrente de ar irá soprar para longe a matéria vegetal mais leve das sementes mais pesadas.

 

Dividir as perenes do jardim: juntamente com a apanha de estacas, a divisão é o método de propagação vegetativa mais rápido. Faça-o no verão, depois de a planta ter florido. Levante-a da terra, sacuda o solo e use uma pá de plantio para a dividir em diversas partes. Cada parte tem de ter pelo menos um botão rebentado e raízes suficientes. 

Dicas de jardinagem de verão da STIHL

No que toca a cuidar do jardim, estamos sempre a aprender. Começamos com alguns conselhos de jardinagem de verão.

Colheita dos frutos de verão

Os frutos de verão, cultivados por si e amadurecidos ao sol, são uma alegria imensa de que pode desfrutar a partir do seu próprio jardim. O momento exato da colheita depende da variedade, mas a nossa tabela mostra quando pode usufruir de várias delícias de verão:

  Junho  Julho  Agosto
Maçãs    
Peras    

Amoras-silvestres

 
Morangos  
Framboesas  
Nectarinas    
Pêssegos    
Ruibarbo    

Cerejas doces

 

Batatas a serem retiradas da terra com uma pá de plantio, num jardim no verāo

Cuidados do jardim no verão: colher batatas

Se cultivar batatas no seu jardim, pode colhê-las no verão, embora o momento exato da colheita dependa da variedade. A tabela seguinte dá-lhe uma boa visão geral.

Variedade Época de colheita Duração
Christa/Atica Junho/julho como batatas novas

Pele fina, pouca duração

Chilena/Sieglinde Julho/agosto Pele mais forte, duração limitada 
Nicola/Linda Final de agosto

Longa duração

Imagem ampliada de uma plântula a ser plantada na terra, num jardim no verāo

Cuidados dos jardins no verão: plantar brássicas

A penca plantada no verão e outros legumes de inverno podem estar prontos a apreciar antes do Natal. Resumimos os detalhes de crescimento para algumas saborosas culturas de inverno.

Variedade Época de sementeira/plantação Época de colheita
Couve-rábano Março a julho Dependendo do momento da plantação, 6-8 semanas
Brócolos

Final de maio a meados de junho

Final do verão a outubro
Brócolos chineses Junho a agosto Outubro e novembro

Couve-flor de inverno

Julho Maio do ano seguinte
Penca

Maio a julho

Outubro a fevereiro

Imagem ampliada da parte de trás de uma folha com um inseto verde, num jardim no verāo

Cuidados do jardim no verão: controlo de pragas das plantas

Um aspeto menos alegre da jardinagem de verão são as pragas dos jardins. Elaboramos um breve guia sobre alguns problemas comuns e a forma de os resolver:

Praga Medidas
Traça de inverno

Quando as lagartas surgirem no início do ano, pulverize as plantas infestadas com preparados delicados de bacillus thuringiensis.

Pulgões em rosas No caso de infestação ligeira, pulverize as pragas das plantas com água. Caso contrário, uma infusão de alho pode ajudar a combater os pulgões no verão: ferva 10 dentes em 5 l de água durante 20 minutos. Depois de arrefecido, pulverize nos locais em que deseja eliminar as pragas.

Antracnose

Corte imediatamente as folhas afetadas, desinfete as ferramentas, retire as folhas do chão. Utilize fungicidas em caso de forte infestação do jardim. 
Míldio Misture leitelho com água numa proporção de 1:9 e pulverize várias vezes por semana as plantas afetadas. Corte os caules afetados em caso de infestação extrema.

Imagem ampliada de estacas a serem plantadas num vaso, num jardim no verāo

Cuidados do jardim no verão: fazer a propagação vegetativa de plantas

Encher o seu jardim com as suas plantas favoritas que florescem no verão não precisa de ser um processo longo, nem dispendioso. Existem vários métodos de propagação vegetativa para multiplicar as plantas no jardim. Por isso, com apenas um pouco de tempo e cuidado, pode cultivar rebentos novos abundantes.

Estacas Mergulhia Sementes Divisão

As estacas são pontas dos rebentos com 5-10 cm de comprimento cortadas de uma planta-mãe, que criam raízes na terra húmida da sementeira. Estas estacas irão ter todas as características da planta-mãe, por isso sabe exatamente o que esperar. As estacas demoram algumas semanas a criar raiz e podem depois ser plantadas como plântulas. Este método de propagação vegetativa é adequado para plantas de verão com flor, como rosas e hortênsias, bem como para framboesas, lavanda e outras plantas de horta.

Na propagação vegetativa por mergulhia, a plântula cria raiz enquanto ainda está ligada à planta-mãe. Pode fazer isto pressionando um caule da planta contra o solo; depois de se formar a raiz, esta pode ser cortada da planta-mãe. A propagação vegetativa por mergulhia é muito trabalhosa e mais adequada para plantas com gavinhas compridas. O crescimento a partir de sementes demora sempre mais tempo do que plantar plântulas, mas permite desfrutar de uma grande variedade de espécies. Além disso, um saco inteiro de sementes é mais barato do que uma única plântula – e nada bate a diversão e a antecipação do crescimento desde o início. Colher as suas próprias sementes é um método sustentável de assegurar que o seu jardim de verão continua a rebentar exatamente com as plantas de que gosta. O porta-enxerto de muitas perenes aumenta a cada verão e separando-o em várias partes algum tempo depois rejuvenesce a planta, além de dar origem a outros exemplares. Isto permite-lhe poupar dinheiro e garante mais vegetação no jardim. As perenes divididas no fim do verão crescem rapidamente e tornam-se imediatamente plantas completas.

Imagem ampliada de ervas aromáticas colhidas num cesto enquanto alguém apanha as folhas dos caules, num jardim no verāo

Cuidados do jardim no verão: ervas aromáticas

Todos os jardins devem incluir algumas ervas aromáticas para o verão. As dicas e os truques mais importantes para o cuidado e a colheita de ervas aromáticas podem ser encontrados aqui:

Cuidados Colheita

Ervas arbustivas de longa duração como o tomilho, o rosmaninho e a lavanda podem tornar-se lenhosas na sua base ao longo dos anos. A poda regular no início da estação de crescimento ajuda a evitar que as áreas nuas e lenhosas fiquem maiores.

 

O tomilho, a lavanda, o alecrim e a salva podem ser plantados juntos, pois têm as mesmas necessidades de crescimento.

 

Pode plantar salsa e manjericão juntos, mas não perto de cerefólio, endro ou aipo.

 

Coentro, endro e funcho-doce dão-se bem perto de segurelha, capuchinha e camomila.

 

Todas as ervas de jardim devem ser colhidas regularmente, pois ajuda-as a crescer melhor e mais frondosas.  

A colheita no momento certo faz realmente a diferença no sabor das ervas aromáticas: contêm a concentração mais elevada de óleos essenciais pouco antes de florescerem. 

 

Deverá esperar que o orvalho da noite desapareça antes de colher as ervas aromáticas. 

 

Existem vários métodos para preservar ervas aromáticas: pode atar as robustas em molhos e pendurá-las viradas ao contrário para secarem. Os tipos mais macios podem ser conservados em azeite ou transformados em pesto.

Cuidados do jardim no verão:

  • A remoção das flores murchas, o controlo de pragas e a poda sensata mantêm o seu jardim de verão bonito e produtivo
  • Tanto os jardins ornamentais como as hortas precisam de atenção especial ao longo da estação mais quente
  • Regue regularmente e bem para um jardim de verão feliz: evite as horas mais quentes do dia e procure regar com menos frequência, mas de forma muito generosa