Tecnologia do motor STIHL 4-MIX®

A tecnologia STIHL 4-MIX® oferece uma potência excecional num formato leve e incorpora as melhores características dos motores a 4 tempos STIHL.

Pessoa usa uma foice com motor STIHL 4-MIX® FS 131 a gasolina em terreno relvado irregular à frente de uma casa

STIHL 4-MIX®: o motor a 4 tempos melhorou

O motor STIHL 4-MIX® foi desenvolvido de forma a que todas as suas funções ajudem o utilizador da maneira mais eficaz possível. Ao contrário de outros motores a 4 tempos, o STIHL 4-MIX® utiliza a mesma mistura de combustível que um motor a 2 tempos – óleo e gasolina numa proporção de 1:50 ou um produto já misturado, como o STIHL MotoMix. Isto significa que são necessárias menos peças e passos de manutenção, permitindo um formato mais compacto, com menos vibrações e uma excelente relação peso/potência. O motor STIHL 4-MIX® atinge um binário elevado com uma quantidade de combustível comparativamente baixa, tornando-o numa excelente opção de baixas emissões. O seu funcionamento também é surpreendentemente silencioso.

O motor STIHL 4-MIX®: como funciona

O STIHL 4-MIX® é um motor a 4 tempos STIHL que funciona através de quatro ações, comummente designadas por admissão, compressão, combustão e escape.

Arranque simples

Cada motor STIHL 4-MIX® possui um sistema de descompressão automático integrado para simplificar o processo de arranque do motor. Quando liga o motor 4-MIX®, são utilizados pesos centrífugos para abrir muito ligeiramente uma válvula no motor; alguma da pressão de compressão pode escapar-se através desta pequena fresta, o que significa que irá necessitar de menos potência para dar arranque ao motor. Assim que a velocidade de arranque é excedida pelo primeiro ciclo de funcionamento, o sistema de descompressão automático desativa-se na hora para que o motor 4-MIX® funcione de forma eficiente e potente com a compressão total.

Mulher com óculos de segurança e proteção auditiva a usar um STIHL KM 131 R KombiEngine acoplado a um soprador de folhas

O inovador design especial do motor STIHL 4-MIX®

O motor 4-MIX® é incrivelmente leve. Dado que o motor é lubrificado através da mistura de combustível e óleo durante o funcionamento, alguns componentes presentes nos motores convencionais a 4 tempos foram eliminados, como bombas de óleo e os respetivos filtros e reservatórios. Além de tornar o motor mais leve, o design STIHL 4-MIX® significa que verificações, mudanças de óleo e eliminação de óleo usado são coisa do passado.

Motor STIHL 2-MIX ou 4-MIX®?

Ambos os nossos sistemas de motores topo de gama são inovadores, potentes e extremamente eficientes. Resumimos as principais características dos dois sistemas na tabela abaixo.

Motor STIHL 2-MIX Motor STIHL 4-MIX®
Consumo de combustível reduzido A potência disponível é aplicada da forma mais eficaz possível
Custos operacionais mais baixos Pode ser usado em qualquer lugar
Propulsão eficiente Binário muito elevado
Poluição reduzida Formato compacto

Resumo: Motor STIHL 4-MIX®

  • Menos poluentes: como o combustível deixa poucos resíduos quando entra em combustão, o motor cumpre os requisitos da rigorosa norma de emissões Euro V
  • Sem necessidade de manutenção de óleo: a manutenção é simples porque o motor STIHL 4-MIX® usa a mistura comum de combustível e óleo
  • Leve: como o motor é lubrificado pela mistura de combustível, o motor STIHL 4-MIX® não necessita de bombas de óleo nem dos respetivos filtros e reservatórios, que existem nos motores a 4 tempos convencionais
  • Nível de ruído mais baixo: funcionamento silencioso, mesmo quando está a trabalhar arduamente
  • Potência do motor e binário elevado: a compressão elevada oferece um desempenho excecional