STIHL connected

FAQ

O sistema STIHL connected dispõe de proteção antirroubo?

Atualmente, o sistema STIHL connected não pode ser usado como proteção antirroubo.

Qual é a função do STIHL Smart Connector?

O STIHL Smart Connector destina-se a fornecer informações sobre a utilização do seu aparelho. O STIHL Smart Connector deteta automaticamente quando o seu aparelho está a ser usado e verifica as horas de funcionamento. Com a aplicação STIHL connected e o portal STIHL connected pode visualizar as horas de funcionamento dos seus aparelhos.

Para que é necessária a aplicação STIHL connected?

A aplicação STIHL connected é um módulo central do sistema do STIHL connected. É necessária para transmitir os dados recolhidos pelo STIHL Smart Connector por WLAN ou ligação móvel de dados do seu smartphone ou tablet para a STIHL Cloud. Os dados ficam disponíveis no portal STIHL connected para serem avaliados por si. A aplicação STIHL connected ajuda-o a planear melhor e a documentar o seu próprio esforço de trabalho.

Para que é necessário o portal STIHL connected?

O portal STIHL connected é o local de trabalho digital especializado para o uso profissional. Oferece-lhe funções avançadas para uma gestão alargada digital da frota. Se usar exclusivamente a aplicação STIHL connected, terá apenas acesso a um conjunto limitado de funcionalidades e análise.

Posso atribuir a um produto mais do que um STIHL Smart Connector?

Não, a cada produto só pode ser atribuído um STIHL Smart Connector.

Como saber se o STIHL Smart Connector está ao alcance da aplicação STIHL connected?

Clique no símbolo "Nearby" na barra de navegação na parte inferior do ecrã. Serão exibidos todos os produtos que se encontram ao alcance.

Quero equipar a minha máquina com um STIHL Smart Connector. Posso assumir o tempo de operação da minha máquina?

Se desejar equipar a sua máquina com um STIHL Smart Connector novo, as horas de funcionamento já decorridas podem ser estabelecidas como valor de partida para o período de funcionamento.

Onde encontro o Datamatrix-Code (pontos pretos e brancos) do meu STIHL Smart Connector?

O Datamatrix-Code (pontos pretos e brancos) encontra-se por baixo da pilha tipo botão do STIHL Smart Connector. Abra a tampa e retire a pilha tipo botão, para poder aceder ao Datamatrix-Code.

Como adiciono um STIHL Smart Connector a um novo produto criado?

Após a criação de um produto, pode adicionar na vista detalhada do produto um Smart Connector em "Connector". Os vídeos de instalação na App e no portal auxiliam-no e guiam-no ao longo do processo.

Como obtenho a aplicação STIHL connected?

A aplicação STIHL connected está disponível para dispositivos com

  • sistema operativo iOS na App Store e para
  • sistema operativo Android na GooglePlay Store.

Dica: introduza o termo "STIHL connected" para pesquisa .

O Datamatrix-Code (pontos pretos e brancos) no compartimento da pilha do STIHL Smart Connector não é detetado pela aplicação. O que posso fazer?

  • Certifique-se, primeiro, de que a ligação à internet do seu smartphone está ativada.
  • Em seguida, tente mover o Datamatrix-Code (pontos pretos e brancos) para a janela de digitalização da aplicação. Ao tocar na janela de digitalização regula a nitidez da imagem. Altere a distância entre o smartphone e o Datamatrix-Code, caso não seja possível regular a nitidez. Providencie uma iluminação suficiente.
  • Caso o Datamatrix-Code não possa ser registado, selecione o símbolo do teclado na barra de menus e insira o número de série do STIHL Smart Connector.

Que dados de acesso são necessários para o STIHL connected?

Para o acesso ao STIHL connected tem de se registar através da aplicação STIHL connected ou do portal STIHL connected. Para isso, necessita de um endereço de e-mail. Durante o registo pode atribuir uma palavra-passe própria.

É necessário um software ou instalação para o portal STIHL connected?

Não, o portal STIHL connected não necessita de instalação. O portal STIHL connected é uma aplicação do navegador. Pode aceder ao portal assim que estiver ligado à Internet.

Como tenho acesso ao portal STIHL connected?

O portal STIHL connected pode ser acedido em: https://connect.stihl.com. Registe-se para ter acesso ao portal STIHL connected.

Esqueci-me da minha palavra-passe. O que posso fazer?

No ecrã de início de sessão pode pedir que lhe enviem por e-mail uma ligação de ativação através de “Esqueceu-se da palavra-passe?” e pode atribuir uma nova palavra-passe.

Para que deve ser usado o material de fixação fornecido?

A fita adesiva e os parafusos fornecidos, incluindo as anilhas planas, devem ser ajustados ao STIHL Smart Connector. Apenas o hardware de montagem fornecido pode ser usado para “colagem” e “montagem com parafusos”. Outras opções de montagem, como “rebitagem” ou “braçadeiras”, dependem da posição onde o conector é instalado em cada caso e, portanto, devem ser escolhidos e adquiridos de acordo. Se necessário, respeite as indicações presentes no manual de utilização.v

Como adiciono um produto na aplicação STIHL connected ou no portal STIHL connected?

Na aplicação STIHL connected:
Após o arranque da aplicação STIHL connected encontra em "Equipamento" a visão geral dos produtos. O símbolo "+" presente na barra de navegação no lado superior esquerdo do ecrã permite adicionar novos produtos.
Portal STIHL connected:
A adição de novos produtos realiza-se através da barra de navegação na visão geral de produtos.

Onde encontro o número de série ou o código de barras do meu produto?

Encontra o número de série e - no caso de produtos STIHL mais recentes - também o código de barras na placa do tipo do seu produto STIHL.

O STIHL Smart Connector e o sistema STIHL connected também podem ser utilizados com produtos usados?

Sim, mesmo os produtos usados podem ser utilizados. As indicações no manual de instruções podem ser de grande ajuda.  Ao inserir produtos e na instalação do Connector na aplicação STIHL connected é possível determinar as horas de funcionamento já executadas dos produtos usados como valor de partida para o período de funcionamento.

Também posso usar o STIHL Smart Connector num produto de outro fabricante?

A utilização do Connector em produtos de outros fabricantes é possível com limitações (por ex. não existem indicações de manutenção relativas ao período de funcionamento). Todas as indicações gerais de uso para a utilização do Connector em produtos de outros fabricantes podem ser consultadas no manual de instruções.

Como coloco o STIHL Smart Connector corretamente no meu produto STIHL?

Para saber como colocar corretamente o STIHL Smart Connector pode assistir aos nossos vídeos de instalação. Os vídeos de instalação são-lhe indicados ao adicionar o STIHL Smart Connector na aplicação STIHL connected ou no portal STIHL connected.

Que pré-requisitos do sistema são necessários para a utilização do STIHL connected?

Smartphone para a aplicação STIHL connected:

  • Equipamento: câmara, GPS, Bluetooth Low Energy 4.0
  • Sistema operativo: iOS 11.0 (ou superior), Android 5.0 (ou superior)

PC para o portal STIHL connected:

  • Windows ou Mac
  • Ligação à Internet

Que produtos STIHL são "totalmente suportados" atualmente?

Os seguintes produtos STIHL são "totalmente suportados" atualmente:

Motosserras
MSA 120, MSA 140, MSA 160*, MSA 160T*, MSA 200*, MSA 220*, MS 170, MS 180, MS 201, MS 231*, MS 251, MS 261, MS 362, MS 500i, MS 661*
Podadoras de altura
HT 56, HT 103, HT 133*
Cortadores de pedra/ferro
TSA 230, TS 410, TS 420, TS 440, TS 480i*, TS 500i
Foices a motor e motorroçadoras
FSA 45, FSA 56*, FSA 130, FS 38, FS 40, FS 55*, FS 56, FS 89*, FS 91, FS 111, FS 131, FS 240, FS 260*, FS 311, FS 360, FS 410*, FS 460, FS 490*, FS 510*, FS 560
KombiSistema, MultiSistema, aparadores de cantos e perfuradores
KMA 130, KM 56, MM 56, KM 111, KM 131, BT 131, FR 131*, FC 91
Sopradores
BGA 45*, BGA 56*, BGA 85, BGA 100, BG 50, BG 56, BG 66, BG 86, BR 430, BR 500, BR 600, BR 700, BR 800
Atomizadores e pulverizadores
SH 56, SH 86, SR 430, SR 450
Corta-sebes
HSA 45, HSA 56*, HSA 66, HSA 86*, HS 46*, HS 56*, HS 82, HS 87
Aparadores manuais, escarificadores e tratores corta-relva
RMA 2 RT*, RMA 235*, RMA 339*, RMA 443*, RMA 448*, RM 443*, MB 443*, RM 448*, MB 448 CV*, RM 655 YS*, MB 655 YS*, RM 756*, MB 756 YC*, RT 4082*, MR 4082*, RT 6127 ZL*, MT 6127 ZL*

* Exceto para a variante dos EUA (em contradição com o autocolante de aviso)

Qual é a diferença entre produtos "totalmente suportados" e "parcialmente suportados"?

A posição onde o Smart Connector deve ser instalado idealmente foi predefinida para cada produto STIHL totalmente suportado. Além disso, as instruções de manutenção específicas do produto recomendadas já estão armazenadas no sistema.
Produtos parcialmente suportados também podem ser equipados com o Smart Connector. No entanto, não há posições predefinidas para encaixar o Smart Connector em tais produtos e também não há instruções de serviço específicas do produto predefinidas no sistema.

Que produtos podem ser equipados com o STIHL Smart Connector?

Em princípio, o STIHL Smart Connector pode ser instalado em produtos STIHL mas também em produtos de outros fabricantes. A completa funcionalidade do STIHL Smart Connector apenas é assegurada com produtos STIHL totalmente compatíveis. Para produtos STIHL totalmente compatíveis, o local da colocação do Smart Connector está predefinido. Além disso, as indicações de manutenção recomendadas e específicas desses produtos já se encontram integradas no sistema.

O período de funcionamento é calculado quando a aplicação STIHL connected está fechada?

O período de funcionamento é calculado independentemente da aplicação STIHL connected. No entanto, se a aplicação STIHL connected estiver ativa, o período de funcionamento é transferido ao portal STIHL connected várias vezes por minuto. Se a aplicação STIHL connected estiver inativa, o intervalo de transferência diminui claramente.

Qual é o alcance máximo entre um STIHL Smart Connector e o smartphone?

O alcance máximo entre o STIHL Smart Connector e o smartphone é de dez metros. Outros fatores como, por exemplo, obstáculos, podem influenciar o alcance.

O STIHL Smart Connector tem uma ligação permanente ao smartphone?

O STIHL Smart Connector não necessita de ligação ativa permanente ao seu smartphone. O Connector envia em intervalos regulares o tempo de funcionamento atual do seu produto.  Se o smartphone com a aplicação STIHL connected estiver ao alcance, os dados enviados serão recebidos automaticamente.

Que estado operacional indica o LED na caixa do STIHL Smart Connector?

O LED na caixa do STIHL Smart Connector mostra o estado operacional do aparelho conforme a cor. As condições operacionais são indicadas da seguinte forma:
Modo normal = aceso em verde
Trocar a pilha = pisca a vermelho
Erro interno = aceso em vermelho
O LED é ativado assim que a pilha tipo botão é inserida. Após alguns segundos o LED apaga-se para poupar energia.

Como altero o meu endereço?

É possível alterar o endereço da sua conta de utilizador nas suas definições da conta no portal STIHL connected.
Na aplicação STIHL connected não é possível alterar o endereço.

Como posso alterar a imagem do produto?

Ao configurar um novo produto pode adicionar a este produto uma imagem do produto a partir da galeria de fotos do seu smartphone.
De momento, não é possível alterar as fotos dos produtos já adicionados. No entanto, estamos a trabalhar na implementação dessa funcionalidade, futuramente.

Como posso autorizar outros colaboradores?

Na qualidade de gestor da frota pode criar a qualquer momento novos colaboradores através do portal STIHL connected e atribuir direitos nas respetivas definições de utilizador. Isto permite que opere uma frota de aparelhos de forma colaborativa.

Como posso apagar a minha conta STIHL connected?

Através das opções de edição no portal STIHL connected pode apagar a sua conta pessoal nas definições da conta. Tenha em atenção que todos os dados pessoais e os dados do produto serão irrevogavelmente apagados.

Como posso apagar um produto?

Na vista detalhada do produto selecione "Eliminar" no ponto "Editar". O produto é então removido da sua vista geral de produtos.

Como altero o nome dado ao meu produto?

Ao configurar um novo produto, pode atribuir-lhe um nome interno no modo de edição ou adicionar esse nome mais tarde. No caso de produtos já criados, pode aceder à definição na respetiva vista detalhada do produto no ponto "Editar".

O STIHL Smart Connector regista também as horas de funcionamento do meu produto caso o smartphone esteja fora do alcance?

O registo de horas de funcionamento faz-se independentemente da ligação ao smartphone. Uma ligação permanente ao smartphone não é necessária. As horas de funcionamento são guardadas localmente no STIHL Smart Connector.

A garantia dos meus produtos STIHL é influenciada pela utilização do STIHL connected (por ex. manutenções executadas ou falhadas)?

Não, as deliberações relativas a garantia tomadas pela STIHL não são tomadas com base nas informações de manutenção do STIHL connected.

O concessionário especializado recebe uma notificação caso eu crie uma manutenção para as minhas máquinas?

O concessionário especializado não recebe qualquer notificação quando cria uma manutenção no portal STIHL connected. Apenas se, na vista detalhada do seu produto, selecionar uma manutenção criada ou recomendada "Contactar o concessionário especializado", pode informar diretamente o concessionário especializado por e-mail.

Como faço uma manutenção ao meu produto STIHL, quando a aplicação STIHL connected mostra uma solicitação de manutenção?

Os passos necessários para a manutenção do seu produto STIHL estão descritos no respetivo manual de instruções.
Dica: também encontra manuais de instruções em formato digital em www.stihl.pt.

A minha aplicação STIHL connected não mostra aparelhos STIHL Smart Connector nas proximidades ou já não fornece mais dados atualizados, embora as ferramentas estejam configuradas. O que posso fazer?

Verifique o seguinte:

  • Uma anomalia da aplicação STIHL connected está excluída. Se necessário, termine a sessão na aplicação STIHL connected, feche a aplicação, abra novamente a aplicação e inicie sessão.
  • A pilha foi inserida com a polaridade correta.
  • A pilha não está descarregada. Se necessário, coloque uma pilha nova.

Se os dados ainda não tiverem sido atualizados, faça novamente um “pedido de assistência” através da STIHL connected.

Não consigo encontrar o STIHL Smart Connector ao instalar a minha aplicação STIHL connected. O que devo fazer?

Verifique o seguinte:

  • O seu smartphone com a aplicação STIHL connected encontra-se num alcance de dez metros do Connector. Pode demorar até 60 segundos para que a aplicação reconheça o Smartphone Connector.
  • No seu smartphone ativou a localização e o Bluetooth.
  • O smartphone satisfaz os requisitos do sistema.
  • A película de isolamento entre a pilha de botão e os contactos na caixa do Smart Connector foi removida.
  • A pilha foi inserida com a polaridade correta.
  • O LED na caixa do Smart Connector acende durante alguns segundos a verde após a inserção da pilha.

Se todas as condições estiverem satisfeitas e o Smart Connector ainda não se encontrar na aplicação STIHL connected, faça um "pedido de assistência" através da aplicação STIHL connected.

O LED na caixa do STIHL Smart Connector acende a vermelho durante vários segundos. O que posso fazer?

Uma luz vermelha durante vários segundos assinala um erro interno no STIHL Smart Connector.  Contacte o seu concessionário especializado.

O LED na caixa do STIHL Smart Connector pisca a vermelho. O que posso fazer?

Um LED a piscar a vermelho assinala um nível de carga baixo da pilha. Troque a pilha.

O LED na caixa do STIHL Smart Connector não acende quando a pilha é inserida. O que posso fazer?

Certifique-se de que uma pilha tipo botão CR2032 carregada é inserida na polaridade correta. Se nenhum LED acender, insira novamente a pilha. Se o LED ainda não acender, utilize uma pilha nova. Se tiver dúvidas, contacte um concessionário especializado, para obter assistência.

O local de instalação do meu produto não é indicado ou não coincide com o local de instalação real. O que posso fazer?

A análise de localização não oferece uma função de localização, a sua finalidade é analisar a utilização. Para que possa ser indicada corretamente a localização é necessário que o smartphone, com a aplicação STIHL connected, e o produto STIHL,com o Connector em causa, estejam ao alcance um do outro no local de operação. O alcance é de, no máximo, dez metros.

O período de funcionamento do meu produto STIHL não é registado ou varia. O que posso fazer?

Para um registo correto do período de funcionamento é importante respeitar rigorosamente a posição de colocação recomendada para produtos STIHL totalmente suportados.  Se o período de funcionamento variar, certifique-se de que no ambiente envolvente de aprox. 0,5 m não existem campos magnéticos fortes durante o armazenamento, transporte e aplicação.

Com que frequência são sincronizados os dados entre a aplicação STIHL connected e a STIHL Cloud?

Assim que o STIHL Smart Connector detetar o funcionamento de um aparelho, o período de funcionamento é enviado à aplicação STIHL connected várias vezes por minuto. Se existir uma ligação entre a aplicação STIHL connected e o Connector assim como uma ligação à internet do smartphone, os períodos de funcionamento dos produtos são sincronizados com a STIHL Cloud várias vezes por minuto. Se as ligações não estiverem ativadas, os dados são armazenados temporariamente e transferidos assim que for possível.

Posso usar um STIHL Smart Connector mesmo sem um smartphone?

Para poder usufruir de todas as funcionalidades do STIHL connected, necessita de um smartphone e de uma conta na aplicação STIHL connected e no portal STIHL connected.
A utilização de um STIHL Smart Connector também é possível sem um smartphone, embora os dados não possam ser transferidos do Smart Connector para o portal STIHL connected.

De que alimentação de energia necessita o STIHL Smart Connector?

Para operar, o STIHL Smart Connector necessita de uma pilha tipo botão de lítio IEC-CR2032.

Podem ser usados vários aparelhos STIHL Smart Connector ao mesmo tempo?

Sim, é possível usar vários aparelhos STIHL Smart Connector ao mesmo tempo. Se os períodos de funcionamento de vários produtos ou aparelhos Connector tiverem de ser lidos ao mesmo tempo, isto poderá eventualmente demorar mais do que a sincronização individual dos aparelhos Connector com a aplicação STIHL connected.

Posso usar outros sistemas de gestão de frota com o meu STIHL Smart Connector?

Atualmente, apenas é possível a utilização com o sistema STIHL connected.

Existem fatores perturbadores que possam influenciar o meu STIHL Smart Connector?

A ação de fortes campos magnéticos pode fazer com que o seu STIHL Smart Connector calcule um período de funcionamento demasiado elevado.

A aplicação STIHL connected consegue receber dados de vários aparelhos Connector?

A aplicação STIHL connected consegue receber dados de todos os aparelhos Connector que estão associados à conta da aplicação STIHL connected e se encontram ao alcance (~10 metros).

Como obtenho assistência personalizada para a colocação em funcionamento e utilização do STIHL Smart Connector?

Para perguntas e respostas tem à sua disposição o seu concessionário especializado da STIHL. Também poderá obter apoio através da aplicação STIHL connected no menú "My connected" selecione "Apoio" e eleja "envie-nos um email".

O que faz a STIHL com os meus dados do STIHL connected?

A STIHL utiliza os seus dados pessoais, em especial os dados sobre as máquinas, aparelhos e utilização, apenas para o cumprimento do contrato existente e para fins de assistência aos seus produtos.  Além disso, com a ajuda destes dados criamos estatísticas anónimas, que visam o melhoramento dos nossos produtos e serviços, o acompanhamento de produtos e a garantia da segurança dos produtos.

Posso localizar os meus colaboradores através do STIHL connected?

Não, a localização de colaboradores não é possível. Os dados de localização são usados apenas com a operação ativa das máquinas para determinar onde o trabalho está sendo executado.

O concessionário especializado tem acesso aos meus dados?

O concessionário especializado tem acesso aos seus dados principais de cliente, caso tenha adicionado o concessionário especializado à sua conta no portal STIHL connected. De salientar que o concessionário especializado apenas tem acesso aos seus dados da máquina específicos do produto caso, no modo de edição do seu produto, tenha concordado com "...a transmissão dos meus dados ao concessionário especializado selecionado..." .
Se não tiver adicionado nenhum concessionário especializado, não serão transmitidos quaisquer dados do cliente nem da máquina.

É necessário ter uma ligação à internet para utilizar a aplicação STIHL connected?

Não necessita de ter uma ligação à internet para utilizar a aplicação. Mesmo durante a utilização com os seus aparelhos não é necessária uma ligação à internet, pois os dados são armazenados temporariamente localmente no Conector. No entanto, para a transferência de dados entre a aplicação STIHL connected e o portal STIHL connected é necessária uma ligação à Internet (WLAN ou ligação de dados móvel).

Como altero o idioma da aplicação STIHL connected ou no portal STIHL connected?

Na aplicação STIHL connected: a definição do idioma pode ser alterada nas definições da sua conta de utilizador no ponto "Dados da conta".
No portal STIHL connected: a definição do idioma pode ser alterada nas definições da sua conta de utilizador no ponto "Dados da conta".