A escolha do vestuário com a categoria de proteção correta melhora significativamente a segurança ao utilizar uma motosserra. Não arrisque um desastre: a STIHL cuida de si.
19.09.2024
Em geral, todo o vestuário de trabalho com proteção contra cortes segue o mesmo princípio, tendo por base a necessidade de parar a rotação da corrente da motosserra em caso de contacto acidental com o corpo do utilizador. As calças, os casacos e o calçado de proteção para motosserras da STIHL conseguem fazê-lo utilizando fibras especiais de alta tecnologia muito compridas, finas e altamente resistentes. Estas fibras estão dispostas em várias camadas lisas e cobertas pela superfície exterior do vestuário. Se uma corrente da motosserra entrar em contacto com o vestuário, ela rapidamente prende e puxa as fibras para fora e, a seguir, os fios longos e resistentes enrolam-se em volta do pinhão da corrente, parando rapidamente a motosserra.
As botas de proteção da STIHL contêm uma camada interior especial que inibe o movimento de uma motosserra. Esta proteção abrange todo o antepé, incluindo a língua, em todas as categorias de proteção. Esta camada prolonga consideravelmente a longevidade da resistência do material. As nossas botas para trabalhar com motosserra também incluem biqueiras de aço que podem parar eficazmente uma motosserra.
Cada tipo de equipamento de proteção dispõe de um grau de adequação diferente para os diversos tipos de utilizadores. As categorias de proteção para motosserras são uma forma de designar vestuário em função da velocidade máxima da motosserra contra a qual pode oferecer uma proteção eficaz. As quatro categorias de proteção vão de 0 a 3. Abaixo poderá encontrar uma explicação mais detalhada das designações individuais.
A categoria de proteção mais baixa oferece uma proteção eficiente a velocidades de motosserra de até 16 metros por segundo.
A categoria de proteção 1 para motosserras protege o utilizador a velocidades de motosserra de até 20 metros por segundo. De todos os níveis de proteção, a categoria 1 oferece o melhor equilíbrio entre proteção e liberdade de movimentos. Esta categoria é normalmente utilizada nos trabalhos florestais e também é recomendada para utilização doméstica.
As categorias de proteção 2 e 3 para motosserras oferecem proteção a velocidades de motosserra de até 24 e 28 metros por segundo, respetivamente. A partir da categoria de proteção 2 para motosserras, as calças e os casacos começam a ser um pouco menos flexíveis, pois o nível de proteção mais elevado afeta a ergonomia do vestuário. Desse modo, as categorias superiores são mais práticas para utilizadores com formação no setor profissional.
Uma vez que os acidentes costumam acontecer na fase de desaceleração da motosserra, ou seja, a velocidades relativamente baixas, tenha em conta que as categorias de proteção para motosserras só servem de orientação. Fatores como o grau de afiação da corrente da motosserra, a sua tensão e o ângulo de impacto não podem ser tidos em conta nos testes padronizados utilizados para determinar as categorias de proteção. O equipamento de proteção individual não pode fornecer proteção absoluta contra lesões, nem substitui práticas de trabalho seguras. Por isso, é essencial seguir as instruções nos manuais do utilizador do equipamento de proteção individual e da respetiva máquina, bem como quaisquer regulamentos nacionais de prevenção de acidentes em vigor.
Cada categoria de proteção destina-se a um cenário específico. A categoria de proteção 1 para motosserras é normalmente adequada para trabalhar na floresta ou em casa, ao passo que as categorias de proteção mais altas se destinam principalmente à utilização por profissionais qualificados, como os serviços de proteção civil.
A STIHL possui vestuário de proteção anticorte para todas as categorias, pelo que pode ter a certeza de que dispõe de uma proteção eficaz enquanto trabalha com uma motosserra.
As calças de proteção são o elemento mais importante de qualquer equipamento de proteção para motosserras, porque as pernas são os membros que mais estão expostos ao risco quando se trabalha com uma motosserra. As calças anticorte para motosserras STIHL estão disponíveis em várias categorias de proteção e em três variantes diferentes: Design A, Design B e Design C, com as diferentes opções relativas às áreas da peça de vestuário que incluem material resistente.
Os casacos para motosserras estão disponíveis nas diversas categorias de proteção, com proteção anticorte nos ombros, peito, barriga e mangas. Os casacos também possuem zonas em cores de alta visibilidade, uma vez que também constituem um componente em matéria de segurança durante o trabalho: o uso de vestuário com uma proporção mínima de 30% em cor de laranja de alta visibilidade assegura uma melhor visibilidade do utilizador em condições de má visibilidade e ajuda a prevenir acidentes. Pode visualizar uma seleção de casacos de trabalho na nossa loja online.
Todas as nossas botas para motosserras incluem biqueiras de aço e uma camada interior anticorte. A STIHL dispõe de botas para motosserras em couro e borracha, todas elas submetidas a testes de durabilidade profissional no nosso laboratório de testes.
Ao trabalhar com uma motosserra, também deve usar equipamento resistente e adequado nas mãos. Devem usar-se sempre luvas robustas para o trabalho com motosserra e as luvas com uma camada interior resistente ao corte oferecem proteção adicional. As nossas luvas estão disponíveis nas categorias de proteção 0 e 1 e são o toque final perfeito para o seu pacote completo de segurança.
O vestuário de proteção para motosserras STIHL é testado pelos prestigiados institutos europeus de testes SMP ou KWF. É por isso que pode ter a certeza de que quaisquer têxteis de proteção contra cortes da STIHL que adquirir oferecem uma proteção fiável e testada com todo o rigor. Este ícone é usado para identificar vestuário e calçado de proteção anticorte aprovados nos testes de segurança de acordo com as normas EN 381 ou EN ISO 11393. Nestes testes padronizados, a corrente da serra entra em contacto com a camada interior de proteção a uma velocidade de corrente específica, podendo cortar apenas a camada interior; o revestimento das calças de proteção anticorte deve ficar completamente intacto.
Mesmo que indiretamente, o vestuário de proteção para motosserras está constantemente exposto à sujidade e aos esforços próprios do seu uso, pelo que deverá ser sempre lavado depois de cada utilização. A melhor forma de cuidar do seu vestuário para motosserras é a seguinte:
As botas de proteção também requerem cuidados especiais para se manterem em boas condições durante muito tempo:
No caso de botas de proteção em couro, mantenha o seguinte em mente: