EPI para motosserra: o vestuário de proteção que o manterá seguro

Segurança no trabalho com motosserra significa EPI abrangente e eficaz. Enquanto especialista em motosserras, a STIHL tem o equipamento e o vestuário de segurança de que necessita. Descubra tudo o que tem que saber sobre EPI para motosserra.

P-ADVANCE_ERGO_MS-E001

Equipamento de segurança para motosserra

O seu vestuário de proteção deve ser sempre adequado à finalidade a que se destina e não deve prejudicar os seus movimentos, por esta razão deve saber exatamente que equipamento de segurança deve usar, incluindo capacete para operador de motosserra, proteção auditiva e luvas resistentes ao corte. Não use roupas que possam ficar enredadas em madeira ou em vegetação rasteira. Também deve evitar usar lenços, gravatas ou joias.

Prenda os cabelos compridos para não estorvarem, por exemplo, com uma rede. Recomendamos que use roupas justas com insertos anticorte. Estas são as principais sugestões que temos para lhe dar relativamente a equipamento para motosserra, por forma a garantir a segurança da operação.

Clique aqui para mais informações sobre o EPI para operador de motosserra.

EPI essencial para motosserra: um capacete de proteção

Sempre que exista o perigo de queda de ramos e de outros objetos, deve usar um capacete de proteção equipamento de segurança. Um capacete para operador de motosserra é um equipamento indispensável para muitos trabalhos.

HELMETS

EPI para motosserra para proteger os olhos e a cara

Pode confiar nos óculos de proteção STIHL para o proteger contra ferimentos durante o trabalho com a motosserra e irá certamente apreciar o seu ajuste seguro e confortável e o design leve.

Mulher a usar conjunto de capacete STIHL, com proteção facial, proteção auditiva e capacete - kit de EPI para motosserra

Os óculos de segurança também absorvem os prejudiciais raios UV para que possa continuar a ter uma boa visibilidade do ambiente circundante, protegendo os seus olhos, mesmo em longos dias de trabalho. Os óculos de proteção são um elemento importante de um kit de EPI para motosserra e podem ser combinados com uma proteção facial para o proteger ainda mais contra a projeção de fragmentos.

Óculos de segurança STIHL FUNCTION Light em laranja, com protetores auditivos CONCEPT 28 e luvas de proteção

EPI para motosserra para proteção auditiva 

As motosserras são máquinas ruidosas. Usar a proteção auditiva para motosserra certa evita danos e facilita a concentração no trabalho. Num ambiente ruidoso, as proteções auditivas STIHL irão mitigar eficazmente o seu impacto.

Imagem ampliada das luvas de proteção STIHL ADVANCE Ergo MS a serem calçadas. Luvas resistentes ao corte para motosserra

EPI para motosserra para uma boa aderência

Enquanto utilizador de motosserras, precisa de uma proteção robusta das mãos, de preferência de couro, para garantir que consegue manter uma boa aderência, mesmo com frio ou humidade. Recomendamos que use luvas resistentes ao corte para motosserra, por forma a manter as mãos em segurança.
Plataforma de tábuas de madeira é cortada por alguém com uma motosserra STIHL MS 261 e a usar calças de proteção STIHL ADVANCE X LIGHT

EPI para motosserra para evitar ferimentos nas pernas

As calças com proteção anticorte são uma parte importante do seu vestuário de segurança para motosserra, mesmo que utilize a sua motosserra apenas ocasionalmente. E antes de considerar as qualidades de proteção do seu EPI, também é importante usar apenas roupas justas ao trabalhar com uma motosserra, para a máxima facilidade de movimento e evitar que algo fique preso na roupa demasiado folgada.

Imagem ampliada de botas de segurança a serem usadas, rodeadas de serradura e de alguns troncos pequenos

EPI para motosserra da cabeça aos pés

O calçado certo também contribui para a segurança enquanto trabalha. Precisa de botas de segurança com sola antiderrapante, proteção anticorte e biqueiras de aço para proteger contra ferimentos. As botas são outro elemento fundamental do equipamento de segurança para motosserra.

Vídeo: EPI para motosserra

O EPI e uma atitude responsável no trabalho podem mantê-lo em segurança

Nenhum vestuário de proteção para motosserra pode oferecer-lhe uma proteção absoluta enquanto estiver a utilizar a sua motosserra; nem o EPI substitui as práticas de trabalho seguras. É extremamente importante ter em atenção as informações de segurança indicadas nas instruções de operação da sua motosserra.

Manter os insertos anticorte eficazes

Pequenos rasgões no tecido exterior da sua roupa de proteção podem ser reparados simplesmente com uma agulha e linha; no entanto, esteja atento a danos mais extensos. Se os insertos anticorte forem afetados, o seu EPI deixa de ser seguro de usar.

Lista de verificação: como limpar e cuidar do EPI para motosserra com insertos anticorte

Para que o seu EPI para motosserra dure, precisa de uma limpeza regular e adequada. Felizmente, vestuário de proteção para motosserra  pode ser lavado simplesmente na máquina de lavar roupa, embora deva ter em conta as seguintes instruções de cuidados:

  • Utilize o ciclo suave ou delicado a uma temperatura não superior a 60 °C e uma velocidade de rotação de 400 rpm ou inferior.
  • Não utilize lixívia nem produtos de limpeza químicos fortes.
  • Não lave o vestuário de proteção anticorte para motosserra do avesso.
  • Feche os fechos velcro e de correr antes de colocar o EPI na máquina de lavar roupa.
  • Lave com cores semelhantes.
  • Utilize um detergente próprio para roupa de cor ou suave, mas não utilize amaciador de tecidos.
  • Seque ao ar depois da lavagem.
  • Passe a ferro a baixa temperatura para reativar a resistência à sujidade e à água na camada exterior.
  • Guarde as roupas limpas num local seco e escuro – não guarde as roupas de EPI se estiverem sujas
P-PSA-I001

Quando deve substituir o seu EPI STIHL para motosserra

Tem de substituir qualquer EPI assim que deixe de cumprir a sua função de proteção na íntegra. Verifique regularmente o seu equipamento de proteção quanto a danos e defeitos.

Tem de substituir o seu EPI se encontrar:

  • Danos óbvios, como buracos, áreas porosas ou peças de vestuário contaminadas.
  • Fadiga do material porque uma peça de vestuário excedeu o período de uso recomendado.

Também deve respeitar o período de utilização recomendado para o seu EPI à medida que o vestuário de proteção envelhece. As pessoas que trabalham muito na floresta podem desgastar a roupa mais rapidamente devido à necessidade de a lavar com mais frequência.

Recomendamos os seguintes períodos de utilização para o vestuário de proteção:

  • Um a um ano e meio para as pessoas que trabalham na silvicultura profissional.
  • Até cinco anos para utilizadores ocasionais.

Resumo: EPI para motosserra 

  • Os capacetes protegem contra a queda de ramos e de outros objetos
  • Use uma proteção facial ou óculos de segurança para evitar a projeção de lascas e outros perigos
  • Inclua proteção auditiva no seu EPI para reduzir a exposição ao ruído
  • As luvas protegem contra ferimentos e garantem uma boa aderência
  • Deve usar sempre calças com proteção anticorte ao utilizar uma motosserra
  • Use botas de segurança para manter uma postura firme e para o proteger contra ferimentos
  • Para garantir a utilização segura da motosserra, a operação responsável é tão importante como o EPI. É essencial que leia as informações de segurança nas instruções de operação da sua motosserra