Mantenha a fachada em boas condições com uma limpeza regular. Mostramos-lhe como o fazer de forma rápida e eficaz.
23.09.2021
Nada está tão exposto a influências externas como o exterior da sua casa. Chuva, pó e sujidade acumulam-se na superfície e os raios UV, o calor e a geada também têm o seu impacto. Ao longo do tempo, há vestígios que se vão tornando visíveis e que, não só afetam a estética, como também as condições da sua casa. A limpeza e os cuidados intensivos contrariam esta situação e podem ser realizados sem esforço, utilizando detergentes domésticos simples e uma máquina de limpeza de alta pressão.
Antes de retirar a lavadora de alta pressão da garagem e iniciar a lavagem de fachadas, deve inspecionar atentamente a área a ser limpa. Primeiro, o tipo de superfície é importante, uma vez que cada material requer uma abordagem de limpeza diferente. O estado da parede exterior também deve ser considerado, sendo que as fachadas antigas e danificadas só devem ser limpas depois de falar com especialistas.
O tijolo recozido (ou duro) é cozido a temperaturas particularmente altas, o que faz com que os poros do material se fechem, absorvendo muito pouca humidade ou sujidade. Os exteriores de tijolo recozido são extremamente resistentes e duráveis. Por isso, com cuidados e limpeza regulares, pode manter facilmente este material natural bonito durante muitos anos. Felizmente, o tijolo recozido é fácil de tratar, o que simplifica a remoção rápida da sujidade.
O tijolo refratário pode ser limpo de forma rápida e eficaz com uma lavadora de alta pressão.
No entanto, certifique-se de que a fachada é de tijolo refratário e não de outro tipo de tijolo: enquanto o primeiro consegue suportar uma pressão de água até 200 bar, os tijolos mais macios podem partir-se a alta pressão. Também deve ter-se especial cuidado se existirem tijolos soltos ou juntas danificadas.
Não use a escova em movimentos circulares ao limpar uma fachada de tijolo recozido, pois pode danificar a camada de proteção do tijolo.
Os exteriores porosos e ásperos, em particular, são suscetíveis ao pó e à fuligem. A chuva faz com que a sujidade penetre nas reentrâncias, o que dificulta a limpeza. A lavagem de alta pressão é uma excelente opção de limpeza aqui.
As fachadas estáveis de cal e reboco de cimento aceitam bem a limpeza com água pressurizada, embora seja importante não trabalhar num único local durante demasiado tempo, uma vez que o impacto da água poderia causar a remoção de tinta e material. Uma boquilha de jato em leque ajuda a proteger o material.
Contudo, a resina compósita é sensível à lavagem de alta pressão. Por este motivo, deve começar por testá-la, a baixa pressão e a uma distância suficiente, numa área discreta, para verificar se a lavagem a alta pressão irá danificar a fachada. Uma limpeza suave é especialmente recomendada se existir um sistema de compósito de isolamento térmico (ETICS/"capoto") sob o reboco exterior: limpe os exteriores de reboco de resina compósita e isolados com uma escova macia e um detergente suave.
Com o tempo, o reboco e a pintura podem começar a desfazer-se, a esfarelar-se ou a descascar-se. Para evitar danos durante a limpeza, verificar a estabilidade da fachada e as fissuras passando com um pano. Bater na parede pode ajudar a detetar pontos ocos. Se descobrir áreas danificadas numa fachada rebocada, não comece logo a limpá-la, pois chegou a altura de um revestimento novo ou de fazer uma renovação.
O revestimento de madeira precisa de ser limpo de vez em quando. A madeira tratada está protegida da intempérie e da humidade e deve ser limpa regularmente. As fachadas de madeira natural também são propensas a escurecimento. Se esta característica não for para si, o "véu" acinzentado pode ser removido com uma limpeza a fundo.
Pode obter bons resultados com uma lavadora de alta pressão, dependendo do tipo de madeira. Antes de limpar uma fachada de madeira, veja se o revestimento está completamente selado e se o isolamento por trás dela permanecerá intacto sob ação da água e da pressão. Como precaução, limpe à mão as fachadas abertas de madeira.
Não utilize a boquilha rotor, já que o jato de água duro pode danificar a superfície da madeira. Mantenha a boquilha da máquina a uma boa distância (cerca de 25 cm) e comece com uma baixa pressão de trabalho, que depois pode ir aumentando, se necessário:
Trabalhe até toda a fachada apresentar uma cor uniforme e deixe a madeira secar. O resultado será a sua fachada de madeira a brilhar na cor original. Durante a limpeza, a camada superior de madeira é removida, deixando uma superfície áspera e delicada. Neste estado ela é particularmente suscetível à humidade e à sujidade e, por isso, deve ser selada corretamente.
Se necessário, pode aumentar o poder de limpeza da água adicionando um detergente. Verifique primeiro se o exterior da sua casa é sensível a ácidos. Por exemplo, apenas detergentes neutros ou alcalinos devem ser utilizados em fachadas de pedra natural e rebocadas. Para proteger o ambiente, utilize detergentes biodegradáveis feitos a partir de ingredientes à base de plantas. Com o detergente para pedra e fachadas STIHL CS 100, estará no bom caminho. Este produto de limpeza é biodegradável e elimina de forma fiável o verdete entranhado, a acumulação de fuligem, a sujidade e o pó.
1.º passo: pré-tratamento
Utilize a lavadora de alta pressão para humedecer a fachada e retirar a sujidade maior da parede. Para fachadas que não sejam delicadas, utilize o dispositivo de limpeza de superfícies STIHL RA 110. O acessório limpa superfícies horizontais e verticais rapidamente e sem salpicos. Além disso, a pressão da água no dispositivo de limpeza de superfícies pode ser definida diretamente e ajustada à sensibilidade da superfície a limpar.
2.º passo: impregnar
Aplique o detergente numa área grande com a máquina de limpeza de alta pressão e deixe atuar durante alguns minutos, mas sem permitir que a superfície seque completamente.
3.º passo: esfregar
Se necessário, esfregue a parede com um acessório de escova de lavagem.
4.º passo: enxaguar
Enxague a sujidade e a espuma da fachada com o dispositivo de limpeza de superfícies. Trabalhe de cima para baixo – isto evita que a sujidade penetre em superfícies que já foram limpas.
Água quente, uma escova de esfregar e sabão suave ou detergente líquido são tudo o que precisa para lidar com pequenas superfícies e sujidade ligeira. O detergente para pedra e fachadas STIHL também pode ser distribuído manualmente com um pulverizador.
1.º passo: humedecer a superfície
Pulverize a fachada com uma mangueira de jardim para a humedecer.
2.º passo: aplicar o detergente
Distribua o detergente uniformemente pela parede da casa. Isto será mais fácil se utilizar um pulverizador.
3.º passo: limpar a fachada da sua casa
Escove e esfregue a superfície de cima para baixo e depois enxague a sujidade com água limpa.
As plantas trepadeiras, as algas e os excrementos de pássaros são incómodos e podem danificar permanentemente o exterior da sua casa. Para limpar paredes exteriores e tirar de vez a sujidade orgânica, precisará da tecnologia apropriada e de detergentes adequados.
Apesar de a hera ser encantadoramente perene e prevenir o sobreaquecimento das paredes da casa no verão, além de oferecer uma fonte de alimentação para muitos pássaros e insetos, esta trepadeira de rápido crescimento também possui raízes de ancoragem fortes, que podem danificar o exterior da sua casa.
Para eliminar a hera de uma parede:
Impregne bem os ramos com água. Puxar ou raspe as raízes, uma de cada vez, trabalhando de cima para baixo. Corte os ramos firmemente presos à parede. Trabalhe lentamente para evitar danificar a superfície da fachada. Depois de remover os ramos e as raízes de ancoragem, escave também a raiz principal da planta. Tenha em atenção que a hera é uma verdadeira sobrevivente e nunca deve ser atirada para o monte de composto. Em vez disso, deixe a planta secar ao sol durante alguns dias; quando estiver definitivamente morta, pode adicioná-la aos resíduos do jardim.
As algas adoram atacar as fachadas das casas. Muitos materiais de exterior, mas especialmente o ETICS/"capoto", são suscetíveis ao revestimento com algas porque as paredes exteriores recolhem grandes volumes de condensação. Esta humidade é um dos recursos mais importantes para as algas e fomenta o seu crescimento.
Uma acumulação de algas na sua casa não prejudica a sua saúde, nem o edifício, embora seja frequentemente acompanhada por fungos e bolores, que são nocivos e devem ser eliminados.
As algas podem ser removidas de forma fiável com o nosso detergente para pedra e fachadas, bem como com produtos de limpeza domésticos amigos do ambiente, como o carbonato de sódio (também chamado soda em cristais ou cristais de soda). Use sempre óculos de proteção quando utilizar cristais de soda, pois são irritantes.
Os excrementos de pássaros são uma substância agressiva que também pode espalhar bactérias. Felizmente, podem ser retirados da parede da sua casa com muita facilidade. Normalmente basta impregnar os locais com água quente e detergente da louça e, em seguida, enxaguar. Também pode ser utilizada uma lavadora de alta pressão.