Como limpar o mobiliário de madeira para jardins?

Existem alguns princípios a recordar quando se limpa mobiliário de madeira para jardins. O nosso guia explica os cuidados certos.

I-GARTENMOEBEL_REINIGEN-AW-010

Mobiliário de madeira para jardins – uma escolha intemporal

À medida que se aproxima a estação para aproveitar o ar livre, lembre-se de que o seu mobiliário para jardins necessita de alguma atenção, bem como o próprio jardim. Se tiver escolhido mobiliário de madeira, não será certamente o primeiro nem o último. A madeira é um material bonito e intemporal que lhe pode proporcionar muitos anos de bons serviços – com os cuidados certos. Tal como acontece com todos os materiais naturais, há algumas coisas que deve ter em atenção quando se trata de limpar o mobiliário de madeira.

Como limpar mobiliário de madeira para jardins: utilização de produtos domésticos

A forma correta de limpar mobiliário de madeira para jardins varia dependendo do tipo exato de madeira. As propriedades naturais das madeiras duras, como a teca, o eucalipto e a robinia, fazem com que sejam ótimas escolhas para mobiliário exterior de baixa manutenção, uma vez que são à prova de água, não escurecem tão rapidamente como as outras madeiras e aguentam uma limpeza bastante vigorosa. Isto significa que, com algumas precauções, pode limpar estes tipos de madeira com uma máquina de limpeza de alta pressão, como a STIHL RE 100.

Uma mulher inspeciona com os dedos a sujidade do mobiliário de madeira para jardins

Tipos de madeira mais macios não são adequados para limpeza com jatos de alta pressão, devendo estas peças de mobiliário menos duradouras ser limpas à mão. Recorrendo a simples soluções domésticas, poderá limpar eficazmente o mobiliário de madeira delicado para jardins: a sujidade e as marcas na madeira são facilmente eliminadas com uma solução suave de sabão. Basta pegar num pedaço de sabão natural, duro ou mole, e dissolvê-lo em água. Aplique este agente de limpeza na superfície da madeira com uma escova macia no sentido dos veios da madeira. Utilize água limpa para enxaguar o sabão da madeira e depois limpe o mobiliário com um pano de algodão macio para eliminar o excesso de humidade. Deixe secar completamente. Em alternativa, se tiver uma escova de lavagem apropriada, pode usar a sua máquina de limpeza de alta pressão, mesmo nas superfícies delicadas da madeira, para um resultado impecável.

Se tiver mobiliário de madeira pintado, terá de ter mais cuidado ao limpá-lo, embora o possa fazer à mão ou com uma máquina de limpeza de alta pressão.

Uma mulher a limpar uma mesa de madeira para jardins com uma máquina de limpeza de alta pressão STIHL RE 130 Plus com escova de lavagem

Tenha em atenção que não recomendamos a utilização de cristais de soda ou de vinagre para limpar o seu mobiliário de madeira delicado, pois estes são muito mais agressivos do que água com sabão.

Como limpar mobiliário de madeira para jardins: com uma máquina de limpeza de alta pressão

A forma mais fácil de limpar minuciosamente o seu mobiliário de madeira é com uma máquina de limpeza de alta pressão. No entanto, tenha em conta que, não importa de que tipo de madeira o seu mobiliário seja feito ou a sua robustez, recomendamos que evite dirigir jatos de água a alta pressão diretamente para ele e, em vez disso, utilize a escova de lavagem rotativa STIHL para limpar as superfícies de madeira. Isto garante uma limpeza potente, mas suave, bem como uma utilização eficiente da água.

Se não conseguir fazer o trabalho apenas com a escova de lavagem rotativa, também pode usar a boquilha de jato em leque, mas mantendo sempre a água ajustada para uma pressão baixa. Isto é particularmente importante se o utilizar para limpar mobiliário de madeira pintado, uma vez que uma pressão demasiado elevada pode fazer com que a tinta acabe por se fendilhar e escamar. Para uma limpeza ainda melhor, também pode aplicar um detergente, como o detergente universal CS 100 para limpar o mobiliário de madeira para jardins.

I-GARTENMOEBEL_REINIGEN-AW-012

Com que frequência devo limpar o meu mobiliário de madeira para jardins?

Recomendamos, pelo menos, três vezes por ano, com a primeira limpeza no início das estações mais quentes, a segunda no verão e depois uma limpeza final antes de guardar o seu mobiliário de madeira no inverno. Tenha em conta que só deve limpar o mobiliário de madeira quando as temperaturas noturnas estiverem acima do ponto de congelação – isto porque precisa de secar completamente depois de o limpar, e que qualquer cristal de gelo que se forme a baixas temperaturas danifica a madeira.

O mais importante a recordar quando limpar o seu mobiliário para jardins é que nunca deve usar métodos de limpeza agressivos, escovas de arame duro ou esponjas ásperas para o limpar, seja qual for o tipo de madeira. Estes podem causar microdanos na superfície, o que facilita o depósito da sujidade na madeira. Se combinar uma limpeza suave com alguns passos de manutenção regulares, poderá desfrutar do seu mobiliário para jardins durante muito tempo. Para o mobiliário de madeira oleado e envernizado, recomendamos uma reaplicação anual do acabamento. O mobiliário para jardins de madeira pintado deve ser examinado regularmente quanto a tinta escamada e retocado ou pintado sempre que necessário.

I-GARTENMOEBEL_REINIGEN-IM-004

Guardar o mobiliário de madeira para jardins

Mesmo os móveis de madeira mais duradouros não devem ser deixados no exterior durante o inverno, porque a exposição acelera o escurecimento da madeira e causa danos na pintura e noutros acabamentos de superfície. O melhor a fazer é limpar cuidadosamente os seus móveis de madeira no final da estação, deixar secar bem e, em seguida, guardá-los num local seco. Se não tiver espaço para guardar o seu mobiliário de madeira para jardins dentro de casa, deve cobri-lo bem com uma lona depois de o limpar e secar, a fim de o proteger durante o inverno no exterior.

Resumo: como limpar mobiliário de madeira para jardins

  • O mobiliário de madeira para jardins pode ser limpo à mão com produtos domésticos ou com uma máquina de limpeza de alta pressão
  • Quando limpar superfícies de madeira em mobiliário para jardins, esteja ciente do tipo de madeira com que está a lidar
  • As madeiras mais macias e delicadas devem ser geralmente limpas à mão, embora possa utilizar um dispositivo de limpeza de alta pressão para limpar madeira mais robusta
  • Só deve limpar o mobiliário para jardins quando as temperaturas se mantiverem acima do ponto de congelação à noite
  • É melhor limpar os seus móveis no início, no meio e no final da estação da jardinagem, focando-se na manutenção no resto do tempo
  • Deve guardar o seu mobiliário de madeira para jardins num local abrigado após a limpeza de fim de estação