Como limpar mobiliário de rotim

Enquanto material trançado, os móveis de cana ou de rotim de plástico fazem belas peças de mobiliário. Mantenha-o assim, aprendendo a limpá-lo em segurança.

I-GARTENMOEBEL_REINIGEN-AW-023

Como limpar mobiliário de rotim natural?

É essencial limpar o seu mobiliário de exterior de rotim no início da estação de jardinagem – como tantas outras coisas, só está no seu melhor com uma manutenção adequada. Nunca se esqueça de que o rotim não tratado precisa de ser manuseado com cuidado. Isso significa que não só deve limpar o seu mobiliário de rotim, como também deve fazer uma manutenção regular, aplicando com moderação uma emulsão caseira de água, óleo de linhaça e um toque de terebintina. Isto ajuda a manter a cana flexível e protegida, ao mesmo tempo que acrescenta um brilho encantador.

O vime é também um tipo de rotim, sendo popular para o mobiliário de jardim em vime e de varanda. Se tiver móveis de vime pintado, inspecione a tinta regularmente e repare todas as partes com tinta escamada que encontrar. Se estiver tudo intacto, pode simplesmente polir com um pano macio depois de o limpar. Não precisa de fazer muito mais para a manutenção do mobiliário de rotim pintado.

Limpeza do mobiliário de rotim com uma máquina de limpeza de alta pressão

A estrutura trançada do material torna o mobiliário de rotim bastante difícil de limpar à mão, uma vez que a sujidade fica muitas vezes entre as fibras. Uma máquina de limpeza de alta pressão é a solução para uma limpeza adequada em todos os cantos, mas tem de ser utilizada com cuidado: uma vez que se trata de material natural delicado, não deve dirigir um jato forte diretamente para o seu mobiliário de rotim e trançado.

I-GARTENMOEBEL_REINIGEN-AW-024

Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção

Trabalhar com máquinas potentes é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre o seu equipamento de proteção individual quando trabalhar com máquina de limpeza de alta pressão. Isto inclui óculos de proteção, proteção auditiva, etc. Consulte as instruções de operação do seu produto para mais informações. Antes de utilizar a sua máquina pela primeira vez, deve familiarizar-se bem com a máquina e assegurar-se de que a máquina se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.

I-GARTENMOEBEL_REINIGEN-AW-004

Quer seja pintado ou tenha um acabamento natural, para limpar o seu mobiliário de rotim com uma máquina de limpeza de alta pressão, deve usar primeiro a boquilha de espuma para chegar às áreas mais exíguas. A seguir, use o acessório de escova de lavagem para limpar a superfície e, por fim, a boquilha de jato em leque para dar uma última enxaguadela ao seu mobiliário de rotim. Mantenha sempre a água ajustada para uma pressão baixa. O detergente universal CU 100 reforça o poder de limpeza da sua máquina de limpeza de alta pressão e é ideal para mobiliário de rotim, graças ao seu pH neutro. Trabalhe sempre com cuidado e, depois de limpar, deixe o mobiliário secar completamente.

Como limpar mobiliário de rotim: imagem ampliada de uma cadeira de espaço verde de cana a ser lixada

Como limpar mobiliário de poli-rotim para espaços verdes?

O rotim é um produto completamente natural, ao passo que o poli-rotim consegue um visual semelhante com um material à base de plástico. Isto também significa que o mobiliário de poli-rotim é significativamente menos frágil do que o rotim natural, pelo que pode ajustar uma pressão mais elevada da água na sua máquina de limpeza de alta pressão. O detergente universal CU 100 também resulta bem para a limpeza do poli-rotim.

Quando devo limpar o meu mobiliário de rotim?

Recomendamos, pelo menos, três vezes por ano. A primeira vez deve ser antes do início da época de jardinagem; depois, a meio do verão; e vai voltar a precisar de uma limpeza final antes de o guardar. Em qualquer dos casos, certifique-se sempre de que só limpa o seu mobiliário de rotim quando as temperaturas noturnas estiverem acima do ponto de congelação, e de que o seu mobiliário de rotim é deixado secar completamente depois de limpo: a formação de cristais de gelo em mobiliário húmido danifica a longo prazo o rotim natural e até mesmo o poli-rotim.

Como guardar mobiliário de rotim depois da limpeza?

O seu mobiliário de rotim trançado não deve ser deixado descoberto no espaço verde durante o inverno, caso contrário corre o risco de descorar, fissurar e ficar quebradiço, mesmo que o material seja o poli-rotim. O melhor a fazer é limpar o mobiliário de rotim no final da estação de jardinagem, deixar secar completamente e, em seguida, guardá-lo num local seco.

Resumo: como limpar mobiliário de rotim

  • O mobiliário de rotim pode ser limpo com produtos domésticos ou uma máquina de limpeza de alta pressão
  • Deve ter cuidado ao limpar mobiliário de rotim, especialmente se utilizar uma máquina de limpeza de alta pressão
  • Só deve limpar o mobiliário de rotim quando as temperaturas se mantiverem acima do ponto de congelação à noite
  • É melhor limpar os seus móveis no início, no meio e no final da estação da jardinagem, focando-se apenas numa ligeira manutenção no resto do tempo
  • Deve guardar o seu mobiliário de rotim num local seco depois da limpeza de fim de estação