Como fazer a lavagem de motos com uma lavadora de alta pressão

Está na hora de lavar a sua moto ou scooter? Então, também está na hora de ir buscar a sua lavadora de alta pressão à arrecadação para obter resultados brilhantes num instante. Fique com o nosso guia sobre como lavar motas com máquina de pressão. Transforme a sua lavadora de alta pressão numa máquina de lavar motos!

I-MOTORRAD_REINIGEN-AW-003

Posso usar uma lavadora de alta pressão para lavar a minha moto ou scooter?

Uma longa viagem de moto vai certamente melhorar o seu estado de espírito – mas é provável que a sua amiga de duas rodas acabe coberta de sujidade e um verdadeiro cemitério de insetos mortos. Uma lavadora de alta pressão poderosa é a forma perfeita para lhe devolver o brilho, embora seja necessário algum cuidado. Se mantiver alguns aspetos em mente, pode ter a certeza de que a lavagem será profunda, sem danificar quaisquer mecanismos.
 
  1. Mantenha a distância: quanto mais perto estiver da moto ao lavá-la, mais forte será a pressão de água à qual estará sujeita. Por isso, respeite sempre a distância mínima recomendada nas instruções de operação – geralmente, 30 centímetros. De facto, no início do processo de lavagem, recomendamos que mantenha uma distância ainda maior da sua moto ou scooter e que depois se aproxime, se necessário. Para proteger a pintura durante a lavagem da moto, certifique-se sempre de que o jato de água não é apontado diretamente (perpendicularmente) para superfícies pintadas, mas num ângulo raso.
  2. Lave manualmente todas as partes sensíveis: não aponte o jato de água da lavadora de alta pressão diretamente para partes sensíveis, como cubos, juntas de pedais e alavancas, refrigeradores de óleo e água, braço oscilante, rolamentos da direção ou correntes de O-rings. A força poderia danificar estes componentes e fazer com que a água penetrasse em fendas pequenas e rolamentos, o que, potencialmente, poderia danificar a moto. Em vez disso, deve lavar estas peças à mão, limpando-as com uma esponja ou uma escova macia depois de aplicado o produto de limpeza.
  3. Evite os componentes elétricos e o bloco do motor: assegure-se de que nenhuma ou o mínimo de água possível chega aos componentes elétricos e ao motor.
  4. Preste atenção aos pneus: para a sua segurança, deve manter a mangueira a uma distância suficiente e usar uma pressão baixa ao lavar os pneus da moto. Não aponte o jato para um mesmo ponto durante demasiado tempo, caso contrário, os pneus poderão sofrer danos invisíveis, o que poderá fazer com que rebentem a velocidades elevadas ou em viagens longas.

instruções passo a passo

Uma moto na entrada de uma casa branca, a ser limpa com uma máquina de lavagem de alta pressão STIHL RE 130 Plus

Passo 1: enxaguar a sujidade mais grosseira com água

Se a sua moto ou scooter estiverem muito sujas, use a lavadora de alta pressão e água limpa para remover qualquer sujidade grosseira. Não aponte o jato diretamente para partes sensíveis, como rolamentos, cubos ou refrigeradores.

Um homem a usar a máquina de lavagem de alta pressão STIHL RE 130 Plus para pulverizar champô auto sobre uma moto

Passo 2: aplicar detergente

Verta algum champô auto no módulo de pulverização, conforme indicado nas instruções de utilização, e fixe-o à máquina de lavar de alta pressão. Em seguida, pulverize o detergente sobre a moto para amolecer a sujidade, por ex., resíduos de óleo e insetos mortos.

Passo 3: remover a sujidade

O próximo passo no processo de lavagem de motos consiste em lavar manualmente a moto. Para fazê-lo, pode utilizar uma esponja para remover a sujidade amolecida pelo champô auto. Também deve utilizar uma esponja ou uma escova macia para limpar partes sensíveis, como os refrigeradores de água e óleo, juntas de pedais e alavancas, rolamentos da direção e correntes de O-rings. A melhor forma de limpar as jantes das rodas é com uma escova de lavagem fixada à máquina de lavar de alta pressão.

Imagem ampliada de jato de água e de mangueira de lavadora de alta pressão a limpar a roda traseira de uma moto

Passo 4: enxaguar

Utilize a lavadora de alta pressão para pulverizar água limpa e enxaguar o detergente e a sujidade. Mais uma vez, lembre-se de evitar dirigir o jato diretamente para componentes e juntas delicados.

Homem a secar uma moto com um pano de camurça, com uma máquina de lavar de alta pressão STIHL RE 130 Plus ao seu lado

Passo 5: secar

Não se esqueça de secar bem a sua moto, pois é importante para prevenir a formação de ferrugem. Utilize um pano de camurça ou microfibras macio para remover a humidade – com um pano de microfibras, há menos risco de danificar a pintura. Caso possua um compressor, o jato de ar que gera pode ser útil para remover água de todos os pontos difíceis de aceder.

Imagem ampliada de cera a ser aplicada com um pano macio numa área pintada de uma moto - lavar moto a alta pressão

Passo 6: terminar e tratar

Termine com alguns passos de manutenção importantes para manter a sua moto em boas condições. Pulverize óleo sobre componentes metálicos secos. As áreas cromadas e de alumínio podem ser polidas, enquanto que as superfícies pintadas devem ser tratadas com cera dura de proteção para ficarem seladas; utilize um pano macio ou um pano de polimento. As peças e secções da moto não pintadas e feitas de plástico ficam mais bem tratadas com polimentos especiais.

Agora, a sua moto está completamente limpa, tratada e pronta para o próximo passeio. Divirta-se no seu próximo passeio!

Resumo: como fazer a lavem de motos com lavadora de alta pressão

  • Certifique-se de que mantém a mangueira da sua lavadora de alta pressão à distância mínima recomendada da moto, para não a danificar (consulte as instruções de operação da sua máquina de lavar de alta pressão; normalmente, a distância mínima é de 30 centímetros)
  • Não aponte o jato da lavadora de alta pressão diretamente para rolamentos ou vedantes sensíveis. Também deve ter cuidado para garantir que o mínimo de água possível chegue ao bloco do motor e aos componentes elétricos
  • Utilize sempre equipamento de proteção individual durante o trabalho, tal como indicado nas instruções de operação
  • Primeiro, enxague a sujidade grosseira com água limpa. Em seguida, utilize a máquina de lavar de alta pressão para aplicar um detergente compatível com resíduos de sujidade e óleo
  • Lave os componentes sensíveis com uma escova macia ou esponja e, em seguida, enxague o detergente com água limpa da máquina de lavar de alta pressão
  • Limpe bem a sua moto ou scooter e aplique óleo para conservar componentes metálicos. Utilize os produtos de manutenção adequados para preservar as peças de alumínio, a pintura e outras superfícies