Está na hora de lavar a sua moto ou scooter? Então, também está na hora de ir buscar a sua lavadora de alta pressão à arrecadação para obter resultados brilhantes num instante. Fique com o nosso guia sobre como lavar motas com máquina de pressão. Transforme a sua lavadora de alta pressão numa máquina de lavar motos!
23.06.2021
Trabalhar com máquinas potentes, como uma lavadora de alta pressão da STIHL, é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre o seu equipamento de proteção individual quando trabalhar com máquinas de lavar de alta pressão. Isto inclui óculos de proteção, proteção auditiva, etc. Consulte as instruções de operação do seu produto para mais informações. Antes de realizar a lavagem com uma máquina de lavar de alta pressão pela primeira vez, deve familiarizar-se muito bem com a máquina e certificar-se de que esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.
Se a sua moto ou scooter estiverem muito sujas, use a lavadora de alta pressão e água limpa para remover qualquer sujidade grosseira. Não aponte o jato diretamente para partes sensíveis, como rolamentos, cubos ou refrigeradores.
Verta algum champô auto no módulo de pulverização, conforme indicado nas instruções de utilização, e fixe-o à máquina de lavar de alta pressão. Em seguida, pulverize o detergente sobre a moto para amolecer a sujidade, por ex., resíduos de óleo e insetos mortos.
O próximo passo no processo de lavagem de motos consiste em lavar manualmente a moto. Para fazê-lo, pode utilizar uma esponja para remover a sujidade amolecida pelo champô auto. Também deve utilizar uma esponja ou uma escova macia para limpar partes sensíveis, como os refrigeradores de água e óleo, juntas de pedais e alavancas, rolamentos da direção e correntes de O-rings. A melhor forma de limpar as jantes das rodas é com uma escova de lavagem fixada à máquina de lavar de alta pressão.
Utilize a lavadora de alta pressão para pulverizar água limpa e enxaguar o detergente e a sujidade. Mais uma vez, lembre-se de evitar dirigir o jato diretamente para componentes e juntas delicados.
Não se esqueça de secar bem a sua moto, pois é importante para prevenir a formação de ferrugem. Utilize um pano de camurça ou microfibras macio para remover a humidade – com um pano de microfibras, há menos risco de danificar a pintura. Caso possua um compressor, o jato de ar que gera pode ser útil para remover água de todos os pontos difíceis de aceder.
Termine com alguns passos de manutenção importantes para manter a sua moto em boas condições. Pulverize óleo sobre componentes metálicos secos. As áreas cromadas e de alumínio podem ser polidas, enquanto que as superfícies pintadas devem ser tratadas com cera dura de proteção para ficarem seladas; utilize um pano macio ou um pano de polimento. As peças e secções da moto não pintadas e feitas de plástico ficam mais bem tratadas com polimentos especiais.
Agora, a sua moto está completamente limpa, tratada e pronta para o próximo passeio. Divirta-se no seu próximo passeio!