Como lavar um carro com uma lavadora de alta pressão

Lave o seu carro em casa, sem qualquer problema, utilizando uma lavadora de alta pressão. Com algum cuidado e a ajuda das nossas instruções, conseguirá resultados excelentes.

Electric, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow, Courtyard entrance, Courtyard, Safety glasses, professional, ADVANCE Super Fit

Porquê lavar o meu carro com uma lavadora de alta pressão?

Uma lavadora de alta pressão utiliza água expelida a alta pressão para remover de forma fiável a sujidade do seu carro, aliviando-o do trabalho de limpar toda a carroçaria do veículo à mão. Contudo, para evitar danos, deve ter alguns aspetos em conta quando utilizar uma máquina de lavar de alta pressão no seu carro. Fique com o nosso guia de como lavar o carro em casa.

Lavar um carro com uma lavadora de alta pressão: escolher o dispositivo certo

Ao escolher uma máquina de lavar de alta pressão para limpar o seu carro, a primeira coisa a considerar é a facilidade de manuseamento e de manobra, pois terá de a mover com frequência para lavar todo o carro. Por isso, o design leve é uma vantagem: a RE 90, por exemplo, pesa apenas 9,8 quilogramas.

Outro fator que afeta a qualidade de limpeza do seu carro pela máquina de lavar de alta pressão é a pressão de água disponível – é necessário um mínimo de 80 bar, não podendo exceder os 200 bar. Não é apenas o nível de pressão que determina a eficácia da limpeza, mas também a quantidade de água fornecida. A lavadora de alta pressão escolhida deve ter um rendimento de 300 a 500 litros por hora. Também deve informar-se sobre os acessórios para lavadora de alta pressão incluídos. Se possível, será útil instalar uma escova de lavagem para lavar o seu carro – todas as lavadoras de alta pressão STIHL contam com esta função.

Dicas para lavar um carro com alta pressão

Imagem ampliada do mostrador numa lavadora de alta pressão STIHL RE 130 em ação

Quando lavar o carro, não deve expô-lo a mudanças extremas de temperatura. Isto significa que é melhor evitar utilizar uma lavadora alta pressão no inverno, se as temperaturas forem inferiores a -10 °C, pois existe a possibilidade de a pulverização de água quente sobre a superfície fria poder provocar fissuras na pintura. Por outro lado, em condições estivais quentes, deve lavar o seu carro de manhã ou à noite: o objetivo é evitar que a pintura que tenha estado à chapa do sol sofra um choque térmico no contacto com a água fria. De um modo geral, aconselhamos que não lave o seu carro à mão nem o leve a um posto de lavagem automática quando as temperaturas forem muito altas ou muito baixas.

Para proteger o acabamento do seu carro, deve aplicar o jato da lavadora de alta pressão apenas num ângulo raso em relação à pintura exterior e começar com uma pressão baixa. Mantenha a máquina de lavar a uma distância suficiente da carroçaria do veículo (pelo menos 30 centímetros). Caso seja necessário, aumente gradualmente a pressão até a sujidade ser removida com eficácia. No entanto, lembre-se de que uma pressão excessiva (superior a 200 bar) pode danificar a pintura.

Pode lavar o carro com uma lavadora de alta pressão?

Lavar o carro com uma lavadora de alta pressão na sua propriedade ou em estradas não é permitido em todos os lugares. O jato de água pode soltar o óleo do carro, fazendo com que a água com óleo entre no solo, em lençóis de água ou no sistema de esgoto. Mesmo as águas residuais sem óleo não devem ser drenadas para o sistema de esgoto ou águas abertas. Ambos poluiriam seriamente e colocariam em risco o meio ambiente.

Portanto, a lavagem de carros geralmente só é permitida em locais com separador de óleo no ralo de água. Para proteger o meio ambiente, recomendamos que lave seu carro somente em lavagens de veículos aprovadas. Em qualquer caso, informe-se sobre as regras em vigor na sua comunidade antes de começar a lavar o seu carro..

Lavagem do motor com lavadora de alta pressão

É proibido lavar o motor onde não haja separador de óleo. Por esse motivo, a lavagem do motor com lavadora de alta pressão não deve ser realizada em propriedades particulares, na rua ou na maioria das lavagens self-service. Descubra com antecedência onde pode lavar o motor do seu carro.

Lavar um carro com uma limpeza de alta pressão: instruções passo a passo

Electric, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow, Courtyard entrance, Courtyard

Resumo: como lavar um carro com uma lavadora de alta pressão

  • Para lavar o seu carro de forma fácil e eficiente, pode utilizar uma lavadora de alta pressão
  • Utilize sempre equipamento de proteção individual durante o trabalho, tal como indicado nas instruções de operação
  • Quando lavar o seu veículo, use um ajuste de pressão baixo na sua máquina de lavar de alta pressão, aponte a lança num ângulo raso relativamente ao veículo e certifique-se de que mantém uma distância suficiente da superfície, para que a pintura não fique danificada. Utilize a boquilha de jato em leque
  • Primeiro, remova as folhas e galhos à mão. Em seguida, enxague o carro com a lavadora de alta pressão para remover a sujidade grosseira
  • Pulverize champô auto sobre a pintura e trate a sujidade entranhada das jantes com produto de limpeza de jantes. Fixe uma escova de lavagem à lavadora de alta pressão para lavar o carro suavemente, ou, em alternativa, utilize uma esponja macia. Por fim, enxague o carro com água limpa e seque-o bem