Como aplicar relva: passos simples para criar um espaço verde vibrante

Um relvado saudável torna-se no centro verde, fresco e bonito do seu espaço verde. Dizemos-lhe como aplicar relva nova e cuidar dela.

Petrol, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow

Como aplicar relva: escolher as variedades de relva certas para o seu espaço verde

A variedade de relva adequada depende do modo como utiliza o seu relvado e da sua localização. Pode optar por uma variedade resistente ao desgaste ou por um relvado exuberante que requeira mais cuidado. Os tipos clássicos de relvado são:

  • Para desporto e lazer
  • Ornamental
  • Para sombra
  • Para locais quentes e secos

As misturas para relvado contêm uma combinação de variedades de relva em diferentes proporções, com os seguintes tipos básicos, que fazem parte de todas elas:

  • Azevém (lolium perenne): cresce e germina rapidamente. É uma variedade robusta, por isso não precisa de se preocupar por andar sobre ela – mas precisa de muita água.
  • Erva-de-febra (poa pratensis): cresce densamente e forma muitos corredores. Demora 3 a 4 semanas a germinar e morre se não for bem cuidada.
  • Festuca vermelha (festuca rubra): erva resistente com folhas relativamente largas; prosperará mesmo com cuidados menos intensivos. Também é adequada para ser mantida muito curta.

A combinação precisa destas variedades com outras gramíneas varia consoante o tipo de relvado que pretende colocar.

Relvado para desporto e lazer

I-STIHL_NATURE_LOCATION_SOUTHAFRICA-IM-014

Os relvados ornamentais são feitos de relva verde, luxuriante e muito fina, e têm uma relva densa e uniforme. Pode cortá-la para uma altura muito baixa para que se assemelhe ao sempre popular estilo de campo de golfe. No entanto, os relvados ornamentais são muito delicados e, como tal, não são adequados para brincar. No entanto, esta escolha de alta manutenção cria um efeito maravilhoso se a colocar entre caminhos de jardim – para ser desfrutada apenas com os olhos!

As misturas para relvado ornamental são compostas praticamente só por festuca vermelha e variedades finas de azevém. Estes também são suscetíveis à palha de relva (thatch) do relvado e precisam de ser escarificados regularmente.

Relvado ornamental

I-RASEN_ANLEGEN-AW-002

Os relvados ornamentais são feitos de relva verde, luxuriante e muito fina, e têm uma relva densa e uniforme. Pode cortá-la para uma altura muito baixa para que se assemelhe ao sempre popular estilo de campo de golfe. No entanto, os relvados ornamentais são muito delicados e, como tal, não são adequados para brincar. No entanto, esta escolha de alta manutenção cria um efeito maravilhoso se a colocar entre caminhos de jardim – para ser desfrutada apenas com os olhos!

As misturas para relvado ornamental são compostas praticamente só por festuca vermelha e variedades finas de azevém. Estes também são suscetíveis à palha de relva (thatch) do relvado e precisam de ser escarificados regularmente.

Relvado para áreas à sombra

I-STIHL_NATURE_LOCATION_SOUTHAFRICA-IM-002

Não se deixe enganar ao pensar que este tipo de relvado é adequado para a sombra completa. Qualquer relvado que aplique necessita de luz solar direta, mas estas misturas podem manter-se saudáveis com apenas 3-4 horas de exposição solar diária, tornando-as ideais para locais parcialmente à sombra – para que possa usá-las, por exemplo, se precisar de aplicar relva natural por baixo de árvores grandes. É adequado para andar sobre ele, mas

necessita de ser regado generosamente e bem cuidado. Deve manter estes relvados mais compridos que curtos, com um corte não inferior a 6 a 8 cm.

As misturas para relvado para áreas à sombra contêm geralmente as seguintes quatro variedades: poa supina (também conhecida por "Supra"), indo de verde-claro a verde luxuriante, tem corredores acima do solo e é geralmente considerada suficientemente robusta para andar sobre ela. Requer muita água e fertilizante, mas não demasiada luz solar; a deschampsia cespitosa tem necessidades semelhantes. A festuca vermelha é um suplemento que possui folhas mais largas do que outras gramíneas mais comuns. A festuca ovina (festuca ovina duriuscula) não só tolera bem a sombra, como também não exige muitos nutrientes, conseguindo assim vingar até em solos secos e leves.

Relva para locais quentes e secos

Battery, AK-System, AK, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow

Os verões quentes podem ser um desafio para os cuidados do relvado. Para evitar ter de travar esta luta todos os anos, poderá optar por um relvado com gramíneas bem adaptadas a locais quentes e secos, com raízes profundas que retiram água das camadas mais inferiores de solo. Durante o primeiro ano depois de aplicar relva natural com gramíneas resistentes ao calor, certifique-se de que rega normalmente e com regularidade, para que as raízes se estabeleçam e cresçam com profundidade suficiente – o relvado estará pronto e no seu melhor no segundo ano. Os relvados para locais secos caracterizam-se por variedades de folha mais larga do que outras misturas. Isto significa que, se precisar de repovoar mediante sementeira neste tipo de relvado, deve usar a mesma mistura de sementes para garantir que a relva continua a ter uma cor uniforme. A melhor altura para aplicar relva a partir de sementes resistentes à seca é entre setembro e o início de outubro, para que tenha tempo de se estabelecer bem antes da chegada do tempo quente. As misturas para relvado para locais secos são geralmente compostas por até 70% de festuca-alta (festuca arundinacea), uma variedade de folha larga e raízes profundas particularmente resiliente ao calor e ao tempo seco. O resto é composto por erva-de-febra (20%) e azevém (10%).

RSM - a mistura de sementes padrão

Exemplo de como aplicar relva com sementes a serem espalhadas à mão sobre um terreno pelado

As misturas de sementes padrão de acordo com as normas alemãs para misturas de sementes de relva (RSM) contêm apenas sementes de variedades de relva de alta qualidade que foram especialmente cultivadas para uso como relvados. A capacidade mínima de germinação está entre 75 e 80%. Essas misturas de relvado consistem de três a quatro tipos de relva e são feitas sob medida para o uso pretendido.

RSM- Variedades e seus usos

Nome Uso
RSM 1.1 Relvado ornamental
RSM 2.1 Relvado utilitário Standard
RSM 2.2 Relvado utilitário local seco
RSM 2.3 Relvado utilitário para recreio
RSM 2.4 Relvado utilitário de ervas
RSM 3.1 Relvado desportivo novo
RSM 3.2 Relvado desportivo de regeneração

Quando devo aplicar relva nova?

Pode aplicar um relvado em qualquer altura do ano, mas a altura ideal é entre março e maio: significa que a fase inicial de crescimento do seu relvado não será perturbada por baixas temperaturas e que ainda existe humidade suficiente para que a relva tenha um bom arranque. Se aplicar um relvado na primavera, pode esperar que este resista melhor à geada, à humidade e às ervas daninhas do que se for aplicado no outono. Em alternativa, pode aplicar o seu relvado novo entre agosto e outubro. Teoricamente, também é possível semear relva no verão, mas regue-a muito bem para compensar as altas temperaturas.

Como aplicar relva: instruções passo a passo

Não precisa de muita experiência para aplicar um relvado, mas vai precisar de um pouco de paciência. Depois de semear, pode demorar algum tempo até a semente de relva germinar ou o tapete de relva ganhar raiz. Enquanto as sementes de relva de misturas mais baratas começam a germinar em poucos dias, as de alta qualidade demoram pelo menos 2 semanas.

Sugestão profissional da STIHL: O tempo de germinação mais longo e a despesa acrescida de uma mistura para relvado de alta qualidade é um preço que vale a pena pagar. Além de poder ter uma vida mais longa e resistente, também pode cortá-la com menos frequência. Alguns anos depois, os relvados mais baratos começam a apresentar problemas que não podem ser corrigidos mesmo com os melhores cuidados possíveis. Por isso, recomendamos que invista numa mistura de alta qualidade para o seu relvado – irá compensar ao longo dos anos.

Ferramentas e materiais necessários

Antes de comprar rolos dentados ou outras ferramentas semelhantes para aplicar o seu relvado novo, verifique se estes estão disponíveis para aluguer na sua loja de bricolage local ou num concessionário STIHL.

  • Um ancinho grande e outro pequeno, de preferência, de madeira
  • Pá de plantio
  • Carrinho de mão ou cesto (para recolher as pedras maiores)
  • Rolo dentado ou destorroador
  • Espalhadora
  • Mangueira de jardim com bico pulverizador
  • Sementes de relva (aprox. 15 a 20 g por metro quadrado) ou tapete de relva (encomende mais 10% do que o necessário, para compensar o desperdício)
  • Fertilizante
  • Motoenxada

De quanto tempo precisam as sementes do relvado para germinar?

Quando aplica um relvado novo a partir de sementes, o tempo de germinação depende de vários fatores, como as condições meteorológicas, a temperatura do solo, o tipo de semente de relva utilizada e a quantidade de água que recebe. Se as condições forem perfeitas, a germinação demora cerca de 7 a 20 dias. Temperaturas estáveis e muita luz solar, água abundante e sementes de alta qualidade garantem uma germinação mais rápida. As misturas para relvado costumam germinar alguns dias depois. As misturas de boa qualidade precisam entre 2 a 4 semanas para germinar.

Uma mulher relaxa num balouço de jardim ao lado de um corta-relva a bateria STIHL RMA 339 num espaço verde

Corta-relva a gasolina, elétrico ou a bateria: a opção certa para si

Escolher o corta-relva certo é o primeiro passo para conseguir um relvado bem cuidado. Todos os nossos modelos combinam características inteligentes e de alta qualidade com um design atrativo.

Nota: Certifique-se de que as lâminas do corta-relva estão afiadas antes de cortar a relva pela primeira vez, para garantir que as folhas delicadas são cortadas de forma perfeita, em vez de se rasgarem e ficarem danificadas.

Um rolo de tapete de relva ou sementes de relva?

Apesar de não ser difícil semear um relvado novo, isso requer muita paciência. Se aplicar um tapete de relva enrolado, verá resultados instantâneos. Em última análise, depende da rapidez com que pretende ter um relvado atraente.

Vantagens do tapete de relva Desvantagens do tapete de relva

Basta desenrolar o tapete de relva e colocálo para se tornar num relvado útil muito mais rapidamente do que se tivesse usado sementes.

Se tiver uma grande área para cobrir, o tapete de relva dá muito mais trabalho do que as sementes.
O tapete de relva já está coberto de erva densa e, portanto, é mais resistente a ervas daninhas.
A utilização de tapete de relva é consideravelmente mais cara do que semear relva.
O tapete de relva é fácil de aplicar.
O tapete de relva tem de ser aplicado logo a seguir à entrega, caso contrário existe o risco de apodrecimento e descoloração.

Resumo: como aplicar relva em tapete ou de semente

  • Escolha um tipo de relva adequado ao seu espaço verde
  • Solte o solo e deixe-o assentar durante uma semana
  • Aplique o tapete de relva ou lance as sementes uniformemente e envolva-as no solo
  • Mantenha o solo constantemente húmido durante três a quatro semanas
  • Corte a relva nova apenas com lâminas recentemente afiadas ou novas