Cortar a relva regularmente é fundamental para um espaço verde organizado, mas também para um relvado saudável. Mesmo que esteja a corta relva pela primeira vez, poderá obter um relvado verde e luxuriante seguindo o nosso guia especializado.
29.06.2021
Cortar a relva não é apenas uma questão de estética: é uma tarefa de manutenção essencial que promove o crescimento e a vitalidade. Saber como cortar relva corretamente ajuda a garantir um crescimento denso, saudável e a eliminar ervas daninhas invisíveis, uma vez que o corte regular da relva promove um crescimento mais espesso.
De quanto em quanto tempo se deve cortar a relva? Saber quando cortar a relva é essencial. Para um relvado perfeito, deve cortar, pelo menos, uma vez por semana – talvez até com mais frequência na primavera. Se a relva estiver a crescer mais de 2,5 cm por semana, terá de cortá-la duas vezes por semana.
O tipo de relvado também tem influência sobre a frequência com que precisa de cortar a relva: um relvado recreativo durável passa bem com um corte semanal durante a estação de crescimento, ao passo que, para um relvado ornamental, poderá ter de cortar a relva a cada quatro ou sete dias se crescer rapidamente. Os relvados à sombra crescem mais devagar, por isso deverá bastar uma vez por semana.
A relva deve ser mantida a uma altura de cerca de 3 a 5 cm. Demasiado comprida torna o relvado desorganizado e suscetível a ervas daninhas; por outro lado, se ficar demasiado curta, o relvado não conseguirá proteger o solo de doenças, ficando ainda extremamente propenso à pressão da água e ao ressecamento da relva a altas temperaturas. Deve cortar a relva até um comprimento máximo de 5 cm no verão, quando as temperaturas sobem, para manter o solo fresco por baixo dela. Vários fatores podem fazer com que a relva cresça irregularmente, pelo que deverá reajustar a altura de corte sempre que cortar a relva.
Se tiver um relvado ornamental, poderá mantê-lo com um comprimento de 2 a 3 cm – e até menos se não for pisado, nem for colocado sob qualquer outra sobrecarga. Isto irá conferir ao relvado um bonito ar aveludado e uniforme. No entanto, quanto mais elevada for a temperatura, mais comprida se deve manter a relva. Recomendamos uma altura de corte de 5 cm durante o tempo quente e seco do verão.
Se o relvado estiver à sombra, é melhor mantê-lo mais comprido e cortar a relva a uma altura entre 5 e 6 cm durante todo o ano. Isto porque a superfície extra das folhas permitirá que a relva absorva mais luz solar. Assegure-se de que um relvado à sombra também esteja a receber água suficiente, já que as sebes, os arbustos e as árvores circundantes irão competir pelos valiosos recursos nutritivos.
Se o relvado estiver demasiado alto, nunca deve cortá-lo para ficar com 4 cm logo à primeira. Talvez tenha regressado das férias ou negligenciado o seu espaço verde durante algum tempo – mas um corte drástico pode ser mais prejudicial do que benéfico. Em vez disso, corte até um terço da altura da relva mais comprida de cada vez e utilize esta abordagem ao longo de vários dias para ir progredindo até chegar ao comprimento pretendido. Esta abordagem de corte do relvado respeita o ciclo de crescimento natural da relva e não danifica o ponto de crescimento, localizado sensivelmente a meio da folha de erva.
Se tiver semeado recentemente um relvado novo, estará decerto ansioso por ver uma extensão verde luxuriante de relva perfeita. Contudo, antes de cortar a relva pela primeira vez terá de ter paciência: enquanto a relva estiver a germinar, precisará de regar e deixar descansar mais do que qualquer outra coisa. Espere até a relva nova chegue a uma altura de 8 a 10 cm antes de tentar o primeiro corte. Nessa altura, a relva terá a energia necessária para se avolumar um pouco e garantir um crescimento denso. Para o primeiro corte de um relvado novo, corte a relva entre 5 e 6 cm – para ficar um pouco mais comprida do que um relvado consolidado. Regra geral, evite cortar mais do que um terço do comprimento da relva. Assegure-se sempre de que as lâminas de corte para corta-relva estão suficientemente afiadas, dado que as lâminas rombas podem arrancar as delicadas folhas jovens da relva.
Não deve cortar relva molhada, uma vez que a sua máquina de corta relva não lhe irá agradecer – a relva húmida irá colar-se à lâmina e torná-la romba. Se for inevitável cortar o relvado molhado, tenha em conta o seguinte:
Dica: saber a altura do seu relvado. Pode ser difícil determinar se a relva tem 6 cm ou 8 cm de altura, o que torna difícil saber como ajustar o corta-relva. Experimente fazer isto: coloque um pedaço de cartão fino no relvado e utilize uma régua para medir a distância do cartão ao solo. Poderá, assim, ajustar a altura de corte adequadamente no corta-relva.
Os nossos versáteis corta-relvas a bateria oferecem inúmeras vantagens. São extremamente silenciosos e, por isso, os seus vizinhos ficarão satisfeitos. Esse silêncio deve-se à inovadora tecnologia de baterias STIHL, que não compromete o desempenho. Funcionalidades inteligentes, como a função Eco, permitem-lhe cortar a relva durante mais tempo com cada carga da bateria. Já explorou o nosso corta-relva a bateria STIHL RMA 339?
Posso cortar a relva depois de a fertilizar? Depois de aplicar nutrição de relvado, deve deixar a relva absorver os nutrientes durante algum tempo. Verifique as instruções da nutrição do seu relvado, mas, na maioria dos casos, se ainda conseguir ver os grânulos de fertilizante no solo, tem de esperar um pouco mais antes de cortar o relvado. O ideal é cortar a relva dois ou três dias antes da fertilização, para que os nutrientes possam chegar rapidamente ao solo.
Qual é a melhor altura para cortar relva? Saber quando cortar a relva é vital para obter um relvado saudável. Durante a época de jardinagem (de março a novembro), geralmente pode cortar a relva sempre que o relvado esteja seco. Não existem regras específicas sobre quando pode cortar relva. No entanto, deve considerar os níveis de ruído antes de ligar o corta-relva a determinadas horas do dia.
Para uma relva perfeita, a máquina corta relva é o seu melhor amigo – e um companheiro habitual. Recomendamos que leia o manual do utilizador do corta-relva para que saiba o que precisa de fazer para tirar o melhor partido da sua máquina durante muitos anos. Pode consultar o seu manual do utilizador aqui.
Um corta-relva com uma lâmina romba não consegue fazer o seu trabalho; não irá conseguir cortar o relvado uniformemente, nem cortar a relva até ao comprimento pretendido. Para obter os melhores resultados de corte, recomendamos que a lâmina seja afiada regularmente após 20 a 25 horas de funcionamento. Também deve afiá-la no final da estação, para que o corta-relva esteja operacional quando chegar a primavera.
Se notar que as lâminas do corta-relva não estão em boas condições antes de cortar a relva pela primeira vez na primavera, terá de pedir a sua substituição imediata no seu concessionário STIHL. Caso contrário, recomendamos a remoção e afiação da lâmina ou pedir a um especialista que a afie e calibre.
Antes de cortar a relva, determine se a altura de corte do corta-relva está especificada em centímetros, milímetros ou níveis. Caso não tenha a certeza da altura de corte a selecionar, leia as instruções de operação ou pergunte ao seu concessionário STIHL.
Se precisar de cortar a relva num relvado extremamente irregular, irá ter um trabalho difícil pela frente. Recomendamos que trabalhe perpendicularmente à encosta, da esquerda para a direita, em vez de andar a subir e descer. Isto irá reduzir o esforço necessário da sua parte para cortar a relva em linhas retas. Além disso, é uma forma muito mais segura de cortar a relva numa encosta, visto que será menor o risco de o corta-relva passar por cima de si se você cair.
Segurança das lâminas do corta-relva Antes de inspecionar a sua lâmina de corte da máquina de cortar relva, certifique-se de que este está desligado e não pode ser ligado acidentalmente. Se tiver um corta-relva a bateria, retire a bateria; no caso de máquinas a gasolina, desligue o cachimbo da vela de ignição e, no caso de corta-relvas elétricos, certifique-se de que a ficha foi desligada da tomada.
Pode cortar a relva de um relvado automaticamente com o robot corta-relva inteligente STIHL iMOW®. Evita obstáculos, consegue navegar em declives sem esforço e recarrega-se automaticamente quando necessário. Os modelos da gama iMOW® oferecem a maior comodidade para que possa desfrutar do seu espaço verde enquanto eles executam o trabalho árduo.
Tratar de um relvado corretamente é simples, mas exigente. Assim que dominar a forma correta de cortar a relva, será recompensado com um relvado bonito e saudável. Eis o nosso miniguia sobre como cortar relva.
Comece sempre por cortar a relva na área principal com um corta-relva, caso o terreno o permita. Em seguida, pode tratar dos rebordos do relvado, por exemplo, com uma aparadora ou com a minipodadora a bateria STIHL HSA 26.
Um corta-relva de mulching pica finamente a relva cortada e devolve as partículas ao relvado como fonte de preciosos nutrientes. Isto poupa tempo e esforço, uma vez que já não tem de esvaziar o seu recolhedor ou de se preocupar com fertilizantes.
Ao cortar a relva, deve pisar apenas as áreas que já tenha cortado. Se achatar as áreas que não foram cortadas, a relva não terá tempo para voltar à posição original antes de ser cortada, e o resultado será um corte irregular do relvado.
Para conseguir um corte uniforme sem deixar nada para trás, desloque o corta-relva em linhas retas ao longo do relvado. Quando iniciar uma nova linha, sobreponha à linha anterior o equivalente à largura de uma roda.
Quando devo evitar cortar a relva? Não existem regras específicas sobre quando pode ou não cortar o relvado, mas deve pensar se estará a provocar ruído incómodo. Os robots corta-relvas são mais silenciosos do que os modelos convencionais, mas podem continuar a ser irritantes para algumas pessoas em certos momentos. Só tem de pensar nisto: gostaria de ser acordado por um corta-relva às 7 da manhã de um domingo ou feriado?