Como utilizar um biotriturador para maior eficiência no espaço verde

Não é possível fazer a manutenção do espaço verde sem criar resíduos. Use um biotriturador para facilitar a eliminação dos resíduos vegetais ou para facilitar a compostagem.

GH 370 S

Utilize um triturador para o ajudar a lidar com os resíduos dos espaços verdes

Aparas de relva, aparas de poda de árvores, flores murchas, aparas de sebes – quanto mais cuida do seu espaço verde, tantos mais resíduos serão gerados. Um biotriturador não só reduz o volume de resíduos, como também pode ajudar a transformar matéria verde em composto e mulch preciosos.

Vantagens da trituração

  • Um triturador torna a matéria vegetal mais compacta e é uma forma eficaz de lidar com ramos volumosos, galhos ramudos e outras aparas dos espaços verdes.
  • Reduz imenso o volume de aparas, facilitando a sua eliminação.
  • A trituração é extremamente eficiente e sustentável, pois pode usar os resultados como mulch ou composto.
  • Um triturador salva recursos valiosos do lixo: o material triturado compostado contém exatamente os nutrientes de que o solo precisa.
Um homem de luvas a tirar uma braçada de aparas da caixa de carga de um camião, com sebes aprumadas um pouco mais atrás

O que posso colocar num biotriturador?

O seu biotriturador consegue dar conta de materiais duros e moles, abundantes na maioria dos espaços verdes. A matéria dura inclui ramos, galhos e aparas de sebes, enquanto a matéria mole abrange folhas, aparas de relva e vegetação em geral. Os restos de fruta e vegetais não devem entrar no triturador, porque contém ácidos que podem causar danos.

Como utilizar o seu biotriturador eficazmente?

Se o caixote do lixo do seu espaço verde estiver sempre cheio, deve pensar em utilizar um triturador. Permite cortar matéria orgânica do espaço verde de forma rápida e sem esforço, facilitando o seu manuseamento, além de ainda lhe poupar espaço. Existem algumas dicas que vale a pena saber quando utiliza um biotriturador STIHL.

Verificação STIHL: Biotriturador GHE 140 L com cilindro de corte eficiente


Como escolher um biotriturador?

Pense em como vai usar o seu triturador quando decidir qual é a melhor opção para si.

Tipo e quantidade de resíduos

Se triturar muita madeira frequentemente, irá precisar de um biotriturador grande e de elevado desempenho. Se, de um modo geral, planeia usá-lo para aparas de sebes mais macias e folhas, pode optar por algo mais pequeno.O nosso esquema mostra qual o modelo de triturador que melhor se adequa às suas necessidades. Aqui, é importante a proporção de material triturado misto e duro. Se processar apenas material duro, como aparas de sebes de madeira, ramos e galhos, o biotriturador elétrico STIHL GHE 140 L é uma boa escolha. Se for também produzida aproximadamente a mesma quantidade de material misturado, composto por folhas, ramos finos e aparas de flores, o biotriturador elétrico GHE 375 consegue processá-los bem. O biotriturador a gasolina STIHL GH 460 C é adequado para grandes quantidades de material duro e material misturado.

Gráfico mostrando o volume de corte de vários trituradores de jardim STIHL

Níveis de ruído

Um biotriturador elétrico é geralmente a melhor opção para usar em espaços verdes domésticos, uma vez que será menos ruidoso do que um biotriturador a gasolina. No entanto, deverá ter consideração pelos vizinhos e evitar triturar logo de manhã cedo ou a altas horas da noite. Se quiser um biotriturador verdadeiramente silencioso, é melhor utilizar um biotriturador de cilindro – mas este não é muito indicado para material macio.

Ligação elétrica

Se planeia utilizar um biotriturador elétrico, certifique-se de que tem uma tomada elétrica adequada disponível. Se não tiver, um biotriturador a gasolina é uma boa alternativa.

Version: AU/NZ

Comparação entre biotrituradores de lâminas e biotrituradores de cilindro

Biotriturador de lâminas Biotriturador de cilindro
Utiliza lâminas rotativas para lidar com uma vasta gama de materiais. Consegue triturar ramos e matéria macia, como flores e folhas. Baixo nível de ruído.
Os resíduos dos espaços verdes são cortados em pequenos pedaços. As aparas são esmagadas por um cilindro rotativo em vez de cortadas. Só pode utilizar este tipo de triturador para ramos.
O produto resultante é ideal para ser utilizado como mulch. As fibras de madeira são amolecidas, tornando-as melhores para compostagem.

O triturador certo para cada espaço verde

Imagem ampliada de uma folha vermelha de outono sobre um pedaço de madeira

A sustentabilidade é extremamente importante para nós.

Com um biotriturador STIHL, pode transformar rapidamente aparas duras e macias de árvores, arbustos e outras plantas em precioso mulch ou composto.

Como utilizar um biotriturador para uma abordagem sustentável

Um triturador permite poupar não apenas tempo, dinheiro e esforço, como também é uma mais-valia para o seu espaço verde. O material triturado é mais rápido de compostar, o que significa que pode ser usado como um magnífico mulch, condicionador de solo ou fertilizante. Pode assim utilizar um triturador para ajudar num ciclo natural gratificante no seu próprio espaço verde e minimizar os resíduos.

Eliminação de resíduos triturados

Se não conseguir compostar os seus resíduos triturados ou utilizá-los noutro local, pode colocá-los no caixote do lixo do seu espaço verde, indo ocupar muito menos espaço do que a matéria não-triturada. Se a quantidade a descartar for muita, poderá recorrer a instalações de eliminação locais.

Use os resíduos triturados nos caminhos

Pode ficar surpreendido por saber que um triturador cria um ótimo substituto para a gravilha nos caminhos. Use uma quantidade suficiente e calque bem para o caminho ficar menos suscetível a ervas daninhas.

Resíduos triturados para os seus canteiros de flores

O seu triturador também faz um excelente mulch para os seus canteiros de flores, protegendo o solo da geada e da perda de humidade, acabando por se decompor e alimentar as suas plantas. Basta cobrir a terra com uma camada de material triturado com alguns centímetros de espessura. No entanto, não deverá utilizá-lo aqui se o seu triturador tiver processado muita madeira, pois isso pode tornar o solo ácido.

Use um triturador para fazer composto e fertilizantes naturais

O seu triturador dá uma ajuda na compostagem ecológica. Basta deitar os resíduos triturados no seu recipiente de compostagem ou no monte de composto e este em breve se decomporá para dar origem a preciosos fertilizantes orgânicos.

Resumo: como utilizar um biotriturador STIHL

  • A trituração ajuda-o a gerir os resíduos do seu espaço verde
    Pode triturar matéria macia e dura
  • Use o equipamento de proteção individual especificado nas instruções de operação antes de operar a máquina
  • Em função das suas necessidades, opte por um biotriturador de lâminas ou biotriturador de cilindro
  • Os resíduos triturados podem ser usados para cobrir caminhos ou para fazer composto ou fertilizante