Não é possível fazer a manutenção do espaço verde sem criar resíduos. Use um biotriturador para facilitar a eliminação dos resíduos vegetais ou para facilitar a compostagem.
12.11.2021
Aparas de relva, aparas de poda de árvores, flores murchas, aparas de sebes – quanto mais cuida do seu espaço verde, tantos mais resíduos serão gerados. Um biotriturador não só reduz o volume de resíduos, como também pode ajudar a transformar matéria verde em composto e mulch preciosos.
O seu biotriturador consegue dar conta de materiais duros e moles, abundantes na maioria dos espaços verdes. A matéria dura inclui ramos, galhos e aparas de sebes, enquanto a matéria mole abrange folhas, aparas de relva e vegetação em geral. Os restos de fruta e vegetais não devem entrar no triturador, porque contém ácidos que podem causar danos.
Se o caixote do lixo do seu espaço verde estiver sempre cheio, deve pensar em utilizar um triturador. Permite cortar matéria orgânica do espaço verde de forma rápida e sem esforço, facilitando o seu manuseamento, além de ainda lhe poupar espaço. Existem algumas dicas que vale a pena saber quando utiliza um biotriturador STIHL.
O seu triturador irá adorar tratar das aparas de arbustos e sebes, mas tenha cuidado para não prejudicar a saúde a longo prazo da planta quando a podar.
Não atire pedaços grossos de madeira ou ramos diretamente para o seu triturador.
Os produtos que recomendamos:
Na maioria dos trituradores, basta introduzir por cima os resíduos dos espaços verdes.
Pense em como vai usar o seu triturador quando decidir qual é a melhor opção para si.
Tipo e quantidade de resíduos
Se
triturar muita madeira frequentemente, irá precisar de um biotriturador
grande e de elevado desempenho. Se, de um modo geral, planeia usá-lo
para aparas de sebes mais macias e folhas, pode optar por algo mais
pequeno.O nosso esquema mostra qual o modelo de triturador que melhor se
adequa às suas necessidades. Aqui, é importante a proporção de material
triturado misto e duro. Se processar apenas material duro, como aparas
de sebes de madeira, ramos e galhos, o biotriturador elétrico STIHL
GHE 140 L é uma boa escolha. Se for também produzida aproximadamente a
mesma quantidade de material misturado, composto por folhas, ramos finos
e aparas de flores, o biotriturador elétrico GHE 375 consegue
processá-los bem. O biotriturador a gasolina STIHL GH 460 C é adequado
para grandes quantidades de material duro e material misturado.
Níveis de ruído
Um biotriturador elétrico é geralmente a melhor opção para usar em espaços verdes domésticos, uma vez que será menos ruidoso do que um biotriturador a gasolina. No entanto, deverá ter consideração pelos vizinhos e evitar triturar logo de manhã cedo ou a altas horas da noite. Se quiser um biotriturador verdadeiramente silencioso, é melhor utilizar um biotriturador de cilindro – mas este não é muito indicado para material macio.
Ligação elétrica
Se planeia utilizar um biotriturador elétrico, certifique-se de que tem uma tomada elétrica adequada disponível. Se não tiver, um biotriturador a gasolina é uma boa alternativa.
Biotriturador de lâminas | Biotriturador de cilindro |
---|---|
Utiliza lâminas rotativas para lidar com uma vasta gama de materiais. Consegue triturar ramos e matéria macia, como flores e folhas. | Baixo nível de ruído. |
Os resíduos dos espaços verdes são cortados em pequenos pedaços. | As aparas são esmagadas por um cilindro rotativo em vez de cortadas. Só pode utilizar este tipo de triturador para ramos. |
O produto resultante é ideal para ser utilizado como mulch. | As fibras de madeira são amolecidas, tornando-as melhores para compostagem. |
A sustentabilidade é extremamente importante para nós.
Com um biotriturador STIHL, pode transformar rapidamente aparas duras e macias de árvores, arbustos e outras plantas em precioso mulch ou composto.
Um triturador permite poupar não apenas tempo, dinheiro e esforço, como também é uma mais-valia para o seu espaço verde. O material triturado é mais rápido de compostar, o que significa que pode ser usado como um magnífico mulch, condicionador de solo ou fertilizante. Pode assim utilizar um triturador para ajudar num ciclo natural gratificante no seu próprio espaço verde e minimizar os resíduos.
Se não conseguir compostar os seus resíduos triturados ou utilizá-los noutro local, pode colocá-los no caixote do lixo do seu espaço verde, indo ocupar muito menos espaço do que a matéria não-triturada. Se a quantidade a descartar for muita, poderá recorrer a instalações de eliminação locais.
Pode ficar surpreendido por saber que um triturador cria um ótimo substituto para a gravilha nos caminhos. Use uma quantidade suficiente e calque bem para o caminho ficar menos suscetível a ervas daninhas.
O seu triturador também faz um excelente mulch para os seus canteiros de flores, protegendo o solo da geada e da perda de humidade, acabando por se decompor e alimentar as suas plantas. Basta cobrir a terra com uma camada de material triturado com alguns centímetros de espessura. No entanto, não deverá utilizá-lo aqui se o seu triturador tiver processado muita madeira, pois isso pode tornar o solo ácido.
O seu triturador dá uma ajuda na compostagem ecológica. Basta deitar os resíduos triturados no seu recipiente de compostagem ou no monte de composto e este em breve se decomporá para dar origem a preciosos fertilizantes orgânicos.