Muitos habitantes da cidade sonham com um espaço verde no terraço. Vamos mostrar como decorar e plantar um terraço.
07.12.2021
Um terraço oferece um retiro muito mais íntimo no meio da cidade do que uma varanda. Para os proprietários de imóveis, é frequentemente um complemento do espaço verde, oferecendo uma bela vista. Um terraço não só irá melhorar significativamente o próprio imóvel como também a sua qualidade de vida. Só precisa de determinar como a área o pode servir melhor. Deve verificar sempre com antecedência se o seu projeto está limitado por regulamentos de construção ou pela estrutura do seu terraço; lembre-se de que implementar um espaço num terraço resulta, por vezes, numa carga muito elevada sobre a sua superfície. É por isso que deve verificar até que ponto as condições estruturais permitem a instalação de plantação no terraço e se a subestrutura consegue suportar o peso adicional.
Para conceber o terraço ideal, deve questionar-se sobre o seguinte:
Com um pouco de esforço e imaginação, pode transformar o seu terraço num espaço de habitação cheio de vida. Dependendo do espaço disponível e da capacidade de carga do edifício, este pode ser dividido habilmente em diferentes zonas para que possa desfrutar dele durante todo o ano.
Se o seu terraço estiver exposto a luz do sol forte, terá de adicionar um telhado adequado. Isto permite-lhe ter uma boa sombra e poderá ficar no terraço, mesmo com o sol a pique. Ao mesmo tempo, funciona como um abrigo ideal para a chuva, a partir do qual pode ver as tempestades de verão com todo o conforto. Com a cobertura para terraço certa, a sua mobília, decorações, plantas e áreas de lazer estarão sempre secas e limpas.
Dependendo do seu gosto e das suas necessidades, por vezes um guarda-sol pode ser suficiente. No entanto, esta não é uma solução ideal para ventos fortes. Um toldo permanentemente montado oferece proteção do sol e da chuva. Por outro lado, uma tenda de jardim com uma estrutura de alumínio, vidro e proteção solar incorporada, é uma opção robusta e duradoura. Mas mesmo uma pérgula de madeira com plantas trepadeiras ou uma cobertura de pano impermeável irá protegê-lo a si e ao seu terraço dos elementos. É importante que esta seja feita de um tipo de madeira resistente aos elementos atmosféricos, que não tenda a apodrecer e que não seja vulnerável a infeções fúngicas. Madeiras coníferas, como a douglásia, o pinho e o falso-abeto, são materiais populares e particularmente adequados para uma pérgula de terraço.
O pavimento a escolher ao conceber o design de terraço ideal para si é uma questão de gosto, custo e durabilidade.
Se tiver um terraço grande, pode utilizar várias coberturas de pavimento para dividir a área em diferentes secções com base nas suas necessidades e com opções adaptadas à finalidade da respetiva zona.
Existem vários materiais adequados para a cobertura do chão de um terraço:
Madeira: Um piso de terraço de madeira é agradável e não aquece demasiado, mesmo com luz solar forte – uma vantagem importante para quem gosta de andar descalço. Para garantir que o pavimento permanece intacto durante muito tempo, a madeira deve ser instalada numa subestrutura e tratada adequadamente. O larício nativo e a douglásia devem ser selados contra manchas escuras e apodrecimentos, por exemplo. Caso contrário, um óleo especial para o terraço ou outro óleo adequado ao tipo de madeira utilizada protegerá as tábuas de soalho da luz UV e da humidade.
WPC: O compósito de plástico e madeira (WPC) é um material que normalmente consiste em 60% de lascas de madeira e 40% de plástico. Graças à sua composição, os pavimentos de WPC são mais resistentes às intempéries e robustos do que a madeira pura. Este tipo de pavimento também é colocado numa subestrutura para evitar o alagamento. O pavimento de WPC é fácil de lavar, uma vez que a sujidade intensa pode ser facilmente removida com uma máquina de limpeza de alta pressão.
Mosaicos: Os mosaicos de exterior são uma cobertura de chão durável e de baixa manutenção para terraços. Têm de ser assentes numa superfície completamente nivelada que não se mova ou se desloque mais tarde, caso contrário, poderão ocorrer tensões e fissuras nos mosaicos. Uma vantagem significativa desta cobertura de pavimento é a vasta gama de cores e padrões disponíveis, o que significa que pode dar largas à sua criatividade. Para evitar o risco de ferimentos, certifique-se de que compra mosaicos antiderrapantes.
Relvado: Os amantes da natureza podem até ter um relvado no terraço. Pode ser um tapete de relva artificial de alta qualidade, que pode ser aplicado em qualquer superfície. Se optar por isso, é importante garantir que é impermeável e resistente aos raios UV. Em alternativa, dependendo da capacidade de carga, pode optar por criar áreas verdes naturais no seu terraço usando um tapete de relva enrolado ou semear relva. A manutenção regular do relvado e um substrato que imita o solo real do espaço verde são cruciais se quiser criar um relvado verdadeiro no terraço. O nosso guia vai mostrar-lhe como aplicar um relvado corretamente.
A barreira de privacidade no seu terraço irá protegê-lo dos olhares curiosos dos seus vizinhos. Irá dar-lhe privacidade e servir, ao mesmo tempo, de elemento decorativo. Os canteiros elevados e as floreiras proporcionam uma excelente privacidade e trazem a natureza diretamente para o seu terraço. Divisórias no exterior, bambu, rede de privacidade e treliças com plantas trepadeiras também ajudam a proteger o seu terraço.
Um terraço confortavelmente mobilado pode tornar-se uma área multifuncional com uma bela vista. Crie um lugar para relaxar, com sofás, camas de rede, espreguiçadeiras e cadeiras de baloiço. Uma zona de refeições convidativa é o local ideal para saborear um pequeno-almoço fresco e desfrutar de noites quentes de churrasco. Almofadas, tapetes, fontes e fontes de luz, como taças de fogo, lampiões e lanternas dão um toque extraespecial e criam uma atmosfera maravilhosa no seu terraço. Se preferir peças únicas e quiser ser criativo, pode até construir a sua própria luminária de madeira.
Deve compor o seu terraço com mobiliário para espaços verdes feito de materiais resistentes às intempéries para que possa desfrutar dele durante muito tempo. O mobiliário de plástico e metal é durável e fácil de limpar com uma máquina de limpeza de alta pressão. Os móveis de madeira selados também podem ser preservados durante muito tempo com cuidado e criam uma atmosfera acolhedora e quente. Tudo fica mais bonito se for feito por si! Deixe-se inspirar pelas nossas ideias de bricolage.
Um escoamento controlado de água num terraço plano irá garantir que os seus pés permanecem secos. Impede as poças e a acumulação de água, o que significa que o pavimento e os móveis estão protegidos contra danos por humidade. Além disso, garante que não existe peso adicional da chuva acumulada. Antes de preparar o seu terraço, certifique-se de que está instalado um sistema de drenagem adequado e a funcionar corretamente.
Quer seja para fins decorativos ou como barreira de privacidade ou divisória, as plantas para terraços são sempre um complemento adequado e versátil em qualquer terraço. A forma como planta o seu terraço dependerá de vários fatores. Por exemplo, lembre-se de que as floreiras cheias de terra e os canteiros elevados são pesados e colocam mais pressão sobre o terraço. Além disso, deve considerar as condições climáticas da sua área ao escolher as plantas.
Recomendamos que dê um toque verde ao seu terraço com uma mistura de plantas robustas e resistentes ao inverno e anuais de verão. O seu espaço verde no terraço irá impressionar com cores magníficas e fragrâncias maravilhosas durante a estação de crescimento, mas também irá manter-se bonito no inverno graças à madeira resistente ao gelo e às plantas perenes.
Quanto mais variadas as formas e tamanhos das plantas para terraço que escolher, melhor imitará a natureza no seu espaço. Contudo, ao contrário do que acontece num ambiente natural, as plantas em vasos não conseguem ir buscar água e nutrientes de forma independente, e dependem dos cuidados regulares.
As floreiras com arbustos protegem do vento e oferecem privacidade. Também oferecem sombra, a si e às outras plantas. Ao contrário das variedades mais sensíveis, os arbustos resistentes ao gelo gostam de ficar no exterior durante o inverno, são fáceis de manter e vão deliciá-lo com cores exuberantes durante a estação de crescimento. Os buxos perenes e o bambu de crescimento alto (espécie fargesia) já provaram ser os arbustos ideais para terraços. São considerados de baixa manutenção, mas também dependem da rega regular quando expostos a luz solar excessiva. As rosas comuns também se desenvolvem em floreiras e são uma magnífica montra floral para o seu terraço.
Pode até incorporar muitas espécies de árvores pequenas adequadas a floreiras no seu terraço: Os áceres japoneses, o teixo e o abeto anão são resistentes ao gelo e podem viver ao ar livre durante todo o ano com uma pequena ajuda. As plantas, como as figueiras ou as oliveiras conferem uma excelente fragrância ao seu espaço verde no terraço, mas precisam de ser mudados para um local mais quente durante os meses frios de inverno.
As ervas aromáticas e as perenes também são opções interessantes para plantar um terraço. As ervas aromáticas mediterrânicas, como o alecrim, o tomilho e os orégãos, adoram o sol e crescem muito bem num terraço. Encontram-se entre as variedades de inverno mais resistentes a alfazema perfumada, com o seu maravilhoso aroma que anuncia o início do verão, também é imprescindível.
Pode selecionar plantas que também beneficiam o ambiente: ervas e flores nativas atraem borboletas, abelhas e abelhões e oferecem-lhes néctar e pólen suficientes para sobreviverem.
A nossa vista geral sobre o espaço verde amigo dos animais dá-lhe mais dicas que também podem ser implementadas num terraço.