Uma lanterna de toro de madeira esculpida cria um acessório decorativo e atmosférico para o espaço verde. Por que não usar as nossas instruções de bricolage e criar o seu próprio design exclusivo?
15.02.2022
Não precisa de muitos materiais para criar a sua própria luminária de tronco de bricolage em madeira: basta um toro adequado e uma motosserra com o acessório certo para esculpir um padrão simples.
Esculpir com motosserras tornou-se um passatempo popular para amadores e entusiastas de motosserras. Tudo o que precisa para começar é de uma motosserra própria para esculpir – ou de um acessório para esculpir para a sua motosserra – e um toque de criatividade. Como especialistas em motosserras, reunimos mais informações relativas às noções básicas sobre escultura de bricolage aqui
Os acessórios especiais para esculpir da STIHL apresentam uma vibração e um ressalto particularmente baixos, enquanto a ponta da guia pequena significa que pode criar linhas delicadas e transformar facilmente um toro numa obra de arte. A escultura com motosserra é muito divertida e também uma forma de criar objetos únicos em madeira que fazem maravilhosos presentes pessoais.
Caso pretenda realizar trabalhos complexos com madeira, uma serra para esculpir STIHL é a melhor máquina para o trabalho. Os acessórios especiais para esculpir oferecem uma vibração e um ressalto baixos e a ponta da guia pequena permitem-lhe fazer linhas delicadas e cortes finos com facilidade.
Pode usar praticamente todo o tipo de madeira para a sua lanterna, desde que esteja devidamente preparada para o efeito. O tronco com o qual trabalha deve estar seco e não acabado de cortar: quanto mais seco estiver, tanto menor o risco de a sua lanterna se rachar. Para as suas primeiras tentativas, sugerimos que escolha uma madeira conífera com um baixo teor de resina, porque é mais macia e fácil de esculpir. À medida que as suas competências em escultura melhoram, pode mudar para o álamo, o carvalho, a douglásia ou para algumas madeiras de árvores de fruto.
A madeira é um produto natural e vivo, e tanto a humidade como as condições meteorológicas têm um impacto permanente no seu estado. Embora possa e deva tomar medidas para preservar o seu trabalho, não se consegue evitar por completo que a madeira mude ao longo do tempo – faz parte do seu charme. A fissuração e a descoloração da sua lanterna de toro são normais, apesar de haver vários óleos, ceras e vernizes que podem ajudar a limitá-lo ou a preveni-lo.
A utilização de máquinas potentes nos seus projetos de bricolage é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte o manual de operação do seu produto para mais informações. Familiarize-se inteiramente com a motosserra antes de a utilizar pela primeira vez e verifique se esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.
Antes de ligar a sua motosserra, o melhor é fixar o toro a um cavalete com uma correia tensora. Marque os seus cortes iniciais com um pedaço de giz, para saber por onde começar. Primeiro, tem de escavar o tronco para poder introduzir uma fonte de luz para o transformar numa luminária; depois, irá esculpir um padrão para que a luz se possa difundir da sua lanterna para o exterior.
Para começar, é necessário remover o núcleo do toro.
Para usar as suas lanternas de madeira no exterior, aplique um selante para madeiras adequado para esculturas esculpidas meio secas. Use uma fonte de luz LED adequada para espaços interiores e exteriores.