Quando o outono chega, o ano de jardinagem ainda não terminou. Tire o máximo partido do seu espaço exterior e prepare-o para a próxima estação com as nossas dicas.
29.06.2021
A chegada do outono é inconfundível, com folhas coloridas e temperaturas mais frescas. A estação fria iminente não afeta apenas as árvores: todas as plantas se adaptam às condições em mudança e a sua jardinagem irá refleti-lo, já que muitas áreas necessitam de menos atenção. Mas, apesar de as plantas já estabelecidas estarem a abrandar, é uma boa altura para plantar bolbos que dão flor na primavera, e alho, juntamente com outros legumes que ficam felizes por passar o inverno. Compilámos um resumo mês a mês dos trabalhos de jardinagem para o orientar ao longo da estação.
Uma vez que as plantas estão a murchar ou a largar folhas, o outono também é uma boa altura para observar a estrutura geral do seu jardim. O que quer manter e o que pode deitar fora? Que plantas novas gostaria de adicionar? No calendário da jardinagem, o outono é a altura para se preparar para quando os dias começarem a ser novamente maiores.
O solo ainda está quente, por isso é uma boa altura para tapar eventuais peladas do relvado, voltando a semear. Para uma aparência uniforme, tente usar a mesma mistura de sementes de relva que foi usada originalmente no relvado. Comece por limpar as ervas daninhas do relvado e, em seguida, utilize o corta-relva para cortar muito curta a relva em áreas com manchas. Desagregue a terra com um escarificador ou um ancinho e espalhe as sementes de relva uniformemente. Em alternativa, pode misturar as sementes de relva com a terra e espalhá-la no solo solto. Isto irá evitar que os pássaros as comam e dar tempo para se formar um relvado consistente no ano seguinte.
Se deseja mesmo um relvado luxuriante na próxima estação, recomendamos que adicione um fertilizante sazonal ao seu calendário de jardinagem de outono. Os fertilizantes de relvado de outono são ricos em potássio, tornando a sua relva mais robusta e resistente à geada. O corte regular da relva pode prosseguir até à primeira geada. Encontrará mais dicas sobre cuidados do relvado no outono no nosso guia prático.
O dourado outubro traz um ar fresco e, provavelmente, a primeira geada da estação. Chegou a altura de cortar plantas lenhosas e sebes, se necessário. Também deve remover ramos mortos e tudo o que pareça estar doente.
Com os dias mais curtos e o tempo mais frio de outubro, algumas plantas recolherem-se ao solo. As perenes vão esperar para libertar toda a sua beleza armazenada assim que o tempo aquecer. Em termos de jardinagem, esta é uma boa altura para limpar os canteiros do seu jardim e para os proteger para o inverno. Remova todas as plantas mortas ou a morrer; faça uma poda radical dos arbustos vigorosos, cortando-os até junto ao solo, para que possam rebentar em força no ano seguinte. As plantas lenhosas são muito mais fáceis de aparar e de gerir no outono, quando perdem as folhas, embora muitas árvores prefiram ser podadas quando está ainda mais frio. As macieiras e as pereiras só devem ser podadas a partir de novembro, por exemplo.
A jardinagem de outubro continua a ser uma boa altura para plantar muitas coisas, uma vez que as plantas ainda têm tempo para se estabelecer antes do surgimento das primeiras noites geladas. Arbustos como o áster, bem como as árvores de fruto e as rosas de raiz nua são ideais para plantar em outubro. Os bolbos de primavera, como tulipas, narcisos e crocos, também podem ser plantados seguindo a regra de ouro de que a profundidade de plantação tem de ser três vezes superior ao tamanho do bolbo – assim, um bolbo com cerca de 3 cm de altura deve ser plantado a 9 cm de profundidade. Tenha cuidado com o espaçamento; as tulipas precisam de uma certa distância dos seus vizinhos para evitar doenças. Além disso, plantar bolbos demasiado perto uns dos outros pode fazer com que se privem mutuamente de nutrientes. Cubra os bolbos com terra fresca e, se o solo for argiloso, com um pouco de areia para a drenagem, e termine regando-os.
Sugestão profissional da STIHL: Para uma disposição mais natural, ao plantar bolbos coloque-se no meio do canteiro e atire-os para o ar. Plante-os onde caírem. Isto permitirá a criação de um padrão genuinamente aleatório.
Sabia que é muito fácil cultivar o seu próprio alho? É um trabalho rápido a juntar à sua jardinagem em outubro: empurre os dentes individuais alguns centímetros para dentro do solo, espaçando-os cerca de 10 cm. A geada e o tempo de inverno não estragam o alho e poderá esperar recolher cabeças de alho frescas em maio.
Limpe as folhas do relvado para evitar que a relva se torne suscetível a doenças fúngicas, como a queimadura primaveril. Para evitar a trabalheira que é juntar as folhas com um ancinho, pode simplesmente passar-lhes o corta-relva por cima. O recolhedor do corta-relva enche-se com uma mistura de relva e folhas trituradas, que é ótima para compostagem.
Não se esqueça de incluir as suas árvores na jardinagem de outono. Sem as folhas, a forma das árvores torna-se mais visível, tornando mais fácil decidir onde podar. Poderá fazê-lo em qualquer momento até março. As resistentes perenes, que permanecem no jardim durante o inverno, beneficiam da rega regular em dias sem geada. Com o frio, as plantas perdem água através da evaporação das folhas, mas não conseguem absorver água nova do solo. Se preparar em novembro o seu jardim para o inverno, ele prosperará na próxima primavera.