Como usar uma motorroçadora ou foice a motor

Saber utilizar corretamente uma motorroçadora ou foice a motor é simplesmente uma questão de optar pela técnica certa. O sucesso está garantido com o nosso guia detalhado.

FS-UNIVERSALGURT_ADVANCE_PLUS-AW-001

Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção

Trabalhar com máquinas STIHL potentes é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motorroçadora ou foice a motor. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. O manual de operação do seu produto contém mais detalhes sobre este assunto. Familiarize-se inteiramente com a motorroçadora ou foice a motor antes de a utilizar pela primeira vez e verifique se esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.

Uma mulher com óculos de segurança coloca o arnês para o ombro e demonstra que sabe como usar uma motorroçadora STIHL

Como colocar uma motorroçadora ou foice a motor com arnês

Antes de começar efetivamente a aplicar as suas técnicas com a motorroçadora ou foice a motor, tem de a equipar adequadamente. Para um trabalho eficaz e confortável, é importante que o arnês para a sua motorroçadora ou foice a motor, lhe sirva perfeitamente. Caso contrário, o peso ficará mal distribuído e a máquina será mais difícil de usar. 

Instruções em vídeo: vestir um arnês para uma motorroçadora ou foice a motor com pega tipo guiador

Uma mulher apara a erva alta dos rebordos de um jardim usando uma aparadora a bateria STIHL FSA 57

Como usar uma motorroçadora ou foice a motor: técnicas básicas

Com a técnica certa, pode obter resultados fantásticos com a sua motorroçadora ou foice a motor STIHL. Mesmo que esta seja a primeira vez que utiliza uma motorroçadora ou foice a motor, a técnica básica para aparar uma área do ervado é simples e rápida de dominar: basta mover a máquina em semicírculo, da direita para a esquerda, enquanto se desloca lentamente para a frente. Uma vantagem deste método é que as aparas de erva caem na área onde já cortou.

Uma mulher com proteção facial demonstra como usar uma motorroçadora STIHL com erva alta, ao lado de um lago

Como usar uma motorroçadora ou foice a motor com erva alta

Se a sua erva estiver muito crescida, recomendamos uma abordagem de dois passos. Primeiro desloque a sua motorroçadora ou foice a motor da esquerda para a direita a uma maior altura, para cortar as pontas da erva; em seguida, desloque-a na direção oposta, já rente ao solo, de modo a completar o corte. As aparas de erva também irão cair para a esquerda.

Instruções em vídeo: como usar uma motorroçadora ou foice a motor STIHL com erva alta

Uma pessoa a cortar erva numa extensa área de terreno plano demonstra como usar uma motorroçadora STIHL

Como realizar tarefas de corte de erva em áreas de terreno plano

A nossa dica: A melhor forma de abordar uma tarefa de corte de erva alta, em terreno plano, é utilizar o método do quadrante. Divida a área em secções menores manejáveis e avance das secções exteriores para o centro. Esta é uma abordagem metódica que dará resultados mais consistentes.

Instruções em vídeo: como usar uma motorroçadora ou foice a motor STIHL em áreas extensas

Uma pessoa a cortar erva num declive, percorrendo fileiras com a foice a motor STIHL FS 240

Como usar uma motorroçadora em colinas e declives íngremes

Se tiver de utilizar uma motorroçadora ou foice a motor para cortar erva em terreno inclinado, recomendamos o método de fileiras. Neste caso, o segredo reside em não trabalhar do topo para o sopé da colina, pois é menos seguro e os resultados obtidos são insatisfatórios. Em vez disso, percorra uma fileira com a motorroçadora ou foice a motor perpendicularmente ao declive. No final da fileira, vire-se para o lado oposto e corte a erva da fileira imediatamente acima da primeira. Esta abordagem também permite que as aparas de erva caiam para a área onde já cortou.

Instruções em vídeo: utilizar uma motorroçadora ou foice a motor STIHL em terreno inclinado

Imagem ampliada de como usar uma motorroçadora ou foice a motor STIHL junto à base de uma árvore

Lidar com obstáculos: aparar erva junto às bordas

Uma motorroçadora ou foice a motor de fio é a melhor ferramenta para aparar erva junto de árvores e arbustos sem danificar as plantas. Se várias árvores estiverem próximas umas das outras, poderá querer aparar a erva nas bordas à sua volta, antes de cortar a erva. Pode usar a proteção da motorroçadora ou foice a motor para assegurar que esta borda fique bem cortado: mantenha a proteção junto ao tronco enquanto move a motorroçadora ou foice a motor à volta da árvore. Pode utilizar um método semelhante para aparar erva ao longo de uma vedação.

Instruções em vídeo: aparar a borda à volta de obstáculos com uma motorroçadora ou foice a motor STIHL

Nota

Leia sempre as instruções de operação da sua máquina STIHL. O seu concessionário terá todo o gosto em aconselhá-lo.

Manuais do utilizador para  foices a motor ou motorroçadoras STIHL

Basta descarregar o manual do utilizador para a sua motorroçadora ou foice a motor STIHL.

Resumo: como usar uma motorroçadora ou foice a motor 

  • Use sempre equipamento de proteção individual de acordo com as instruções de operação da sua máquina STIHL
  • Acerte nos aspetos fundamentais: certifique-se de que coloca corretamente o arnês da sua motorroçadora ou foice a motor, para assegurar um trabalho confortável e eficiente
  • A maioria das pessoas move a motorroçadora ou foice a motor da direita para a esquerda
  • A melhor forma de cortar erva muito alta é deslocando a máquina nas duas direções, em duas fases
  • Aplique o método do quadrante para tratar de áreas extensas
  • Para obter os melhores resultados e assegurar a segurança máxima, a erva de um declive deve ser cortada em fileiras, perpendicularmente ao sentido do declive
  • Utilize a sua motorroçadora ou foice a motor para cortar uma borda em volta de obstáculos no relvado.