Manutenção da motorroçadora

Para um desempenho superior a longo prazo, a sua motorroçadora necessita de uma manutenção regular. Descubra os pontos-chave, bem como sugestões para a resolução de problemas.

Uma foice a motor STIHL FS 240 no chão de um jardim e um homem a aproximar-se da máquina.
A man wearing gloves cleans the cutting tool of a STIHL FS 131 brushcutter.

Antes de começar: dados sobre a manutenção da motorroçadora

As motorroçadoras de fio, utilizam um fio de corte rotativo para cortar rapidamente erva comprida e conseguir controlá-la; as foices a motor funcionam de forma semelhante e podem usar lâminas para tratar da vegetação rasteira mais difícil. Os passos de manutenção necessários são os mesmos em ambos os casos, sendo que, primeiro é sempre preciso ler atentamente as instruções de operação, onde pode encontrar informações sobre as tarefas de manutenção mais importantes.

Realize as tarefas de manutenção somente conforme aconselhado e descrito nas suas instruções de operação. Para todas as outras reparações e ações de manutenção e assistência, visite o seu concessionário STIHL, que tem os conhecimentos necessários para devolver em segurança a operacionalidade à sua máquina STIHL.

Manutenção da motorroçadora: verificação do equipamento de corte

A motorroçadora funciona com cabeças de corte que podem ser substituídas rápida e facilmente, conforme necessário. O estado do equipamento de corte é muito importante para o bom funcionamento da sua motorroçadora, pelo que deverá verificá-lo regularmente como parte da rotina de manutenção. É preciso ter sempre em conta que os vários tipos de cabeças de corte têm requisitos diferentes:

  1. Para uma cabeça de corte com fio (p. ex., AutoCut, SuperCut): abra a cabeça de corte e certifique-se de que o fio está bem enrolado – os fios não podem ficar cruzados. Se não estiverem bem alinhadas, enrole um fio de corte STIHL genuíno novo na cabeça.
  2. Cabeça de corte com lâminas de plástico (PolyCut): inspecione a cabeça de corte quanto a fendas – a existência destes sinais de desgaste indica que é necessário substituir a ferramenta. Todas as três lâminas do PolyCut devem ser sempre substituídas como um conjunto completo.
  3. Equipamentos de corte metálicos (p. ex., lâmina para cortar erva ou lâmina de trituração): devem ser inspecionados para verificar se precisam de ser afiados. Se estiverem dobradas ou partidas, terão de ser substituídas.

Cuidado regular e manutenção da motorroçadora

Depois de concluir o seu trabalho de manutenção, limpe o resguardo da motorroçadora e o equipamento de corte com um pano húmido ou uma escova macia. Para a sujidade entranhada, pode utilizar um produto de limpeza multiusos. Ao limpar, verifique se os componentes estão montados de forma segura e correta. 

Um homem reabastece uma foice a motor STIHL com mistura de gasolina e óleo.

Por que razão a minha motorroçadora não arranca?

Isto pode dever-se à mistura de gasolina – não deve usar combustível com mais de um ano. Se não tiver a certeza de quanto tempo esteve o combustível no depósito da sua motorroçadora, é melhor mudá-lo.

A faísca não se forma

Mesmo com uma manutenção regular, a vela de ignição é uma peça de desgaste que precisa de ser substituída regularmente. Se a faísca da motorroçadora não estiver a formar-se, a primeira coisa a fazer é substituir a vela de ignição. Se isso não resolver o problema, leve a máquina ao concessionário STIHL.

Resumo: manutenção da motorroçadora STIHL

  • Para uma manutenção segura, leia sempre primeiro as instruções de operação
  • Certifique-se de que utiliza a mistura certa de gasolina na motorroçadora
  • Verifique sempre o equipamento de corte da motorroçadora antes de começar a trabalhar
  • Limpe sempre a motorroçadora depois de terminar o trabalho
  • Mude a mistura de combustível conforme necessário