EPI para motorroçadora: equipamento de proteção individual para o manter seguro

Uma foice a motor ou motorroçadora é uma ferramenta potente, e é importante ter a segurança em mente quando a utiliza. Usar o equipamento de proteção individual correto é uma consideração essencial. Neste artigo indicamos qual é o EPI para motorroçadora.

Petrol, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Garden , Meadow, Safety boots without cut protection, Worker S3 laced safety boots, Face/hearing protection, Safety glasses, professional, DYNAMIC Light Plus

Descrição geral do EPI para motorroçadora

Além de garantir práticas de trabalho seguras com a sua foice a motor ou motorroçadora, tem de usar também o vestuário e o equipamento certos que o mantenham protegido. O EPI deve ser adequado à finalidade e não pode prejudicar o seu trabalho, o que significa que deve ficar bem justo ao seu corpo. Não use nada que possa ficar preso em árvores, arbustos ou mato; por exemplo, não deve usar lenços, gravatas ou bijuteria. Se tem o cabelo comprido, amarre-o para que fique acima dos ombros e apanhe-o com um lenço ou boné.

Resumimos e explicámos o que precisa de saber sobre vestuário de proteção e sobre todas as opções de EPI para trabalhar com a sua motorroçadora.

Um homem de capacete STIHL e óculos de proteção

EPI para motorroçadora: não descure o capacete

Vamos começar pelo princípio: use um capacete quando usar uma foice a motor ou motorroçadora para trabalhos de desbaste de mato alto e em locais onde exista o risco de queda de ramos e objetos. Pode optar por um capacete de segurança com viseira protetora.

EPI para motorroçadora: proteção facial e óculos de proteção

Uma pessoa de viseira e protetores auditivos a usar uma motorroçadora a gasolina STIHL FS 58 R na borda de um ervado
Ao trabalhar com uma motorroçadora, deve usar óculos de proteção individual e uma viseira ou proteção integral, pois existe o risco de ser atingido por detritos projetados. Note que uma viseira, por si só, não protege os seus olhos adequadamente.
 
Além de o proteger de ferimentos, os óculos de proteção STIHL são leves, seguros e confortáveis de usar. Os óculos de alta qualidade também absorvem a nociva radiação UV e proporcionam uma imagem sem distorções para que os seus olhos não fiquem cansados.
Mulher com proteção combinada facial e auditiva STIHL DYNAMIC BT-N a segurar motorroçadora a gasolina STIHL FS 56 R

Proteção auditiva

Trabalhar com ruído é extremamente stressante, por isso, utilizar protetores auditivos enquanto trabalha com a foice a motor ou motorroçadora facilita a concentração. As correias de cabeça STIHL e os confortáveis protetores auditivos suprimem a pressão e as frequências de som geradas pelas máquinas motorizadas. Recomendamos a sua utilização em combinação com um capacete STIHL. A proteção ocular também é sempre essencial.

Uma pessoa de luvas ajoelhada no chão a verificar uma foice a motor STIHL FS 311

EPI para motorroçadoras: proteção para as mãos

Luvas de trabalho fortes de couro ou de outro material robusto são elementos fundamentais do equipamento EPI e irão ajudá-lo a segurar a sua ferramenta em segurança. Opte por umas luvas de proteção com que se sinta confortável. Se estiver a usar uma motorroçadora, recomendamos também o nosso prático protetor de mãos especialmente desenvolvido para o efeito.
Homem com calças de proteção STIHL a transportar um capacete, caminhando por entre as árvores - EPI para motorroçadora

EPI para motorroçadora: proteção para as pernas

É importante usar vestuário de proteção justo ao corpo quando trabalhar com a sua foice a motor ou motorroçadora. E, mesmo que utilize a ferramenta apenas ocasionalmente, é sempre boa ideia proteger-se com o EPI para as pernas. As nossas calças com proteção anticorte ficam justas e são seguras. São um elemento adicional de proteção para roçadora a motor.
Pessoa sentada a amarrar os atacadores, com motorroçadora STIHL FS 56 R e viseira com protetores auditivos no chão

EPI para motorroçadora: botas

Para trabalhos pesados com a roçadora a motor, deve usar botas de segurança com uma sola antiderrapante e boa aderência, bem como biqueiras de aço. Se a sua foice a motor ou motorroçadora utiliza apenas um fio de corte, pode usar qualquer tipo de calçado robusto e antiderrapante com boa aderência. As botas são um item essencial do seu equipamento EPI.

Nota: O EPI não faz tudo! Nenhum vestuário de proteção poderá garantir uma segurança absoluta; por isso, lembre-se de que o equipamento EPI não substitui as práticas de trabalho seguras. É essencial que siga as indicações incluídas nas instruções de operação da sua foice a motor ou motorroçadora.

Instruções de operação para motorroçadoras STIHL

Descarregue as instruções de operação da sua foice a motor ou motorroçadora STIHL na nossa secção de Apoio, à sua disposição.

Resumo: EPI para motorroçadora

  • Um capacete protege-o de ramos e objetos em queda ao trabalhar no mato com uma foice a motor ou motorroçadora. Pode optar por um capacete de segurança com viseira protetora
  • Tem de usar óculos de proteção individual e proteção facial, como viseira ou protetor facial
  • A proteção auditiva minimiza os danos e o stress causados por ferramentas ruidosas
  • Luvas de proteção de boa qualidade protegem de ferimentos e ajudam-no a manter uma boa aderência à sua ferramenta
  • Vestuário justo é a escolha segura quando se trabalha com uma foice a motor ou motorroçadora
  • Botas de segurança com biqueiras de aço oferecem uma base segura e protegem-no de ferimentos