Como substituir o fio da foice a motor

Mais tarde ou mais cedo, a foice a motor irá precisar de um fio de corte novo para se manter eficaz. Substitua-o rápida e facilmente com a ajuda do nosso guia.

I-MAEHFADEN_AUFWICKELN-AW-002

Faça a escolha certa para qualquer desafio?

Quando chegar a altura de substituir o fio da foice a motor, pode ter de decidir qual é o melhor tipo para a sua máquina STIHL. A resposta depende principalmente das tarefas que a foice a motor tiver de enfrentar. A regra de ouro é que quanto mais comprida e densa for a erva que estiver a cortar, mais grosso deverá ser o fio da foice a motor. Isto também deve ser considerado ao escolher a própria foice a motor, porque quanto mais grosso for o fio usado, tanto mais potência irá precisar para obter um corte limpo. Por isso, os trabalhos mais difíceis exigem mais potência e um fio mais grosso. Para saber qual o fio de foice a motor mais adequado às suas necessidades, deve considerar primeiro as diferentes cabeças de corte disponíveis.

Três opções de cabeça de corte

A STIHL oferece uma vasta gama de foice a motors para utilizações profissionais e amadoras. Estas diferem em vários aspetos, como a potência, o tipo de acionamento e de pega, bem como a cabeça de corte fornecida de série. Contudo, apesar de as outras características mencionadas serem fixas, pode remover as cabeças instaladas nas foice a motors STIHL e substituí-las por equipamentos de corte alternativos. Isto torna-as mais versáteis, pois pode personalizar a máquina de acordo com a tarefa.

A STIHL disponibiliza três tipos de cabeças de corte que usam fio de foice a motor, sendo a principal diferença o modo como se estica e substitui o fio quando isso for necessário.

Cabeças de corte AutoCut: É mesmo fácil renovar o fio ao trabalhar com uma cabeça AutoCut. Para esticar os fios de corte duplos até ao comprimento certo, basta bater com a cabeça de corte no chão com o motor a funcionar. Isto faz acionar um mecanismo de libertação que desenrola algum fio; o comprimento é depois ajustado automaticamente através da força centrífuga à medida que a foice a motor roda.

Em resumo, as cabeças TrimCut e SuperCut são particularmente adequadas para utilizadores profissionais, ao passo que o AutoCut é indicado para utilização em ambientes particulares e profissionais, para uma polivalência perfeita. Além de ser adequada a diferentes tarefas, cada tipo de cabeça também requer um procedimento diferente quando chega o momento de recarregar ou de substituir completamente o fio da foice a motor. A cabeça da foice a motor vem carregada com uma bobina de fio, que pode ser libertado um pouco de cada vez para usar em várias tarefas de corte – mas isso não dura para sempre. Para o substituir, pode comprar um novo rolo de fio e recarregar a cabeça de corte que tiver.

Dica STIHL: Prefere usar secções de fio pré-esticadas em vez de as desenrolar de um rolo? As cabeças de corte STIHL DuroCut estão preenchidas com segmentos pré-cortados de fio de foice a motor DuroCut, fornecidos no tamanho perfeito. A DuroCut tem um núcleo flexível com uma camada exterior dura e dentes de corte, permitindo-lhe trabalhar com precisão em vegetação mais alta, densa e ligeiramente lenhosa.

Nem todas as cabeças são compatíveis com todas as máquinas. Se não tiver a certeza sobre quais as cabeças adequadas para a sua foice a motor, peça aconselhamento ao concessionário local.

Como substituir o fio da foice a motor numa cabeça vazia

Geralmente, e dependendo do tipo de modelo, existem três formas de substituir o fio da foice a motor numa cabeça de corte STIHL.

Cabeças do modelo Standard: Nestas, retire primeiro a cabeça da foice a motor e abra-a. Agora, pode aceder à bobina vazia na qual pode enrolar o fio da foice a motor. As setas ajudam-no a enrolar o fio no sentido certo. Se tiver dificuldades em recarregar e substituir o fio da foice a motor, o concessionário STIHL mais próximo terá todo o gosto em ajudá-lo.

Cabeças do modelo Comfort: As cabeças de foice a motor com funções Comfort são designadas pela letra "C" no nome do modelo. Nestas, é ainda mais fácil e prático substituir o fio da foice a motor, porque pode enrolar o fio convenientemente na bobina a partir do exterior. Basta introduzir o comprimento desejado do fio da foice a motor na cabeça de corte, de modo a que este entre por um dos lados e saia pelo outro; em seguida, gire a parte inferior da cabeça para enrolar o fio à volta da bobina no seu interior – não é necessário abrir nada. Uma coisa a assinalar quando substitui o fio nestes componentes é que as duas extremidades que sobressaem da cabeça devem ter o mesmo comprimento antes de começar a enrolar.

Existe uma terceira forma de substituir o fio da foice a motor STIHL que é adequada para os modelos Standard e Comfort: abrir a cabeça de corte e inserir uma bobina pré-enrolada.

Como substituir o fio da foice a motor: guias em vídeo

O tipo certo para a tarefa certa

A STIHL tem o fio certo para qualquer desafio. Os nossos fios de foice a motor "redondos e silenciosos" vêm instalados de série nas cabeças de corte das foice a motors STIHL. Estes fios apresentam excelentes resultados, gerando os níveis de ruído mais baixos na maioria dos ambientes de trabalho. Se precisar de substituir o fio da sua máquina, vale a pena consultar a tabela abaixo para saber se um fio de foice a motor diferente seria mais adequada para os desafios particulares do seu trabalho. Os nossos fios de foice a motor apresentam diferentes formas de perfil e espessuras – o fio de foice a motor STIHL possui também um código de cores para facilitar o reconhecimento e a orientação. Por exemplo, os fios vermelhos da foice a motor têm sempre um diâmetro de 2,7 mm.

Armazenamento e preparação

Substituir o fio da foice a motor: recipiente de plástico com algum fio solto ao lado de outro num frasco de água vedado

Antes de substituir o fio da foice a motor, recomendamos que o mantenha mergulhado em água durante, pelo menos, 24 horas antes de o utilizar. Isto acontece porque, ao longo do tempo, o fio de nylon perde humidade e, por conseguinte, elasticidade. Hidratar o fio significa maior flexibilidade, pelo que não se irá desgastar tanto. Não é necessário remover o fio da bobina: basta mergulhar a bobina diretamente em água com o fio ainda enrolado. Este processo também significa que não tem de se preocupar em guardar o fio, pois pode simplesmente deixá-lo na foice a motor até à próxima utilização.

Resumo: como substituir o fio da foice a motor

  • A STIHL disponibiliza uma variedade de cabeças de corte, fios de foice a motor e bobinas de fio adequadas a várias aplicações
  • É fácil substituir o fio da foice a motor: abra a cabeça de corte ou, no caso de foice a motors com a função Comfort, basta inserir o fio da foice a motor e rodar para o enrolar
  • Também pode inserir uma bobina pré-enrolada
  • Todo o fio da foice a motor deve ser mergulhado em água durante 24 horas antes de ser enrolado, para que retenha a humidade e a elasticidade necessárias