Como afiar a lâmina do corta-relva: alguns passos até um corte limpo?

Para conseguir um relvado perfeito, precisa de fazer a manutenção das suas principais ferramentas. Saber como afiar a lâmina do corta-relva em casa vai ser vantajoso para si.

Um corta-relva a gasolina STIHL RM 443 T num jardim com uma casa em segundo plano

Como é que sei quando afiar a lâmina de corte do meu corta-relva?

Se tiver um jardim verde de que se possa orgulhar, é dececionante quando repara que não está a conseguir aparar o relvado de forma regular e alinhada. Contudo, isto é facilmente evitável se afiar a lâmina do corta-relva regularmente e de modo proativo.

Inspecione a lâmina regularmente

Não espere que os resultados de corte se deteriorem: verifique regularmente se é necessário afiar ou substituir a lâmina.

Substitua a lâmina se estiver danificada

Se encontrar uma fissura na lâmina do corta-relvas STIHL, não tente afiá-la. Terá de substituir completamente a lâmina.

Com que frequência se deve afiar a lâmina?

Mesmo que não encontre problemas nas suas inspeções regulares, deve afiar a lâmina do corta-relva ou levá-la a um concessionário para a afiar após 20-25 horas de utilização. As lâminas das máquinas de cortar relva STIHL devem estar sempre afiadas, para que consiga obter os resultados desejados.

Um corta-relva STIHL RM 2 R na relva – importância de afiar um corta-relva

Devo afiar a minha própria lâmina ou levá-la a um profissional?

O seu concessionário STIHL e outros profissionais têm as ferramentas certas e os conhecimentos necessários para afiar a lâmina de corte do seu corta-relva, pelo que esta é a escolha mais segura para garantir que o trabalho é executado corretamente. Mas, como é óbvio, pode afiar a sua própria lâmina do corta-relva. Se tiver as ferramentas certas à mão, basta seguir as nossas instruções. É você que decide onde vai afiar a lâmina do corta-relva.

Afiar a sua própria lâmina

Se pretende afiar a lâmina de corte do seu corta-relva, necessita das ferramentas certas e de alguma perícia. Porque a lâmina de corte de um corta-relva não é um instrumento de precisão e não precisa de ficar afiada como uma lâmina de barbear, restaurar o ângulo da lâmina para afiá-la é uma tarefa que pode ser feita à mão. Contudo, sempre que afiar uma lâmina de corte de corta-relva, esta também tem de ser equilibrada para evitar vibrações indesejadas e danos no motor durante a utilização. Para tal, precisa mesmo de um calibrador de lâminas – não basta um olho atento. Mas não se esqueça: se afiar, por sua iniciativa, a lâmina do corta-relva, isso invalida a garantia contratual.

Afiação profissional da lâmina do corta-relva

Se preferir não afiar a lâmina, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em fazê-lo e normalmente afia-a como parte de uma manutenção programada do corta-relva. O seu concessionário terá também todo o gosto em remover a lâmina do corta-relva e levá-la para a afiar. 

Sugestão profissional da STIHL: O corta-relva deve ser afiado por um profissional que tenha todas as ferramentas necessárias. Esta tarefa pode ser realizada por um concessionário STIHL e também é disponibilizada por muitas lojas de bricolage e centros de jardinagem. Assim, tem diversas escolhas, relativamente a onde afiar um corta-relva.

Uma pessoa de luvas a remover a lâmina de corte de um corta-relva STIHL RM virado para cima

Como afiar a lâmina de um corta-relva: instruções passo a passo?

Mostramos-lhe os passos principais para que possa afiar você mesmo uma lâmina de corta-relva, da preparação à retificação e à calibragem.

Como afiar a lâmina de um corta-relva: materiais

  • Torno
  • Luvas de trabalho
  • Chave de bocas
  • Chave inglesa/Chave de grifos
  • Limas de oficina
  • Esmeril ou pedra de afiar
  • Calibrador
Imagem ampliada de alguém a calçar luvas de trabalho STIHL

Lembre-se sempre: segurança em primeiro lugar

Antes de olhar para a lâmina, certifique-se de que o corta-relva está desligado e não pode entrar acidentalmente em funcionamento: retire a bateria de um corta-relva a bateria, retire o cachimbo da vela de ignição de um corta-relva a gasolina, ou desligue da tomada a ficha do cabo de um corta-relva elétrico. Deve usar sempre luvas e óculos de proteção para afiar as lâminas do corta-relva, bem como ao remover e voltar a instalar a lâmina. Obviamente que a escolha mais segura é deixar a afiação da lâmina do corta-relva por conta de profissionais.

Resumo: como afiar a lâmina do corta-relvas STIHL

  • Manter a lâmina do corta-relva afiada é o segredo para um relvado bem cuidado
  • Pode afiar a lâmina do corta-relva você mesmo ou levá-la a um profissional
  • São precisos apenas alguns passos e uma ferramenta básica para afiar a lâmina do corta-relva
  • Desligue sempre o motor da ferramenta antes de afiar
  • Use sempre luvas e óculos de proteção para retirar e colocar a lâmina e para a afiar
  • A forma mais segura de ter uma lâmina de corta-relva afiada é levá-la a um profissional