Para conseguir um relvado perfeito, precisa de fazer a manutenção das suas principais ferramentas. Saber como afiar a lâmina do corta-relva em casa vai ser vantajoso para si.
03.09.2024
Se tiver um jardim verde de que se possa orgulhar, é dececionante quando repara que não está a conseguir aparar o relvado de forma regular e alinhada. Contudo, isto é facilmente evitável se afiar a lâmina do corta-relva regularmente e de modo proativo.
Não espere que os resultados de corte se deteriorem: verifique regularmente se é necessário afiar ou substituir a lâmina.
Se encontrar uma fissura na lâmina do corta-relvas STIHL, não tente afiá-la. Terá de substituir completamente a lâmina.
Mesmo que não encontre problemas nas suas inspeções regulares, deve afiar a lâmina do corta-relva ou levá-la a um concessionário para a afiar após 20-25 horas de utilização. As lâminas das máquinas de cortar relva STIHL devem estar sempre afiadas, para que consiga obter os resultados desejados.
O seu concessionário STIHL e outros profissionais têm as ferramentas certas e os conhecimentos necessários para afiar a lâmina de corte do seu corta-relva, pelo que esta é a escolha mais segura para garantir que o trabalho é executado corretamente. Mas, como é óbvio, pode afiar a sua própria lâmina do corta-relva. Se tiver as ferramentas certas à mão, basta seguir as nossas instruções. É você que decide onde vai afiar a lâmina do corta-relva.
Se pretende afiar a lâmina de corte do seu corta-relva, necessita das ferramentas certas e de alguma perícia. Porque a lâmina de corte de um corta-relva não é um instrumento de precisão e não precisa de ficar afiada como uma lâmina de barbear, restaurar o ângulo da lâmina para afiá-la é uma tarefa que pode ser feita à mão. Contudo, sempre que afiar uma lâmina de corte de corta-relva, esta também tem de ser equilibrada para evitar vibrações indesejadas e danos no motor durante a utilização. Para tal, precisa mesmo de um calibrador de lâminas – não basta um olho atento. Mas não se esqueça: se afiar, por sua iniciativa, a lâmina do corta-relva, isso invalida a garantia contratual.
Se preferir não afiar a lâmina, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em fazê-lo e normalmente afia-a como parte de uma manutenção programada do corta-relva. O seu concessionário terá também todo o gosto em remover a lâmina do corta-relva e levá-la para a afiar.
Sugestão profissional da STIHL: O corta-relva deve ser afiado por um profissional que tenha todas as ferramentas necessárias. Esta tarefa pode ser realizada por um concessionário STIHL e também é disponibilizada por muitas lojas de bricolage e centros de jardinagem. Assim, tem diversas escolhas, relativamente a onde afiar um corta-relva.
Mostramos-lhe os passos principais para que possa afiar você mesmo uma lâmina de corta-relva, da preparação à retificação e à calibragem.
Antes de começar a afiar a lâmina do corta-relva, deve assegurar-se sempre de que a ferramenta está desligada e protegida contra ativação não-intencional. Se o corta-relva for elétrico, desligue a ficha da tomada e enrole o cabo à volta da ferramenta elétrica, para ter a certeza de que ninguém volta a ligá-lo à tomada enquanto estiver a trabalhar. No caso de um corta-relva a bateria, retire a bateria e, para uma máquina a gasolina, retire o cachimbo da respetiva vela de ignição.
Precisa de aceder à lâmina na parte inferior do corta-relva para a afiar, mas cuidado ao fazê-lo: embora os corta-relvas elétricos possam simplesmente ser virados ao contrário, não se pode fazer o mesmo com os que são a gasolina. Num corta-relva a gasolina, o filtro de ar tem de estar sempre virado para cima, caso contrário existe o risco de entrar óleo de motor no filtro e danificar a ferramenta. Para aceder à lâmina, pode inclinar um corta-relva a gasolina até um ângulo máximo de 45° ou então colocá-lo sobre duas cadeiras para que possa enfiar-se debaixo dele.
Os parafusos que seguram a lâmina ao corpo do corta-relva são sempre de rosca à direita e têm de ser rodados no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio para serem removidos. Importante: use luvas para desapertar ou remover parafusos. Com uma mão, mantenha a lâmina no lugar e utilize a outra para retirar o parafuso. Se for demasiado difícil remover o parafuso só com uma mão, peça a outra pessoa para segurar a lâmina ou utilize um bloco de madeira para a fixar no lugar.
Antes de começar a afiar a lâmina do corta-relva, deve limpá-la, de preferência com uma espátula ou uma escova de arame. Verifique a lâmina neste ponto: se vir fissuras ou entalhes, a lâmina deve ser substituída.
Depois de remover e limpar a lâmina, fixe-a num torno de modo a que os gumes possam ser limados facilmente com um movimento ascendente para os afiar. É vantajoso colocar algum tipo de amortecimento entre as mandíbulas do torno e a lâmina, como por exemplo, restos de couro antigo.
Use uma lima para oficina na lâmina, trabalhando num sentido e acompanhando a curva da aresta. Continue a fazê-lo até a aresta da lâmina parecer completamente lisa e mantenha sempre um ângulo de afiação de 30° à medida que lima.
Sugestão profissional da STIHL: Um pouco de giz na sua lima produz resultados de limagem ainda mais suaves.
Depois de limar, solte a lâmina e coloque-a no calibrador. Se a lâmina do corta-relva ficar nivelada, significa que está equilibrada e pode voltar a ser colocada; se a lâmina pender para um dos lados, deverá limar do lado mais pesado, repetindo os passos 6 e 7 até ficar perfeitamente equilibrada.
Antes de olhar para a lâmina, certifique-se de que o corta-relva está desligado e não pode entrar acidentalmente em funcionamento: retire a bateria de um corta-relva a bateria, retire o cachimbo da vela de ignição de um corta-relva a gasolina, ou desligue da tomada a ficha do cabo de um corta-relva elétrico. Deve usar sempre luvas e óculos de proteção para afiar as lâminas do corta-relva, bem como ao remover e voltar a instalar a lâmina. Obviamente que a escolha mais segura é deixar a afiação da lâmina do corta-relva por conta de profissionais.