Preparar o corta-relva para o inverno: prepare o seu corta-relva para o armazenamento de inverno

Recomendamos que prepare o seu corta-relva para o inverno antes de começar a estação fria. Principalmente se não planeia cortar relva durante o inverno. Estas são as principais coisas a fazer antes de guardar um corta-relva para o inverno.

RM-RM448TC-AW-061

Ligeira manutenção antes de uma longa pausa: passos para preparar bem um corta-relva para o inverno

Quando as temperaturas descem e a relva entra num estado dormente, o corta-relva pode começar a sonhar com as férias de inverno. No entanto, antes de começar, é necessário preparar o corta-relva para o guardar no inverno. Por outras palavras, terá de fazer a manutenção correta da máquina de cortar relva para garantir que esta não fica danificado durante o armazenamento, por exemplo, por sujidade acumulada ou resíduos de combustível na máquina. Com apenas uma ligeira manutenção de preparação para o inverno, no final da estação, poderá ter a certeza de que o seu corta-relva se encontrará nas melhores condições quando precisar dele novamente, pronto a ajudá-lo no jardim. E uma boa rotina anual de preparação para o inverno significa uma vida longa e fiável para o seu corta-relva.

Compilámos as dicas mais importantes para a manutenção de inverno do seu corta-relvas STIHL.

Precauções de segurança importantes: Tem de retirar a vela de ignição dos corta-relvas a gasolina antes da preparação para o inverno ou antes de realizar qualquer trabalho na máquina. No caso dos corta-relvas elétricos, desligue o cabo de alimentação e, para os corta-relvas a bateria, retire a bateria.

Como preparar um corta-relva a gasolina para o armazenamento de inverno?

Como preparar o motor do seu corta-relva a gasolina para o armazenamento de inverno?

Pessoa bombeia gasolina de um corta-relva a gasolina STIHL RM 448 TC para prepará-lo para o inverno

Esvaziar o depósito de combustível

É importante garantir que o depósito de combustível do corta-relva está vazio antes da pausa de inverno. A gasolina que restar perde a sua inflamabilidade durante o inverno, o que significa que poderá ter problemas ao ligar o corta-relva se deixar gasolina no depósito até à primavera. Se houver apenas um pouco de combustível no depósito depois de ter feito o último corte, recomendamos que deixe o corta-relva a funcionar ao ralenti até o motor parar sozinho.

Imagem ampliada de uma vareta retirada do corta-relva segurada com um pano para verificar o nível do óleo

Verificar o nível do óleo

Ao preparar o corta-relva a gasolina para o inverno, é importante garantir que o nível do óleo é o certo. A sua máquina deve ser mantida em perfeitas condições de funcionamento – mesmo durante o armazenamento no inverno. Se o óleo precisar de ser mudado perto do final da estação, deverá fazê-lo imediatamente, em vez de deixar isso para depois do inverno. O seu concessionário STIHL terá todo o gosto em ajudá-lo com a mudança de óleo, mas se preferir fazê-lo você mesmo, cumpra as instruções de operação e utilize o óleo da marca recomendada.

Preparação do corta-relva a bateria e da própria bateria para o inverno

Muitos dos passos da preparação de um corta-relva a bateria para o armazenamento de inverno são iguais aos do motor de combustão ou do corta-relva elétrico: os corta-relvas a bateria também devem ser bem limpos e as peças móveis, lubrificadas. Mas, antes de o fazer, retire a bateria do corta-relva e tape os pontos de contacto.

Deve carregar a bateria até cerca de 75% e, em seguida, armazená-la separadamente do corta-relva, num local seco entre os 10 e os 15 °C: estas condições garantem que a bateria permanece intacta, mantém a sua capacidade de armazenamento e fica completamente operacional na próxima estação. Se a bateria do corta-relva a bateria for fixa e não for removível, é necessário preparar a máquina para o inverno como uma unidade, o que significa armazenar todo o corta-relva num local quente e seco.

RM-RMA339C-AW-016

Resumo: como preparar o corta-relva para o inverno

  • Limpe bem o corta-relva
  • Verifique a lâmina de corte
  • Guarde em local seco
  • Não deixe combustível no depósito
  • Verifique o nível do óleo
  • Para corta-relvas a bateria: retire as baterias e guarde-as num local seco e quente