Tudo sobre o processo de carregar bateria de lítio
A bateria de iões de lítio é uma tecnologia atual, mas persistem alguns mitos antigos. Descubra os factos sobre o processo de carregar baterias.
18.10.2024
Carregar uma bateria de lítio nova
Muitas pessoas pensam que as baterias têm de ser completamente carregadas logo a seguir à compra – de preferência, à noite durante, pelo menos, dez horas. O raciocínio é que, se não o fizer, a capacidade total não estará disponível depois do carregamento, mas isso não acontece com a tecnologia de iões de lítio. Isso era necessário para as baterias de níquel-cádmio (NiCd), que foram amplamente substituídas, porque tinham uma elevada taxa de descarga espontânea. Por isso, se uma bateria estivesse na prateleira de um concessionário durante muito tempo, perderia energia e teria de ser carregada após a compra.
Uma bateria de lítio não precisa de um carregamento inicial muito longo
As baterias de iões de lítio de alta tecnologia não precisam de um carregamento prolongado antes da primeira utilização. A STIHL fornece todas as baterias carregadas a 30% – independentemente do tempo de armazenamento nas instalações do concessionário. Uma vez que a bateria de iões de lítio STIHL está protegida contra descarga espontânea, pode confiar neste nível de carga no momento da compra. Antes da primeira utilização, deve carregar a sua bateria de iões de lítio até 80-100%. O carregamento até este nível demora entre 30 minutos e quatro horas e meia, dependendo da bateria.
Notícias sobre bateria de ião lítio: O que é o efeito de memória?
O efeito de memória consiste na perda permanente de capacidade que afeta as baterias de níquel-cádmio. O carregamento parcial repetido reduz a quantidade de energia que a bateria disponibiliza, uma vez que apenas "se recorda" da quantidade de energia adicionada mais recentemente em vez da sua capacidade total. Com a chegada das baterias de iões de lítio, este problema inerente ao carregamento parcial passou a ser coisa do passado.
Quais são as vantagens dos produtos STIHL com bateria de lítio?
A STIHL utiliza células de iões de lítio de alta tecnologia em todos os seus produtos a bateria. Esta tecnologia apresenta uma descarga espontânea excecionalmente baixa, pelo que não precisa de carregar completamente a bateria antes de cada utilização, ficando a sua nova máquina operacional num curto espaço de tempo. Num ano, uma bateria de iões de lítio STIHL perde apenas 1-3% de capacidade devido a descarga espontânea.
Ótima proteção contra descarga excessiva
Uma bateria de iões de lítio STIHL possui componentes eletrónicos incorporados que configuram automaticamente a bateria para o estado de repouso caso esta não seja utilizada durante longos períodos. Isto protege contra a descarga excessiva.
Baterias de lítio: Vale a pena lembrar!
Todas as baterias STIHL são fornecidas aos concessionários com um nível de carga predefinido de fábrica de 30%. Antes da primeira utilização, a bateria deve ser carregada até 80-100%.
É perigoso carregar uma bateria de iões de lítio durante demasiado tempo?
É normal uma bateria ficar quente durante o carregamento, não constituindo isso motivo de preocupação. Embora nunca seja de excluir a rara possibilidade de um defeito, as baterias de alta qualidade estão, no essencial, protegidas contra sobreaquecimento. No entanto, ao carregar uma bateria barata ou de uma marca de imitação, o risco potencial é considerável.
Uma reação térmica no interior da bateria pode ser desencadeada pelo calor resultante da sobrecarga, bem como em ambientes quentes – se a bateria for carregada ou armazenada à chapa do sol, por exemplo. Esta reação pode causar a libertação de gases tóxicos ou mesmo fazer com que a bateria se incendeie ou expluda. Não é mau que os utilizadores de máquinas tenham em atenção o risco de incêndio, mas vale a pena perceber que cada tipo de bateria não acarreta o mesmo risco ao carregar.
Risco de incêndio reduzido com uma bateria de iões de lítio
As baterias de lítio de alta tecnologia acarretam um risco de incêndio muito baixo, graças ao sistema de gestão da bateria integrado, que assegura que, quando uma bateria atinge a sua capacidade total de carregamento, o processo de carregamento é interrompido e a corrente é desligada. Isto evita a sobrecarga e a acumulação de calor associada.
Quando o calor se acumula na bateria
As baterias podem explodir se se acumular demasiado calor. Se uma bateria exceder largamente o seu intervalo de temperatura permitido, poderá ocorrer uma reação de "fuga térmica"; esta é uma reação química exotérmica, que se amplia automaticamente. Significa que a acumulação de calor no interior da bateria se perpetua automaticamente e faz com que o núcleo da bateria se funda.
Confie nos mais elevados padrões de segurança
Para evitar a sobrecarga ou a acumulação excessiva de calor, a STIHL utiliza apenas células de iões de lítio que cumprem os mais elevados padrões de segurança. Todas as baterias e todos os carregadores STIHL dispõem de mecanismos de segurança para evitar a sobrecarga e a acumulação de calor.
O sistema de gestão da bateria monitoriza a temperatura
Cada célula de uma bateria de iões de lítio STIHL é monitorizada por um sistema de gestão da bateria. Um sensor integrado mede a temperatura no ponto mais quente dentro da bateria; se a temperatura for demasiado elevada, o processo de carregamento é interrompido.
A bateria e o carregador continuam a trocar dados: quando o nível de carga atinge 80%, o carregador continua a carregar, mas muda automaticamente para um nível de carregamento muito baixo e ligeiro. Quando a bateria de iões de lítio está totalmente carregada, o carregador para automaticamente o processo de carregamento desligando a corrente.
Manter sempre os produtos a bateria protegidos da humidade e do calor
Uma unidade de bateria ou um produto com uma bateria integrada só deve ficar exposto a fatores ambientais de forma limitada e controlada: proteja sempre a sua bateria da chuva e da humidade, bem como de chamas desprotegidas. A carga térmica máxima não pode exceder os 100 °C.
O que significam os símbolos na sua máquina a bateria de iões de lítio
O motor elétrico sem escovas (EC) da STIHL é eficiente do ponto de vista energético e praticamente isento de desgaste, graças às funcionalidades que incluem, a montante, os componentes eletrónicos de EC da STIHL. Funcionando como um centro de comutação inteligente, este deteta em qualquer momento qual a bateria que está instalada na máquina e fornece ao motor EC a potência adequada para essa bateria. A máquina é constantemente abastecida com a potência ideal ao longo do processo de descarga da bateria.
As máquinas a bateria de iões de lítio STIHL com este símbolo também podem ser utilizadas à chuva. Os sinais de informação na máquina e nas instruções de operação também devem ser tidos em conta. Note que a chuva, o nevoeiro e outra humidade ocorrem a diferentes níveis de intensidade e que as máquinas não podem ser usadas em condições extremas. Isto também não se aplica ao processo de carregamento.
A tecnologia de baterias torna as máquinas a bateria STIHL ideais para áreas sensíveis ao ruído, como as instalações hospitalares, parques e zonas residenciais. Siga as informações fornecidas no manual do utilizador.
Com as baterias de iões de lítio substituíveis do sistema a bateria STIHL, nunca perde energia durante o trabalho: com duas baterias para carregamento e utilização, pode sempre continuar a trabalhar.
Se a bateria aquecer
As proteções elétricas na bateria, no carregador e na máquina evitam o sobreaquecimento, desligando automaticamente funções em pontos críticos. No caso improvável de sobreaquecimento, todas as células da bateria estão protegidas por uma caixa robusta e retardadora de chamas.
A temperatura de uma bateria tem impacto na quantidade de energia fornecida?
Já foi uma crença muito comum achar que é preciso colocar uma bateria num aquecedor durante o carregamento, tendo em conta que o calor adicional aumentaria a atividade elétrica durante o processo de carregamento, preservando e prolongando assim a vida útil da bateria. Essa teoria afirmava mesmo que uma bateria com descarga profunda poderia voltar a ser reativada depois de aquecida, uma vez que apenas uma bateria quente pode utilizar todas as suas reservas de energia. Hoje sabemos que não só isto é falso, como também é algo que danifica a bateria.
Não aquecer uma bateria de iões de lítio
A sua bateria de iões de lítio não deve ser colocada num aquecedor para ser carregada. Aquecer uma bateria que esteja a carregar não poupa a bateria nem aumenta a sua capacidade. Na verdade, a bateria pode ficar danificada se as temperaturas forem demasiado elevadas ou demasiado baixas. A melhor forma de carregar a sua bateria de iões de lítio é à temperatura ambiente normal ou a temperaturas exteriores moderadas. Aconselhamos que verifique sempre o intervalo de temperatura admissível para a sua bateria.
Ao carregar e descarregar, os iões deslocam-se de um elétrodo de bateria para o outro, dependendo do sentido do fluxo. Se a bateria ficar demasiado quente devido ao processo, as partículas aceleram e o material degrada-se, reduzindo a vida útil da bateria. Se a bateria sobreaquecer, na pior das hipóteses, poderão ser libertados gases altamente inflamáveis, inutilizando a bateria. De um modo geral, recomendamos que esteja sempre ciente do intervalo de temperatura admissível da sua bateria. Pode encontrar a seguir mais informações sobre a temperatura de carregamento ideal para baterias de iões de lítio.
Temperaturas excessivamente elevadas reduzem a vida útil da bateria
Simplificando, uma bateria de iões de lítio de alta tecnologia é composta por um ânodo, um cátodo, um separador e um eletrólito. O eletrólito é um composto químico em estado líquido ou de tipo gel, que assegura que as partículas (iões) carregadas eletricamente são transportadas do ânodo para o cátodo. Se as temperaturas forem demasiado elevadas durante o carregamento ou a utilização, os iões movem-se entre o ânodo e o cátodo e o eletrólito degrada-se, ficando inutilizado.
Proteja a sua bateria do frio e da geada
Uma bateria de iões de lítio também pode ficar danificada se as temperaturas forem demasiado baixas. Ao passo que as partículas são aceleradas com o calor, com o frio o processo abranda drasticamente, pelo que pode não ser possível carregar uma bateria congelada. Recomendamos que não armazene a bateria e a máquina a bateria no exterior durante o inverno e que assegure sempre uma temperatura ambiente moderada durante o carregamento ou armazenamento, por exemplo, numa cave ou numa garagem.
Temperatura de carregamento ideal para baterias de iões de lítio
A sua bateria de iões de lítio STIHL pode ser carregada sem qualquer problema a temperaturas entre 5 °C e 40 °C. Os carregadores STIHL também incorporam funcionalidades de segurança que permitem que, se a bateria estiver demasiado quente quando é inserida no carregador, após um longo período de utilização, o carregamento só comece quando baixar para uma temperatura adequada.
Indicador de carga da bateria STIHL
Os quatro LEDs numa bateria de iões de lítio STIHL comunicam o nível de carga, mas também podem indicar uma falha na máquina ou na bateria. Prima o botão na bateria e os LEDs acendem-se a verde durante cerca de cinco segundos e, em seguida, indicam o nível de carga. Se apenas um LED piscar a verde, significa que o nível da bateria está baixo.
Os LEDs verdes também indicam o nível de carga quando a bateria de iões de lítio está num carregador (se nenhum LED estiver aceso, significa que o carregamento está concluído). Se os LEDs estiverem acesos ou intermitentes a vermelho durante o carregamento, é porque ocorreu uma falha.
Resumo: carregar uma bateria de iões de lítio
- Uma bateria de iões de lítio STIHL deve ser carregada até 80-100% antes da primeira utilização
- As tecnologias de segurança evitam que as baterias de iões de lítio sobreaqueçam
- O carregamento durante a noite é seguro
- Proteja a sua bateria de iões de lítio da humidade, do calor e do frio