Limpeza das pedras do pavimento: dicas úteis para caminhos limpos

Elimine a sujidade do dia-a-dia com métodos simples – iremos mostrar-lhe como limpar eficazmente os espaços no exterior da casa.

Um homem faz a limpeza das pedras do pavimento à frente da casa com uma máquina de limpeza de alta pressão STIHL RE 110

Limpeza das pedras do pavimento: máquina de limpeza de alta pressão

As máquinas de limpeza de alta pressão são uma forma eficaz de eliminar a sujidade e as ervas dos seus caminhos. A elevada pressão da água dissolve mesmo a sujidade mais entranhada e limpa rápida e completamente, pedra a pedra. Uma máquina de lavagem de alta pressão é especialmente eficaz em áreas grandes: o trabalho é realizado de forma rápida e sem esforço.

Algumas dicas gerais a ter em conta ao trabalhar com uma máquina de limpeza de alta pressão:

  • Nem todas as pedras de pavimento podem ser limpas com uma máquina de limpeza de alta pressão. Os pavimentos de betão e de pedra dura podem ser limpos com baixa pressão de água, por exemplo, com um produto de limpeza de superfícies. Primeiro, faça um teste de limpeza numa área discreta para ver como as pedras reagem e se são adequadas para limpar com uma máquina de limpeza de alta pressão.
  • O dispositivo de limpeza de superfícies funciona de forma particularmente suave e não gera salpicos, o que significa que as zonas circundantes permanecem limpas enquanto trabalha. Ao utilizar a boquilha de jato em leque, certifique-se de que existe uma distância suficiente entre esta e as pedras do pavimento.
  • Não trabalhe com chuva ou humidade.
Limpeza das pedras do pavimento: homem a eliminar folhas do pavimento com um soprador de mão a bateria STIHL BGA 57

1.º passo: eliminar a sujidade maior

Limpe a superfície visada. Elimine a sujidade e as folhas antes de limpar com uma máquina de limpeza de alta pressão. Se usar um soprador de mão ou um aspirador/picador, o trabalho fica feito num instante.

Use um raspador de juntas para fazer a limpeza das pedras do pavimento e remover musgo e ervas daninhas das juntas

2.º passo: limpar as juntas

Remova o musgo e as ervas das juntas, uma vez que as raízes danificam permanentemente as pedras do pavimento. Muitas pessoas não sabem que a utilização de pesticidas em pedra é proibida por lei, uma vez que químicos nocivos para o ambiente podem penetrar no solo e nas águas subterrâneas a partir daí e poluí-las.

Para as juntas cheias de gravilha ou areia, é melhor trabalhar com um raspador de juntas ou uma escova de arame. Também pode ser utilizada uma máquina de lavagem de alta pressão em juntas abertas. Basta voltar a encher com o material expulso depois da limpeza. As juntas fechadas podem ser limpas facilmente com uma máquina de limpeza de alta pressão.

Remova as ervas com a máquina de limpeza de alta pressão

Remover musgo e ervas das juntas pode ser complicado e demorado. A utilização de uma máquina de limpeza de alta pressão facilita o processo: a matéria orgânica pode ser eliminada apenas com a pressão da água para poupar água e sem a adição de detergentes. Isto é bom para si e para o ambiente.

A utilização de uma máquina de lavagem de alta pressão para o controlo de ervas daninhas proporciona resultados duradouros. O jato de água penetra entre as pedras individuais e arrasta não só as plantas, mas também as suas sementes, abrandando o crescimento das ervas.

Limpeza de pedras do pavimento no espaço verde com uma máquina de limpeza de alta pressão STIHL RE 110

3.º passo: limpe as pedras do pavimento

Agora que já eliminou a sujidade maior e as ervas daninhas, está na altura de limpar as pedras do pavimento.

Se a sujidade for muita, aplique o detergente diretamente com a máquina de limpeza de alta pressão e deixe atuar. O detergente para pedra e fachadas STIHL CS 100 elimina com segurança o verdete mais persistente, sujidade das emissões, fuligem e pó. A solução é biodegradável e compatível com qualquer máquina de limpeza de alta pressão STIHL.

Depois de fazer a limpeza das pedras do pavimento, pode utilizar uma vassoura para encher as cavidades das juntas

4.º passo: voltar a encher as juntas

Se tiver sido retirado demasiado material das fendas durante a limpeza, deverá repô-lo. Isto é importante para que as pedras do pavimento não se movam posteriormente e formem cavidades.

Limpeza de caminhos pavimentados: requisitos legais

A água utilizada para limpar as pedras do pavimento pode estar contaminada com químicos, ácidos e outros poluentes. Estes não devem ser descarregados para o sistema de esgotos ou para as águas subterrâneas. Para garantir que isto não acontece, a eliminação de águas residuais é regulada por disposições legais. Estas variam de local para local e, em caso de infração, podem ser aplicadas multas. Antes de limpar as pedras do seu pavimento, deve verificar os regulamentos aplicáveis junto das autoridades locais.

Limpeza das pedras do pavimento: produtos domésticos

Se não tiver um detergente para pedra à mão, pode recorrer a receitas caseiras simples. Água quente, uma escova macia e sabão neutro são tudo o que precisa para limpar áreas pequenas. Os cristais de soda também são muito eficazes no combate à sujidade. Nunca deve adicionar detergentes domésticos à sua máquina de limpeza de alta pressão. A unidade de alta pressão só deve ser enchida com um detergente adequado.

Limpeza das pedras do pavimento com cristais de soda

Uma mistura de cristais de soda e água é um detergente eficaz, mas fortemente alcalino. Pode ser utilizado para blocos de betão particularmente sujos. Use sempre óculos panorâmicos de segurança quando trabalhar com esta mistura, pois os cristais de soda podem irritar os olhos. Também deve usar sempre luvas de trabalho.

  • A quantidade de mistura necessária depende da superfície a limpar. Em geral, deve utilizar 10 g de cristais de soda por 1 l de água. Espalhe a mistura sobre as pedras com uma vassoura e deixe atuar durante cerca de 5 a 6 h. Enxague a solução com água limpa da máquina de limpeza de alta pressão ou da mangueira de espaço verde, certificando-se de que cumpre os regulamentos locais sobre águas residuais.

Não recomendado: limpar as pedras do pavimento com vinagre

O vinagre é um detergente doméstico popular para limpar uma variedade de superfícies. No entanto, não é adequado para a limpeza de pedras pelas seguintes razões:

  • O ácido acético ataca as juntas entre as pedras do pavimento e pode, assim, desestabilizar o substrato por baixo das pedras.
  • O vinagre deixa manchas claras e não deve entrar em contacto com a pedra calcária. Isto significa que não deve utilizar vinagre na limpeza de pavimentos exteriores de betão ou de pedra natural.
  • O ácido acético irrita o trato respiratório e as mucosas, pelo que existe o risco de queimaduras químicas se for utilizado incorretamente ou se salpicar.

Limpeza das pedras do pavimento: características especiais do betão e da pedra natural

A forma como limpa as pedras do pavimento depende do seu estado. Antes de limpar, deve verificar que materiais são utilizados no seu espaço verde.

Geralmente, a distinção é feita entre o betão e a pedra natural.

Mobiliário de madeira num deck espaçoso com pavimento de betão num espaço verde grande

Limpeza de blocos de betão

Os blocos de betão são as pedras de pavimento mais utilizadas e apresentam-se numa variedade de formas. As pedras compostas podem ser limpas com um produto de limpeza de superfícies. Para verificar a compatibilidade da superfície da pedra, comece com uma pressão de água baixa e aumente conforme necessário.

Os blocos de betão suportam detergentes neutros e alcalinos. No entanto, são feitos de calcário sensível a ácidos e podem ficar danificados se forem limpos com agentes ácidos.

Remoção de depósitos de calcário

As manchas brancas no pavimento exterior em betão são perfeitamente naturais, mas algumas pessoas acham-nas irritantes. São típicas em pedras acabadas de assentar e não são mais do que o excesso de calcário, que é libertado do betão depois de este ter sido exposto à chuva e à humidade. Estas manchas podem ser removidas muito facilmente e sem prejudicar o ambiente – com uma vassoura, água e, se necessário, um detergente neutro.

Duas espreguiçadeiras de madeira num deck com pavimento de pedra natural

Limpeza de pedras naturais

O pavimento natural de granito, mármore, grés ou basalto é elegante e de alta qualidade. Para manter a beleza da pedra natural, só deve utilizar agentes de limpeza de pH neutro. O ácido e os surfatantes podem danificar o material natural.

Os pavimentos em pedra dura, como granito, basalto e quartzito, são mais fáceis de limpar com uma máquina de limpeza de alta pressão. Estes materiais são robustos e suportam a elevada pressão da água. Os caminhos de tijolo recozido também podem ser limpos com uma máquina de limpeza de alta pressão.

Para materiais mais macios, deve proceder com cuidado: é sempre seguro utilizar água morna, uma escova macia e um produto de limpeza neutro.

Resumo: Limpeza das pedras do pavimento

  • As máquina de limpeza de alta pressão são a forma mais eficaz de eliminar a sujidade e as ervas dos seus caminhos.
  • Comece com uma pressão de água baixa e verifique se as pedras são adequadas para as máquinas de limpeza de alta pressão, limpando primeiro numa área discreta.
  • As pedras de pavimento de betão e pedra dura, como granito, basalto e quartzito, podem ser limpas com um dispositivo de limpeza de superfícies. As pedras naturais macias e porosas devem ser limpas suavemente com água morna, uma escova macia e um agente de limpeza de pH neutro.
  • Os pavimentos de betão e de pedra natural são sensíveis ao ácido e não devem ser limpos com vinagre.
  • Para proteger o ambiente, deve utilizar apenas detergentes biodegradáveis, como o detergente para pedra e fachadas STIHL CS 100.
  • As manchas brancas nas pedras do pavimento são depósitos de calcário natural, que ocorrem sobretudo nas pedras novas. Acabam por desaparecer por si só passado um ou dois anos. Pode acelerar este processo lavando regularmente as pedras com água, uma vassoura e, se necessário, um produto de limpeza neutro.
  • As juntas fechadas podem ser limpas facilmente com uma máquina de limpeza de alta pressão. Um raspador de juntas ou uma escova de arame é adequada para juntas com gravilha ou areia. Também pode usar uma máquina de limpeza de alta pressão. Basta voltar a encher com o material expulso depois da limpeza.
  • Ao usar detergente e produtos de manutenção, certifique-se de que cumpre os regulamentos locais relativos a águas residuais.
  • Se não tiver um produto de limpeza para pedra, utilize um sabão neutro ou, para blocos de betão, uma mistura de cristais de soda e água. Use sempre óculos panorâmicos de segurança, dado que os salpicos de sódio podem irritar os olhos.