Tudo sobre como aparar os rebordos de um relvado

O acabamento do rebordo do relvado não é o forte do seu fiel corta-relva. Tenha à mão as ferramentas de aparar certas para um relvado irrepreensível. Neste artigo iremos mostrar-lhe como aparar os rebordos de um relvado.

Relva na base de uma árvore a ser aparada com uma motorroçadora a bateria STIHL FS 57 - aparar rebordos de relva

Cortar + aparar = resultados perfeitos

Enquanto orgulhoso jardineiro, tem uma minuciosa rotina de corte de relva e quer que o seu espaço verde esteja sempre no seu melhor. Mas se tiver rebordos de canteiros de flores ou canteiros elevados junto ao relvado, saberá que os excelentes resultados do corta-relvas raramente se estendem até ao limite do seu relvado. Para conseguir um rebordo de relvado perfeito só precisa da ferramenta certa e de algumas orientações.

Cortar primeiro

Eis uma dica simples e prática: aparar os rebordos de relva antes de fazer o corte. Isto significa que as aparas de corte serão recolhidas facilmente pelo corta-relva.

Minipodadoras a bateria STIHL HSA 26 a serem usadas para aparar relva – aprenda como aparar os rebordos de um relvado

Viver nos limites: máquinas para aparar os rebordos de um relvado

Acertar na ferramenta é uma questão de considerar a quantidade de espaço verde que precisa de aparar e se está disposto a fazer o trabalho à mão ou se prefere ter a ajuda de uma máquina. 

Uma máquina ajuda-o a enfrentar áreas grandes de forma rápida e cómoda. Se tiver apenas relva ou outras plantas pequenas, como dentes-de-leão, no rebordo de relvado, um aparador de relva leve e fácil de utilizar é a escolha ideal, por utilizar por exemplo um aparador de relva elétrico. 

Para áreas maiores, recomendamos uma foice a motor mais potente ou uma máquina semelhante, podendo optar entre foices a motor e aparadoras a gasolina ou elétricas, com fio e sem fio. Em alternativa, se não tiver demasiado rebordos para aparar no relvado, pode optar pela minipodadora a bateria STIHL HSA 26, que vem com um acessório ideal para a manutenção dos rebordos no seu relvado.

Minipodadora a bateria STIHL HSA 26 a ser usada para aparar os rebordos de um relvado

Minipodadora a bateria para aparar os rebordos de um relvado

As minipodadoras a bateria são máquinas compactas e práticas para aparar os rebordos de um relvado com precisão. Também são rápidas e fáceis de usar, quer esteja a aparar à volta do rebordo de um relvado ou de canteiros de flores, de um pátio ou de vedações e paredes. Ao aparar, mantenha os movimentos uniformes e corte sempre no mesmo sentido.

Com que frequência preciso de aparar os rebordos do meu relvado?

Recomendamos que inclua o aparamento de rebordos na rotina de corte do relvado: sempre que quiser cortar a relva, comece por apará-la em toda a volta do rebordo. Para resultados mais uniformes, faça tudo de uma só vez. Se a relva estiver a crescer rapidamente na primavera, pode cortá-la até duas vezes por semana. Quando o tempo ficar quente e seco, não corte a relva mais do que uma vez por semana. Serve de orientação, mas lembre-se de que cada relvado é diferente. Um relvado originário de uma mistura de sementes de relva ornamental é muito mais exigente do que um simples relvado recreativo e precisará de ser cortado e aparado com mais frequência. Se tiver um relvado ornamental, pode ter de aparar os rebordos de um relvado 30 a 60 vezes por ano, enquanto para um relvado recreativo, 8 a 10 vezes por ano será suficiente.

Técnicas para aparar rebordos de um relvado

Se usar uma minipodadora a bateria para aparar os rebordos de relva, a técnica é bastante intuitiva: basta mover a máquina suavemente à altura a que está a aparar. Para obter resultados uniformes, recomendamos que faça todo o corte dos rebordos do seu relvado de uma só vez. Se estiver a utilizar uma aparadora, motorroçadora ou uma foice a motor, deve ter em conta alguns aspetos adicionais.

Aparar rebordos de um relvado com uma foice a motor, motorroçadora ou um aparador de relva

Se precisar de aparar os rebordos de um relvado grande ou de uma relva muito comprida, recomendamos a utilização de uma foice a motor, motorroçadora ou de um aparador de relva. A técnica certa e o equilíbrio são importantes para aparar relva sem esforço nos rebordos.

Uma mulher a aparar os rebordos de um relvado à volta de alguns arbustos com uma motorroçadora a bateria STIHL FSA 57

Ajuste a máquina à altura indicada para a sua estatura e segure-a como descrito nas respetivas instruções de operação. Quando aparar nos rebordos do relvado, mantenha a aparadora à altura certa acima do solo e descreva com ela suaves movimentos de varrimento. A cabeça de corte não pode tocar no solo para não sofrer um desgaste prematuro.

Sugestão profissional da STIHL: Se tiver uma máquina de aparar com um fio de corte que não usa há algum tempo, recomendamos que deixe toda a bobina de molho em água durante um dia ou mais antes de começar a trabalhar com ela. A imersão devolve a flexibilidade ao fio e torna-o menos quebradiço, pelo que irá durar mais tempo e ter um melhor desempenho.

Para obter bons resultados a longo prazo, leia as nossas dicas sobre a manutenção e o armazenamento adequados da sua foice a motor ou motorroçadora.

Uma mulher com proteção auditiva e proteção facial a usar uma motorroçadora STIHL FS para aparar o rebordo de um relvado

Aparar os rebordos de um relvado: a postura correta

Ajuste a sua foice a motor ou aparadora à sua estatura. Para evitar dores nas costas, deve usar a máquina de aparar de pé e com as costas direitas; o equipamento de corte só deve estar a tocar no chão quando você estiver endireitado. Segure sempre na foice a motor ou no aparador de relva com as duas mãos ao cortar o rebordo da relva, a fim de assegurar uma boa ergonomia durante a utilização da máquina.

Considerações de segurança ao aparar os rebordos de um relvado

Ao aparar a relva com uma máquina, mantenha uma distância mínima de 15 m em relação a outras pessoas. As aparadoras podem projetar pedras pequenas, paus ou outros resíduos presentes no solo, pelo que a sua utilização implica usar sempre óculos de proteção, a devida proteção facial e vestuário de trabalho adequado. Para máquinas a gasolina, precisa ainda de proteção auditiva. As instruções de operação da sua máquina têm mais informações sobre o equipamento de proteção individual.

Reajustar o fio de corte em foices a motor e aparadoras

Se tiver uma foice a motor, motorroçadora e ou um aparador de relva com uma cabeça de corte STIHL AutoCut, é fácil fazer sair o fio de corte, mesmo quando estiver a aparar os rebordos de um relvado: basta tocar no chão com a cabeça de corte para libertar o mecanismo de retenção do fio e este roda para libertar mais fio de corte. O comprimento reajusta-se automaticamente. Se, no início, o fio de corte estiver demasiado comprido depois do ajuste, o mecanismo pode fazer algum barulho por o excesso de fio de corte estar a bater no resguardo. Não se preocupe se isso acontecer, pois a lâmina integrada no resguardo corta o fio para o comprimento certo depois de duas ou três rotações.

Deve substituir regularmente o fio e as cabeças da aparadora.

Resumo: aparar os rebordos de um relvado

  • Apare os rebordos de um relvado em toda a volta antes de começar a cortar a relva
  • Inclua o aparamento na sua rotina sempre que cortar a relva
  • Use uma foice a motor ou uma aparadora para áreas grandes e relva comprida, ou uma minipodadora a bateria para trabalhos mais minuciosos e espaços mais pequenos
  • Outras pessoas deverão estar a uma distância de segurança de 15 m quando o rebordo do relvado estiver a ser aparado com uma foice a motor ou uma aparadora.