O que é o mulching e o corte tipo mulch?

O mulching, também conhecido como cobertura mora, é uma técnica que utiliza resíduos naturais do espaço verde como fonte de nutrientes para o seu solo. O corte tipo mulching da relva significa que obtém um relvado saudável enquanto poupa tempo e recursos.

Uma mulher a utilizar um corta-relva com mulching a gasolina STIHL RM 2 R num relvado rodeado de arbustos e gramíneas

O que é o mulching?

Na horticultura ecológica, o mulch diz respeito a matéria orgânica, como folhas ou aparas de relva, aplicada no solo para o proteger e fornecer nutrientes. O mulching é o processo de o fazer aplicando por cima do solo uma camada solta de material composto por plantas trituradas. O mulching é um precioso método que pode ser usado em quase todas as áreas do seu espaço verde, e, para os jardineiros amadores, também é uma excelente forma de poupar tempo, dinheiro e esforço. Venha descobrir melhor sobre o que é o mulching na jardinagem e torne os seus espaços verdes mais saudáveis.

Como funciona o mulch?

O mulching, ou cobertura de solo, ajuda o solo a reter a humidade, mantendo a terra à sombra e atuando como um cobertor. Isto significa que a água pode ficar retida no solo de forma mais eficaz, para que este permaneça solto e não seque demasiado depressa. O mulching também ajuda as plantas a crescer, formando uma camada protetora contra a chuva intensa e as baixas temperaturas. Ao longo do tempo, a matéria vegetal utilizada para o mulch vai sendo decomposta por minhocas e organismos que vivem no solo em fertilizantes e nutrientes naturais valiosos para as plantas.
 

Material do mulching

As substâncias naturais adequadas para serem usadas como material de mulching são as mais variadas, desde aparas de cascas de árvores até serradura – e poderá nem precisar de ir ao seu centro de jardinagem local. Irá constatar que os resíduos habitualmente resultantes da manutenção do seu espaço verde oferecem tudo o que precisa para começar a praticar o mulching. Veja os materiais e as utilizações que sugerimos.

Material Utilização
Matéria de madeira triturada
  • Adequada para utilização por baixo de sebes e árvores com raízes.
  • Ideal como cobertura de caminhos.
  • Pode acelerar o crescimento das plantas devido ao elevado teor de azoto libertado durante a degradação.
Aparas de relva
  • Podem ser usadas em todas as áreas.
  • Utilize uma camada com cerca de 2 a 3 cm de espessura em canteiros de flores e plantas.
  • Não aplique como camada mais espessa, pois as aparas de corte podem aglutinar-se e abafar o solo.
  • Nunca use erva doente ou aparas de relva com sementes.
Folhas
  • As folhas de bétula, ácer, faia e todas as árvores de fruto podem ser utilizadas livremente.
  • As folhas de nogueiras, castanheiros e carvalhos devem ser usadas em pequenas quantidades e misturadas com outras folhas para o mulching.
  • Isso deve-se ao seu elevado teor de ácido tânico, que é muito difícil de degradar e tem um impacto negativo no equilíbrio nutricional no solo.
Aparas de cascas de árvores
  • Elimina cardos e outras ervas daninhas.
  • Adequadas apenas para caminhos e debaixo de flores, árvores de fruto e arbustos, já que pode levar a elevados níveis de ácido tânico no solo.
  • Não adequadas para legumes e arbustos.
  • Deve usar uma camada com, pelo menos, 10 cm de espessura para beneficiar da sua eficácia total.
Gravilha, aparas e pedras
  • Baratas.
  • Para utilização à volta de ervas e arbustos perenes.
  • Recomendação: utilize variantes de cor clara em locais soalheiros, uma vez que não aquecem tão rapidamente. As variantes escuras retêm o calor durante mais tempo.
    Permeável à água e respirável.
  • Não adequadas para solos densos devido ao seu peso.

Imagem ampliada de salsa e outras plantas num canteiro de legumes como fazer mulching na horta

Mulching na sua horta

Para os seus canteiros de legumes, é melhor utilizar uma mistura de mulching que possa aplicar regularmente. Utilize-a com moderação: o mulching pode atrair caracóis e roedores; por isso, use poucas quantidades, mas bastas vezes. Pode recorrer ao mulch com uma série de materiais e métodos que irão ajudar o solo e impulsionar o crescimento das suas plantas. Certifique-se de que as aparas de relva e plantas secaram ligeiramente antes de as espalhar pelo canteiro.

Mistura de mulching para os seus canteiros de vegetais

  • Um “mulch verde” utiliza plantas vivas para cobrir o solo e trazer benefícios ao seu canteiro de vegetais. Procure culturas intercalares e plantas companheiras adequadas ao que está a cultivar.
  • Folhas
  • Palha
  • Composto
  • Aparas de relva
  • Ideal para rabanetes, ervas e agrião

Mulching para o seu relvado – consiga naturalmente um relvado verde luxuriante

Um corta-relvas de mulching a gasolina STIHL RM 2 na relva

O seu relvado também pode beneficiar de uma técnica de mulching orgânica. Na verdade, o corte tipo mulch não só devolve os nutrientes naturais à relva, como também lhe poupa tempo e esforço. Isto porque já não precisa de colocar as aparas no recolhedor, pois um corta-relva com mulching pica finamente estas aparas e espalha-as sobre a relva. Ao fazê-lo, estará a combinar os três passos fundamentais de qualquer regime de cuidados do relvado – cortar, eliminar as aparas e fertilizar – numa única etapa. É fácil para o ambiente e para a sua carteira. Optar por um corte tipo mulching na sua relva é muito vantajoso.

Imagem ampliada de lâminas na relva ao sol – técnica de mulching para relva

Vantagens do corte tipo mulch

Uma experiência a longo prazo na Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida de Viena demonstrou que o corte tipo mulch traz vantagens significativas e estimula o crescimento do relvado. Ao longo de quatro anos, um relvado de 1000 metros quadrados foi cortado com um corta-relva normal eliminando-se as aparas; o relvado também era fertilizado com um fertilizante mineral. Ao mesmo tempo, uma área em separado do mesmo tamanho foi tratada com um corta-relva de mulching, sendo as aparas de corte deixadas no chão. Os resultados falam por si:

  • A relva era consistentemente mais densa e luxuriante depois de ter sido alvo de mulching 21 vezes por ano durante todo o período de vegetação.
  • O corte de tipo mulch demonstrou ser mais eficaz do que quatro aplicações de um fertilizante mineral na área de referência.
  • Em termos de quantidade e rácio, os nutrientes que foram devolvidos ao solo corresponderam exatamente às necessidades da relva viva.

Por que razão o corte tipo mulch é cada vez mais popular?

  1. O mulching enquanto corta a relva significa menos manto envelhecido e palha de relva (thatch), porque a própria relva pode crescer melhor. Num relvado bem alimentado não há lugar para ervas daninhas nem para musgo, pelo que se mantém perfeito.

  2. Se tiver um relvado a crescer de forma saudável, pode esperar cerca de 1,5 a 2 kg de aparas de corte em cada metro quadrado por ano – se tiver um relvado de 1000 m², estamos a falar de 1,5 a 2 toneladas! A eliminação de resíduos ecológicos é outro aspeto a considerar e outro benefício que o mulching oferece.

Corta-relvas de mulching – simplificam a jardinagem e melhoram a saúde do relvado

Menos é mais – isto é mesmo verdade ao fazer mulching no seu relvado. Se usar um corta-relvas de mulching STIHL, não tem de esvaziar o recolhedor, nem de eliminar as aparas, e também terá menos necessidade de fertilizar o relvado. O mulching devolve ao solo os nutrientes da relva cortada, o que significa que poderá passar mais tempo noutro lado do seu espaço verde, sabendo que o seu relvado está a receber exatamente aquilo de que precisa.

RM 4 RV

O corta-relva a gasolina STIHL RM 4 RV é um verdadeiro especialista em mulching. A lâmina de mulching com um formato especial corta a relva progressivamente em pequenas partículas, que são distribuídas como mulch no relvado, fornecendo assim nutrientes vitais. 

Homem com corta-relvas de mulching a gasolina STIHL RM 650 V a preparar-se para iniciar o corte de um relvado

Dicas para corte tipo mulch

Para conseguir os melhores resultados de mulching no relvado, é importante que as aparas de relva permaneçam na superfície do relvado. Certifique-se de que não existem demasiadas aparas de corte e de que estas são cortadas em pedaços pequenos e distribuídas uniformemente. O azoto que contêm será rapidamente mineralizado e disponibilizado para as plantas da relva. Siga as nossas dicas para tirar o máximo partido do mulching no seu relvado:

  • Se aplicar ao seu relvado o corte tipo mulch, corte a relva com mais frequência.
  • Torne o trabalho mais fácil com um corta-relva com mulching STIHL especial. Tritura finamente as aparas de corte para ficarem mineralizadas rapidamente e espalha-as por igual. Em alternativa, pode adquirir um kit de mulching STIHL que permite converter a maioria dos corta-relvas standard em corta-relvas de mulching para o espaço verde.
  • Ao cortar a relva, deve fazê-lo até cerca de um terço da sua altura – menos se o tempo estiver muito seco.
  • Sempre que possível, corte quando a relva estiver seca. Caso tenha de cortar relva com o tempo húmido, progrida um pouco mais devagar e defina uma altura de corte mais elevada.
  • Utilize sempre a definição de velocidade mais elevada (potência máxima) e certifique-se de que as lâminas estão boas e afiadas.
  • Verifique regularmente a carcaça do corta-relva e limpe todos os resíduos de relva.
  • Certifique-se de que sobrepõe as linhas à medida que corta a relva, para não falhar nenhuma faixa.
  • Corte a relva muito comprida por fases ao longo de vários dias.
  • Varie o sentido de corte. Isto significa que a relva é recolhida de forma mais eficaz e as aparas de mulching são distribuídas mais uniformemente.
Close-up of a red leaf on mossy wood

Biotrituradores para espaços verdes para resíduos de mulching

Os biotrituradores para espaços verdes STIHL ajudam a pôr o seu espaço verde em ordem. Possuem sistemas de corte potentes que transformam rapidamente resíduos macios e lenhosos do espaço verde em precioso mulch ou material compostável.

GHE 250
GHE 250BIOTRITURADORES / TRITURADORES DE FOLHAS E GALHOS
Reduz várias vezes o volume dos ramos cortados
Esgotado
549,00 €
GHE 355
GHE 355BIOTRITURADORES / TRITURADORES DE FOLHAS E GALHOS
Potente multibiotriturador
Esgotado
718,00 €
GHE 140 L
Promoção
GHE 140 LBIOTRITURADORES / TRITURADORES DE FOLHAS E GALHOS
Para aplicações com ruído reduzido em ambientes sensíveis ao ruído e perto de casas
Em stock
399,00 €em vez de 448,00 €*

Válido 27/09/2021 - 23/12/2021

Resumo: o que é mulching

  • O mulching é o processo de aplicação de matéria vegetal triturada ou outro material como camada solta sobre o solo
  • O mulching protege o solo, devolvendo-lhe os nutrientes à medida que se decompõe
  • Crie o seu próprio mulch com os resíduos normais do espaço verde
    Certifique-se de que utiliza o material de mulch certo para as diferentes áreas do seu espaço verde
  • O corte tipo mulch corta a relva, pica finamente as aparas e espalha as partículas diretamente sobre o solo. Use um corta-relvas de mulching para maior eficiência
  • Estudos têm demonstrado que fazer um corte tipo mulch poupa tempo e dinheiro e é bom para o ambiente