Arejar o relvado – como dar novamente ar ao seu relvado

Ventilação, penteamento, aeração? No nosso guia prático, mostramos-lhe como assegurar um relvado bem ventilado com as medidas certas.

Uma mulher ventila o relvado no espaço verde com o arejador de relva a bateria STIHL RLA 240, equipada com óculos de proteção e luvas de trabalho.

Vista geral: Arejar o relvado  

  • Tenha em atenção a diferença entre arejar (pentear, ventilar), aerar e escarificar

  • O arejador de relva penteia o relvado superficialmente com dentes flexíveis, o escarificador marca a relva com lâminas rígidas  

  • A aeração faz buracos profundos no solo. Normalmente, esta medida não é necessária no espaço verde de sua casa

  • O arejador de relva não substitui o escarificador, mas torna necessário o tratamento extenuante apenas raramente

Porquê arejar o relvado?

Como qualquer planta, um relvado precisa de um abastecimento suficiente de ar e água para ser saudável e assegurar os nutrientes necessários a um bom crescimento. 

Especialmente com relvados muito frequentados num espaço verde, o solo torna-se compacto pela utilização regular e recebe cada vez menos ar. Os microrganismos no solo ficam mais lentos e decompõem pior os restos do corte e os caules mortos. Resultado: forma-se uma camada de ervas mortas. O relvado fraco já não consegue defender-se do musgo ou de outras doenças do relvado e o verde exuberante dá lugar a um amarelo ou castanho pouco atraente. 

Por isso, recomendamos que inclua a ventilação do relvado na sua rotina regular de cuidados do relvado. De qualquer forma, se tiver um solo muito denso e franco-argiloso no seu espaço verde, como medida adicional, deve também aplicar areia.

A mulher de luvas de trabalho STIHL FUNCTION SENSOTOUCH segura num pedaço de relvado a ventilar.

Terminologia: Pentear, escarificar, aerar?

Reconheceu o seu espaço verde nos indicadores acima referidos ou gostaria de evitar a formação de camadas de ervas mortas arejando regularmente o relvado? Então, depara-se rapidamente com um problema quando procura dicas e truques tanto nos livros como na Internet. Isto porque existem termos diferentes usados como sinónimos por alguns guias práticos, embora devam ser distinguidos. 

Ventilar ou arejar? Pentear, escarificar, aerar? Para que não se perca na selva dos termos técnicos, explicamos as diferenças mais importantes e dizemos-lhe qual é a medida certa para o seu espaço verde.

Mantenha uma vista geral: Ventilar o relvado não é o mesmo que aerar

Se quiser saber como ventilar o seu relvado, muitas vezes irá deparar-se com a chamada aeração. Apesar de este termo também poder ser traduzido por "ventilar", neste caso a designação "arejar" é mais adequada. 

Durante a aeração, um rolo dentado faz buracos profundos no solo, que depois são preenchidos com areia.  Esta medida é principalmente utilizada em campos de golfe e em estádios de futebol para assegurar um verde adequado para televisão e garantir a possibilidade de jogar mesmo em condições húmidas.

No espaço verde de sua casa não costuma ser necessário aerar o relvado. Só se aplicar areia no relvado devido a um solo muito argiloso, é que poderá ser também vantajoso fazer furos nalguns locais.  Para uso privado, no entanto, é normalmente suficiente perfurar o solo esporadicamente com uma forquilha.  A utilização de um rolo dentado só é necessária se a dureza for muita. 

Em vez disso, recomendamos que ventile o relvado com um arejador de relva. Esta medida também é conhecida por penteamento.

Também no penteamento é usado um rolo, mas, em vez do rolo dentado que perfura o solo durante a aeração, tem um arejador de relva com o chamado rolo penteador. Com os dentes de mola flexíveis, a camada de ervas mortas, o excesso de musgo e outro material indesejado é removido do relvado sem arranhar a relva. 

Diferença: arejar e escarificar o relvado

A forma de utilização de um arejador de relva e de um escarificador é muito semelhante. Enquanto o rolo penteador de um arejador se limita a pentear o relvado com os seus dentes de mola, as lâminas rígidas de um escarificador penetram mais profundamente no solo e arranham ligeiramente a relva. Assim, a camada de ervas mortas, as ervas daninhas, o musgo e as aparas antigas são removidos e triturados de forma particularmente eficiente.

Este processo, além de ir mais fundo do que a ventilação, é mais violento para o relvado. É muitas vezes necessário reparar o relvado voltando a semear as áreas mais afetadas. Por isso, não deve escarificar o relvado mais de duas vezes por ano. 

Dica STIHL: máquinas como o arejador de relva a bateria STIHL RLA 240 tanto podem ser equipadas com uma unidade de escarificação como com um rolo de ventilação.

Um arejador de relva não substitui completamente o escarificador no seu jardim. Contudo, se arejar o seu relvado regularmente, o fertilizar organicamente, o cortar e regar bem, a escarificação pode normalmente ser reduzida a uma vez a cada dois anos e o seu relvado parecerá menos massacrado a seguir.

Arejar o relvado: Quando e com que frequência?

Ao contrário do que acontece com a escarificação, pode e deve arejar o relvado várias vezes por ano. A melhor altura é a partir de maio, depois de concluídos os primeiros cuidados do relvado na primavera, como a fertilização e o primeiro corte de relva.  Repita o procedimento a cada quatro a seis semanas até outubro, antes de preparar a sua relva no outono para a pausa de inverno.

Relvado a ser ventilado com o arejador de relva a bateria STIHL RLA 240.

Com que máquinas posso ventilar o meu relvado?

Na STIHL encontrará o arejador de relva certo para as suas necessidades. Não consegue decidir-se entre o arejador de relva e o escarificador? Então o melhor é optar pelo arejador de relva a bateria STIHL RLA 240 ou pelo arejador de relva elétrico STIHL RLE 240 – estes modelos permitem uma troca simples do rolo penteador pela unidade de escarificação. Os dois sistemas combinados são especialmente indicados para espaços verdes pequenos.

Procura apenas um escarificador sem rolo penteador? O arejador de relva elétrico STIHL RLE 540 é o ideal para áreas relvadas de tamanho médio.  Se necessitar de maior rendimento, opte pelo potente arejador de relva a gasolina STIHL RL 540.

Arejadores de relva STIHL para todas as necessidades

Ventilar o relvado com o arejador de relva a bateria STIHL RLA 240

A seguir, mostramos-lhe como pode arejar o seu relvado com o arejador de relva a bateria STIHL RLA 240. Se tiver outra máquina, basta ignorar os respetivos passos relacionados apenas com o RLA 240.

Ajudantes práticos para trabalhar no espaço verde