Segurança da motorroçadora: Dicas e informações

Faça da segurança uma prioridade ao trabalhar com a sua motorroçadora STIHL. Recordamos-lhe as considerações mais importantes para uma utilização consciente e em segurança. Leia atentamente a informação que compilámos sobre a utilização em segurança da motorroçadora (também referida como foice a motor).

F-FS240-E002

Equipamento de proteção: concebido para o proteger

Ferramentas, como foice a motor ou motorroçadoras, permitem-lhe trabalhar mais facilmente e com mais eficiência – mas é essencial que tenha o equipamento de proteção certo e siga os procedimentos apropriados ao utilizá-las. Deve usar sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a moto roçadora, incluindo óculos de proteção, proteção facial e botas de segurança – o manual do utilizador da foice a motor ou motorroçadora tem todos os detalhes. Familiarize-se com a foice a motor ou motorroçadora antes de a utilizar pela primeira vez e certifique-se de que esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização, para que possa trabalhar em segurança. Pode pedir ao seu concessionário STIHL que o ajude a preparar a sua foice a motor ou motorroçadora para a primeira utilização e pedir-lhe recomendações sobre o equipamento de proteção adequado. No entanto, lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui os métodos de trabalho seguros.

Segurança motorroçadora: preparação

Trabalhador com equipamento de proteção e motorroçadora STIHL a usar um arnês florestal Advance X-treem num pinhal

Tal como sucede com todas as ferramentas motorizadas, a preparação é essencial quando se utiliza uma foice a motor ou motorroçadora. Comece por ler atentamente as instruções de operação da sua moto roçadora. Em seguida, certifique-se de que a área de trabalho é segura, observando todos os procedimentos de segurança necessários para evitar danos ou ferimentos.

Segurança da foice a motor: nunca a utilize em espaços fechados

As motorroçadoras começam a gerar emissões tóxicas a partir do momento em que o motor arranca. Estes gases podem ser inodoros e invisíveis, por isso é importante utilizar a foice a motor ou motorroçadora apenas no exterior ou então em espaços interiores bem ventilados. Para sua segurança, nunca utilize a foice a motor ou motorroçadora num espaço fechado, mesmo para tarefas de manutenção rápidas: certifique-se de que existe ventilação suficiente. Verifique a área de trabalho, incluindo por baixo dos pés, uma vez que o chão irregular e as plantas podem fazê-lo tropeçar. Ao utilizar a sua motorroçadora, esteja atento aos pontos do ervado onde corra o risco de tropeçar, tais como cepos e raízes de árvores. 

Manter um raio de segurança: Ao utilizar a sua motorroçadora STIHL, certifique-se de que não há animais nem outras pessoas, em particular crianças, num raio de 15 m, pois existe o risco de ferimentos graves causados pela projeção de pedras e outros objetos pequenos. Também deve manter a mesma distância de segurança em relação a objetos como veículos e janelas, durante a utilização da moto roçadora, para os proteger de danos. 

Verifique a sua motorroçadora antes de cada utilização

Leia sempre o manual do utilizador para saber como utilizar a sua  motorroçadora em segurança

  • Verifique o sistema de combustível da sua  motorroçadora quanto a fugas antes de começar a trabalhar, em particular as peças visíveis: tampa do depósito, ligações das mangueiras e bomba de combustível manual, caso tenha uma. Não ponha o motor a trabalhar se encontrar fugas ou danos, porque há risco de incêndio que pode colocar em perigo a sua segurança e a de outras pessoas.
  • Deverá conseguir mover facilmente o controlo deslizante ou o botão de paragem para STOP ou 0 na sua foice a motor ou motorroçadora. 
  • Verifique também se o bloqueio da alavanca do acelerador e o gatilho do acelerador se movem facilmente. O gatilho do acelerador deverá saltar automaticamente para a posição de ralenti. 
  • O cachimbo da vela de ignição deve estar bem colocado para evitar qualquer risco de incêndio.
  • O equipamento de corte ou acessório da sua foice a motor ou motorroçadora deve ser instalado de forma correta e em perfeitas condições.
  • Verifique se há danos ou desgaste nos componentes de segurança, como o resguardo do equipamento de corte e o prato de marcha. 
  • Se o resguardo estiver danificado ou o prato de marcha estiver gasto, terá de o substituir, visto que a sua foice a motor ou motorroçadora já não poderá ser usada em segurança.
  • Não modifique de nenhuma forma o equipamento de proteção ou de funcionamento da sua foice a motor ou motorroçadora. 
  • As pegas devem estar secas e sem óleo ou sujidade. 
  • Ajuste o arnês e a(s) pega(s) à sua estatura para que possa trabalhar em segurança com a sua foice a motor ou motorroçadora.
  • Em caso de danos ou fugas, contacte um concessionário STIHL e peça a reparação da sua moto roçadora usada.

Manual do utilizador e brochuras de produtos

Procura as instruções de operação da sua  motorroçadora STIHL ou pretende aceder a outras brochuras de produtos? Pode descarregar gratuitamente do nosso site as informações de que precisa.

Como ligar a sua motorroçadora em segurança?

A sequência de arranque da sua foice a motor ou motorroçadora STIHL depende do modelo que tiver. Poderá descobrir o que precisa de fazer nas instruções de operação ou no nosso artigo Ligar a sua foice a motor ou motorroçadora.

Uma mulher com equipamento de proteção e luvas a ligar moto roçadora a motor a gasolina STIHL FS 38 num jardim

Segurança na sua área de trabalho

  • Por razões de segurança, certifique-se de que abastece a foice a motor ou motorroçadora num local situado a, pelo menos, 3 m de distância da sua área de trabalho.
  • Verifique o estado da sua área de trabalho e procure possíveis obstáculos, tais como ramos e raízes. Para sua segurança e proteção, trabalhe numa superfície nivelada e firme, para não escorregar ou cair. 
  • Deixe sempre um caminho de fuga desimpedido ao usar uma foice a motor ou motorroçadora. Superfícies escorregadias, irregulares ou geladas são perigosas; por isso, tente evitá-las sempre que possível.
  • Para a segurança de terceiros, certifique-se de que não há ninguém num raio de 15 m enquanto utiliza a foice a motor ou motorroçadora.
  • Dito isto, nunca deve trabalhar sozinho com uma moto roçadora ou e deve certificar-se de que pode ser ouvido se precisar de pedir ajuda.

Resumo: segurança da motorroçadora

  • Leia atentamente as instruções de operação da sua foice a motor ou motorroçadora e certifique-se de que as compreendeu
  • Verifique se a motorroçadora está a trabalhar em segurança
  • Garanta que a sua área de trabalho é segura
  • Mantenha crianças, animais e outras pessoas a uma distância de segurança adequada enquanto estiver a trabalhar
  • Garanta que os objetos próximos não correm o risco de ser atingidos por pedras projetadas
  • Tome precauções de segurança adicionais quando reabastecer a sua foice a motor ou motorroçadora: faça-o a uma distância de, pelo menos, 3 m da sua área de trabalho, especialmente se utilizar uma lata de gasolina
  • Certifique-se de que existe alguém por perto que possa ajudar se necessário