Como esticar a corrente da motosserra

Para que a sua motosserra funcione ao seu melhor nível sem comprometer a sua segurança, a corrente tem de ter a tensão certa. Aprenda como esticar a corrente da motosserra STIHL com o nosso guia.

Battery, Petrol, Electric, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Occasional users/semi-professionals, Professional users, Pro, professional, Workshop , Protective gloves, ADVANCE Ergo protective gloves

Como saber se tenho de esticar a corrente da minha motosserra?

Precisa de esticar a corrente da serra com tanta frequência, porque é a parte da sua motosserra sujeita a maior esforço: sempre que um dente penetra na madeira, a corrente sofre um pico de tensão abrupto em termos de impacto e fricção. A abrasão acumulada, a sujidade e a serradura geradas também acrescentam desgaste mecânico ao carreto, à corrente e a outras peças. Por isso, não é de admirar que a tensão precise de ser ajustada ao longo do tempo.

Se vir que a corrente da serra já não corre encostada à parte inferior da guia, tem de a esticar – uma corrente para motosserra STIHL com a tensão correta fica bem ajustada à parte inferior da guia, mas, ainda assim, pode ser facilmente deslocada à mão quando o travão da corrente é libertado. Se tiver uma motosserra STIHL com QuickStop Super, também tem de pressionar a alavanca do travão na pega inferior para libertar o travão da corrente. Esteja ciente de que a corrente da serra aquece durante o funcionamento normal e que, portanto, se expande. Deve também esticar a corrente da serra se esta apresentar mais folga depois de aquecer.

Se esticar a corrente da serra à temperatura de serviço, lembre-se de a afrouxar (reduzir a tensão) novamente depois de ela arrefecer. Se a tensão da corrente for demasiado elevada, irá exercer uma pressão adicional sobre as peças da motosserra, o que pode provocar danos.

Recomendamos que verifique sempre a tensão da corrente antes de utilizar a motosserra.

Nota: não se esqueça de ter sempre presente a sua própria segurança ao verificar ou esticar a corrente

  • Nunca verifique nem estique a corrente com o motor da motosserra em funcionamento.
  • Use luvas de proteção adequadas.
  • Pode queimar-se em peças quentes do motor ou do silenciador da motosserra se tentar verificar ou esticar a corrente à temperatura de serviço.
  • Para uma motosserra a bateria ou elétrica, tome as medidas necessárias para assegurar que esta não se liga (retire a bateria, desligue a ficha da tomada).
  • Verifique se a corrente da serra apresenta desgaste ou danos mecânicos (rachas, lascas, distorções) e não utilize a motosserra se esta estiver danificada.

Como esticar a corrente da motosserra com o tensor rápido da corrente STIHL: instruções passo a passo

Se tiver uma motosserra STIHL com um tensor rápido da corrente, esticar a corrente é um processo rápido, fácil e prático. Pode identificar quais as motosserras STIHL com tensor rápido da corrente pela letra B no nome do modelo; MS 181 C-BE, por exemplo. Funciona da seguinte forma:

Instruções em vídeo:

Como esticar a corrente da motosserra STIHL com um tensor lateral da corrente

O tensor lateral da corrente para motosserra é um componente testado e comprovado da maioria das motosserras STIHL. Proporciona um acesso cómodo à parte do tensor da corrente e reduz o risco de contacto com partes quentes do motor da motosserra.

Se tiver um modelo com QuickStop Super, lembre-se de pressionar a alavanca do QuickStop na pega traseira ao tentar movimentar a corrente.

Professional users, Pro, professional, Workshop , Jacket, Trousers, DYNAMIC Vent jacket, DYNAMIC Vent trousers, Protective gloves, ADVANCE Duro protective gloves, Chain oil, ForestPlus, Special cleaner, Varioclean

Como esticar a corrente da motosserra com um tensor frontal da corrente

Apenas algumas motosserras STIHL possuem um tensor frontal da corrente. Este funciona da mesma forma que o tensor lateral da corrente, apenas a posição é diferente.

Instruções de operação para motosserras STIHL

Descarregue aqui as instruções de operação da sua motosserra STIHL que lhe fizerem falta.

Resumo: como esticar a corrente da motosserra

  • Se a corrente da serra não estiver bem ajustada à parte inferior da guia, está na altura de a esticar

  • Desligue o motor da motosserra; retire a bateria, se for uma motosserra a bateria; desligue da fonte de alimentação se for uma motosserra elétrica

  • Coloque a motosserra sobre uma superfície firme e nivelada

  • Liberte o travão da corrente

  • Siga as instruções relativas às características de ajuste da tensão da sua motosserra e estique a corrente adequadamente. Verifique a tensão

  • Não se esqueça de usar luvas de segurança para não se ferir nos dentes afiados da corrente