Cuidados a ter com a sua máquina: como afiar a corrente da motosserra

Todos os equipamentos de corte precisam de manutenção para conseguirem o seu melhor desempenho. Aprenda a afiar a corrente da sua motosserra STIHL para ajudar a garantir anos de funcionamento fiável.

Exemplo de como afiar a corrente da motosserra STIHL MS 261 C-M com guia Light 04 ao ser fixada no torno de uma bancada Fonte da imagem: ⁨SK-LIGHT04-AW-039
Grande plano de limas para motosserra STIHL e corrente numa mesa com outras ferramentas visíveis em segundo plano

Como posso saber se a corrente da minha motosserra está romba?

Mesmo as melhores correntes de serra ficam rombas ao longo do tempo e, quando isso acontece, a sua motosserra torna-se menos eficaz e sofre um maior desgaste. O seu trabalho também se torna fisicamente mais exigente, ao passo que o desempenho de corte é menor e menos satisfatório.

Se notar os seguintes indícios ao trabalhar com a serra, deve afiar ou até substituir a corrente de serra.

Cinco sinais de que está na altura de afiar a corrente da sua serra

Sign #1

Quando utiliza a sua motosserra, o equipamento de corte não é puxado para a madeira; em vez disso, tem de o forçar a cortar empurrando a cabeça do motor.

Sign #2

Ao traçar ou fazer um corte transversal, a corrente da serra produz serradura fina em vez de lascas grossas.

Sign #3

Faz fumo ao cortar, apesar de a corrente de motosserra estar devidamente lubrificada e esticada.

Sign #4

A motosserra não corta a direito e o corte tende para um lado. Isto pode indicar que é necessário afiar os dentes de corte de um dos lados ou que estes não têm um comprimento uniforme.

Sign #5

A motosserra balança e ressalta ao serrar, fazendo com que seja difícil usá-la com precisão.

Um homem mostra como afiar a corrente da motosserra STIHL 261 C-M fixada ao torno com uma lima para motosserra redonda

Instruções em vídeo: limagem da corrente e do limitador de profundidade com o porta-limas 2-em-1 da STIHL

As nossas instruções em vídeo mostram como afiar a corrente da motosserra e ajustar o limitador de profundidade da sua motosserra STIHL num único passo de trabalho com o porta-limas 2-em-1.

Qual é o ajuste do limitador de profundidade?

O ajuste do limitador de profundidade corresponde à distância entre o bordo de ataque do topo do dente de corte e o bordo superior do limitador de profundidade. Quanto maior for a distância, mais madeira é removida por cada dente. Este ajuste é reduzido ao afiar os dentes da motosserra, à medida que vai tornando todo o dente mais curto e altera a sua forma.

Para conseguir um bom corte, tem de monitorizar o ajuste do limitador de profundidade sempre que afiar a corrente da sua motosserra e ajustá-lo, se necessário.

Imagem ampliada do equipamento de corte da motosserra e corrente sobre uma bancada de trabalho

Auxiliares de limagem para afiar uma motosserra

Fazer com que todos os ângulos e dimensões fiquem certos enquanto trabalha à mão livre é muito difícil e requer muita prática. É por isso que a STIHL recomenda que utilize auxiliares de limagem ao afiar a corrente da sua motosserra, tais como o afiador de corrente de motosserra STIHL.

Imagem ampliada de uma guia de porta-limas STIHL a ser posicionada numa guia STIHL Light 04 num torno

Afie a corrente da sua motosserra com uma lima para motosserra redonda

A ferramenta de que precisa para afiar os dentes de corte numa corrente de motosserra é uma lima redonda – no entanto, tem de se certificar de que utiliza o tipo e o tamanho de lima corretos para a sua corrente, caso contrário, pode prejudicar o desempenho de corte da sua motosserra.

O diâmetro da lima redonda de que necessita depende do passo da corrente de serra que precisa de afiar.

Como afiar a corrente da motosserra: escolher a lima redonda certa

As correntes são atribuídas a classes específicas de desempenho da motosserra com base no passo da corrente. Em correntes de motosserra STIHL, isto é facilmente identificável através de um código nos elos de corte, que pode cruzar com a tabela de tamanhos de limas STIHL que disponibilizámos aqui.

Imagem ampliada dos elos da corrente de serra mostrando o código que identifica o passo da corrente

Não poderá afiar corretamente sem saber o passo da corrente, por isso, se o código no elo já não estiver legível, pode ter de o medir com um calibre de controlo da corrente. Em alternativa, pode ser você mesmo a calcular: use um paquímetro para medir a distância desde o meio de um rebite até ao meio do segundo rebite seguinte, por exemplo, e divida o resultado por dois para determinar a distância em milímetros. Contudo, como o passo da corrente é sempre indicado em polegadas, terá de converter a medição; um milímetro equivale a 0,039 polegadas, o que significa que precisa de multiplicar a medição em milímetros por 0,039 para obter o equivalente em polegadas. Em seguida, use a tabela de tamanhos de lima STIHL para procurar o diâmetro de lima adequado à medição (em polegadas).

Dígito de código no limitador de profundidade Código alternativo no limitador de profundidade Passo da corrente Diâmetro da lima redonda
1 1/4 1/4" 4,0 milímetros
2 325 0,325" 4,8 milímetros
3 3/8 3/8" 5,2 milímetros
4 404 0,404" 5,5 milímetros
6 P, PM 3/8" Picco 4,0 milímetros
7   1/4" Picco 3,2 milímetros

É bom saber

As limas da corrente de motosserra são diferentes das de oficina e de outras limas. Possuem uma estrutura de superfície especial, conhecida como movimento da lima, que as torna adequadas para afiar correntes de motosserra. Nunca deve usar outros tipos de lima para afiar a corrente da sua motosserra.

Como afiar a corrente da motosserra: instruções

Dica para o produto: Com o porta-limas 2-em-1, pode afiar simultaneamente os dentes da sua corrente de motosserra e ajustar o limitador de profundidade à altura certa.

Ajustar corretamente o limitador de profundidade

O limitador de profundidade faz parte de cada dente de corte da sua motosserra. Ele determina a profundidade de penetração do dente de corte na madeira ao usar a motosserra, bem como a quantidade de madeira que esta remove. Para um desempenho de corte perfeito, o limitador de profundidade deve ser ajustado de forma adequada ao tipo de madeira que pretende serrar. O tipo de madeira é fundamental.

Limitador de profundidade e tipos de madeira

Quando utiliza uma motosserra em diferentes madeiras, rapidamente verá que respondem de formas diferentes; o ajuste correto do limitador de profundidade pode facilitar o seu trabalho. Tendo isso presente, recomendamos que considere o tipo de madeira que corta com mais frequência ao comprar uma corrente. 

Imagem ampliada de um calibre de limado numa corrente de serra

As madeiras duras oferecem mais resistência ao serrar do que as macias, motivo pelo qual é melhor se o ajuste do limitador de profundidade não estiver demasiado alto ao serrar madeira dura. Para madeira macia, o ajuste pode ser até 0,2 mm superior ao cortar fora da época das geadas – pode usar o calibre de limado do passo de corrente maior seguinte para fazer o ajuste pretendido. A STIHL também possui um calibre de limado especial, que pode usar para determinar diretamente a definição ideal do limitador de profundidade para madeira dura e madeira macia.

O passo da corrente permite alguma orientação, e o guia de tamanhos de lima acima pode ajudá-lo a determinar a altura que o limitador de profundidade deve ter no caso de madeira dura.

Como afiar a corrente da motosserra: dicas e truques

  • Comece por colorir a face do elo de corte de um dente com uma caneta de feltro. Isto pode ajudar a garantir que está a remover o material uniformemente à medida que afia. depois de dois a três movimentos da lima, verifique a face do elo de corte: se a tinta da caneta tiver sido eliminada uniformemente, significa que está a limar corretamente. Se a cor permanecer no local, verifique se está a usar a lima correta e se não está a mover a lima demasiado alto ou demasiado baixo.
  • Não continue a trabalhar com uma corrente de motosserra até esta estar completamente romba. Em vez disso, afie ligeiramente, mas com regularidade para manter a sua motosserra a funcionar bem.
  • Conte o número de movimentos que executa com a sua lima e aplique o mesmo número a cada dente da lâmina. Desta forma, todos os dentes acabam por ficar com o mesmo comprimento.
  • Se descobrir que os dentes da lâmina são mais curtos numa fileira, significa que aplicou uma pressão de limagem maior de um dos lados. Uniformize o comprimento aplicando um ou dois movimentos de lima nos dentes de corte mais compridos.
  • Dica para o produto: O porta-limas 2-em-1 permite-lhe afiar os dentes da corrente da sua motosserra e, ao mesmo tempo, voltar a colocar o limitador de profundidade à altura certa. 

Instruções de operação para motosserras STIHL

Pode descarregar aqui as instruções de operação da sua motosserra STIHL que lhe fizerem falta.

Resumo: como afiar a corrente da motosserra

  • Uma motosserra romba não só é mais difícil de usar, como também menos segura

  • Faça o trabalho de casa e certifique-se de que tem as ferramentas certas para afiar a corrente da sua motosserra

  • Use uma lima para correntes de motosserra redonda adequada para afiar os dentes da sua motosserra
  • Recomendamos que leia as instruções de operação da sua motosserra antes de realizar trabalhos de manutenção ou de a afiar