Todos os equipamentos de corte precisam de manutenção para conseguirem o seu melhor desempenho. Aprenda como afiar a corrente da sua motosserra STIHL para ajudar a garantir anos de funcionamento fiável.
03.09.2024
Mesmo as melhores correntes de serra ficam rombas ao longo do tempo e, quando isso acontece, a sua motosserra torna-se menos eficaz e sofre um maior desgaste. O seu trabalho também se torna fisicamente mais exigente, ao passo que o desempenho de corte é menor e menos satisfatório.
Se notar os seguintes indícios ao trabalhar com a serra, deve afiar ou até substituir a corrente de serra.
Sign #1
Quando utiliza a sua motosserra, o equipamento de corte não é puxado para a madeira; em vez disso, tem de o forçar a cortar empurrando a cabeça do motor.
Sign #2
Ao traçar ou fazer um corte transversal, a corrente da serra produz serradura fina em vez de lascas grossas.
Sign #3
Faz fumo ao cortar, apesar de a corrente de motosserra estar devidamente lubrificada e esticada.
Sign #4
A motosserra não corta a direito e o corte tende para um lado. Isto pode indicar que é necessário afiar os dentes de corte de um dos lados ou que estes não têm um comprimento uniforme.
Sign #5
A motosserra balança e ressalta ao serrar, fazendo com que seja difícil usá-la com precisão.
As nossas instruções em vídeo mostram como afiar a corrente da motosserra e ajustar o limitador de profundidade da sua motosserra STIHL num único passo de trabalho com o porta-limas 2-em-1.
Qual é o ajuste do limitador de profundidade?
O ajuste do limitador de profundidade corresponde à distância entre o bordo de ataque do topo do dente de corte e o bordo superior do limitador de profundidade. Quanto maior for a distância, mais madeira é removida por cada dente. Este ajuste é reduzido ao afiar os dentes da motosserra, à medida que vai tornando todo o dente mais curto e altera a sua forma.
Para conseguir um bom corte, tem de monitorizar o ajuste do limitador de profundidade sempre que afiar a corrente da sua motosserra e ajustá-lo, se necessário.
A ferramenta de que precisa para afiar os dentes de corte numa corrente de motosserra é uma lima redonda – no entanto, tem de se certificar de que utiliza o tipo e o tamanho de lima corretos para a sua corrente, caso contrário, pode prejudicar o desempenho de corte da sua motosserra.
O diâmetro da lima redonda de que necessita depende do passo da corrente de serra que precisa de afiar.
As correntes são atribuídas a classes específicas de desempenho da motosserra com base no passo da corrente. Em correntes de motosserra STIHL, isto é facilmente identificável através de um código nos elos de corte, que pode cruzar com a tabela de tamanhos de limas STIHL que disponibilizámos aqui.
Não poderá afiar corretamente sem saber o passo da corrente, por isso, se o código no elo já não estiver legível, pode ter de o medir com um calibre de controlo da corrente. Em alternativa, pode ser você mesmo a calcular: use um paquímetro para medir a distância desde o meio de um rebite até ao meio do segundo rebite seguinte, por exemplo, e divida o resultado por dois para determinar a distância em milímetros. Contudo, como o passo da corrente é sempre indicado em polegadas, terá de converter a medição; um milímetro equivale a 0,039 polegadas, o que significa que precisa de multiplicar a medição em milímetros por 0,039 para obter o equivalente em polegadas. Em seguida, use a tabela de tamanhos de lima STIHL para procurar o diâmetro de lima adequado à medição (em polegadas).
Dígito de código no limitador de profundidade | Código alternativo no limitador de profundidade | Passo da corrente | Diâmetro da lima redonda |
---|---|---|---|
1 | 1/4 | 1/4" | 4,0 milímetros |
2 | 325 | 0,325" | 4,8 milímetros |
3 | 3/8 | 3/8" | 5,2 milímetros |
4 | 404 | 0,404" | 5,5 milímetros |
6 | P, PM | 3/8" Picco | 4,0 milímetros |
7 | 1/4" Picco | 3,2 milímetros |
As limas da corrente de motosserra são diferentes das de oficina e de outras limas. Possuem uma estrutura de superfície especial, conhecida como movimento da lima, que as torna adequadas para afiar correntes de motosserra. Nunca deve usar outros tipos de lima para afiar a corrente da sua motosserra.
Depois de selecionar a lima redonda adequada, certifique-se de que o seu local de trabalho é seguro. Além das ferramentas corretas, precisa de espaço suficiente e deve usar luvas de material resistente por uma questão de segurança.
Limpe e inspecione a corrente de serra quanto a danos. Depois, estique um pouco a corrente para afiar melhor os dentes. Utilize uma caneta de feltro para definir um dente de referência, que servirá de medida para os restantes.
Verifique sempre se a marca de desgaste ainda não foi alcançada. Caso contrário, recomendamos a substituição completa da corrente de serra.
Oriente a lima segurando na pega com uma mão e, com a outra, passe com a lima no dente de corte num movimento para a frente. Comece pelo dente de referência e coloque a lima no dente de corte de modo a que, exercendo pressão de dentro para fora, se consiga passar a lima ao longo do dente de corte.
Lime sempre num ângulo de 90 graus em relação à barra-guia. A lima só agarra quando é movida para a frente – levante-a ao retroceder. Rode um pouco a lima em intervalos regulares para evitar o seu desgaste unilateral.
O ângulo de afiação comum das correntes de serra STIHL é de 30 graus – se utilizar um auxiliar de afiação (p. ex., placa de ângulo de lima), pode simplesmente utilizar as marcações aí existentes como orientação para manter o ângulo correto.
Posicione a lima de modo a que um quarto do seu diâmetro sobressaia do topo do dente. Lime o dente de referência até voltar a obter um corte perfeito. Como medida de manutenção, recomendamos que a limagem seja mais frequente. Assim, evita, de cada vez, uma limagem demorada com um maior desbaste de material.
Se vir reflexos de luz no gume, significa que o dente de corte ainda não está afiado.
Só quando não houver mais reflexos de luz é que se pode presumir que o dente de corte ficou bem afiado
Em seguida, lime todos os dentes de corte desse lado para o mesmo comprimento. Depois, vire a motosserra 180 graus e lime todos os dentes de corte do outro lado. Todos os dentes de corte têm de ficar com o mesmo comprimento do dente de referência.
Ao afiar o dente da motosserra, a distância do limitador de profundidade também diminui automaticamente. Quando todos os dentes de corte tiverem sido afiados, terá de verificar a distância do limitador de profundidade e, se necessário, ajustá-la. Para verificar a distância do limitador de profundidade, utilize o calibrador de limas adequado para o passo de corrente.
Coloque simplesmente o calibre da lima na corrente de serra. Se o medidor de profundidade sobressair acima do calibre, este deve ser retrabalhado.
Com uma lima plana, lime o limitador de profundidade na horizontal, de modo a ficar nivelado com o calibrador de limas. Para correntes de serra com elos de tração de segurança, a curva é trabalhada simultaneamente com o medidor de profundidade. Se o limitador de profundidade tiver a altura correta, a seguir, lime a respetiva parte superior de maneira enviesada seguindo a marca de serviço na corrente – não volte a colocar a parte mais alta do limitador de profundidade mais abaixo. Cuidado para não tocar no dente de corte recém-afiado com a lima plana. Limitadores de profundidade demasiado baixos aumentam a tendência da motosserra para o ressalto.
Teoricamente, também é possível ajustar o limitador de profundidade sem o calibrador de limas. Neste caso, trabalhará sempre com a marca de serviço. No entanto, esta afiação "a olho" é mais suscetível a erros, pelo que recomendamos a utilização de um calibrador de limas. Atenção: para repor o limitador de profundidade, utilize sempre uma lima plana; as limas redondas não são adequadas para isso!
Dica para o produto: Com o porta-limas 2-em-1, pode afiar simultaneamente os dentes da sua corrente de motosserra e ajustar o limitador de profundidade à altura certa. Se não quiser fazer isto você mesmo, também pode mandar afiar a sua motosserra num revendedor especializado STIHL.
O limitador de profundidade faz parte de cada dente de corte da sua motosserra. Ele determina a profundidade de penetração do dente de corte na madeira ao usar a motosserra, bem como a quantidade de madeira que esta remove. Para um desempenho de corte perfeito, o limitador de profundidade deve ser ajustado de forma adequada ao tipo de madeira que pretende serrar. O tipo de madeira é fundamental.
Quando utiliza uma motosserra em diferentes madeiras, rapidamente verá que respondem de formas diferentes; o ajuste correto do limitador de profundidade pode facilitar o seu trabalho. Tendo isso presente, recomendamos que considere o tipo de madeira que corta com mais frequência ao comprar uma corrente.
As madeiras duras oferecem mais resistência ao serrar do que as macias, motivo pelo qual é melhor se o ajuste do limitador de profundidade não estiver demasiado alto ao serrar madeira dura. Para madeira macia, o ajuste pode ser até 0,2 mm superior ao cortar fora da época das geadas – pode usar o calibre de limado do passo de corrente maior seguinte para fazer o ajuste pretendido. A STIHL também possui um calibre de limado especial, que pode usar para determinar diretamente a definição ideal do limitador de profundidade para madeira dura e madeira macia.
O passo da corrente permite alguma orientação, e o guia de tamanhos de lima acima pode ajudá-lo a determinar a altura que o limitador de profundidade deve ter no caso de madeira dura.
Pode descarregar aqui as instruções de operação da sua motosserra STIHL que lhe fizerem falta.
Uma motosserra romba não só é mais difícil de usar, como também menos segura
Faça o trabalho de casa e certifique-se de que tem as ferramentas certas para afiar a corrente da sua motosserra