A sujidade e a gordura acumuladas podem limitar rapidamente a eficácia da sua motosserra. Saber como limpar adequadamente é fundamental no âmbito dos cuidados a ter com a motosserra.
03.09.2024
Sempre que usa a sua motosserra, a ferramenta é afetada: restos de plantas, seiva e resina ficam presos na corrente para motosserra, os dentes ficam rombos e acumula-se pó nos componentes individuais do motor. Se não limpar, ao longo do tempo, o efeito negativo destes contaminantes irá aumentar e acabar por prejudicar o funcionamento da motosserra.
Dedique tempo para limpar regularmente a sua motosserra, para ajudar a garantir que esta tem sempre um desempenho perfeito. As motosserras a bateria, elétricas e a gasolina têm requisitos de limpeza específicos.
Certifique-se de que a motosserra está desligada e de que não pode arrancar enquanto a limpa. Isto significa:
Use luvas de trabalho de material resistente. Consulte as instruções de operação para mais informações sobre o vestuário de proteção adequado e como manusear uma motosserra em segurança.
Para limpar o equipamento de corte, tenha sempre à mão os seguintes materiais:
Limpe o corpo da motosserra com um pano húmido. Para modelos a bateria, também deve utilizar o pano húmido para limpar a bateria e o respetivo slot. Um pincel é útil para limpar os contactos elétricos.
A limpeza regular ajuda a combater o desgaste prematuro da guia da sua motosserra e da corrente para motosserra. Para que fiquem devidamente limpos, primeiro retire a corrente da motosserra e a guia. Elimine os resíduos de óleo e a sujidade do orifício e do canal de saída do óleo e, em seguida, limpe o orifício de entrada de óleo e a ranhura da guia. Pode usar um calibre de limado para o efeito ou um solvente de resina de alta qualidade, que também é muito eficaz. Elimine as rebarbas que se tenham desenvolvido na guia com uma lima plana.
Para a melhor proteção da sua motosserra, recomendamos a utilização do detergente especial STIHL Varioclean para cuidados a longo prazo. Pulverize o equipamento de corte com óleo de conservação depois de o limpar.
Os passos exatos são apresentados no seguinte vídeo:
Volte a fixar o equipamento de corte seco e limpo à motosserra e volte a colocar a tampa do carreto.
Dica:
Se tiver um compressor de ar, o resultado será ainda melhor, uma vez que o pode utilizar para eliminar até as partículas de sujidade mais pequenas.
Deverá guardar sempre a sua motosserra num local seco, com o respetivo protetor de corrente, até à próxima utilização.
Terá de limpar a sua motosserra com mais frequência, especialmente antes de uma pausa mais prolongada (três meses ou mais). Grande parte do processo é o mesmo para motosserras a bateria, elétricas e a gasolina:
Limpe o equipamento de corte e afie-o
Retire a guia e a corrente da motosserra do corpo da motosserra. Limpe-as como descrito acima. Verifique o estado dos dois componentes. Os dentes de corte têm de ser afiados? Desenvolveram-se rebarbas na guia? Se for esse o caso, elimine-as cuidadosamente com uma lima plana.
Encontrará mais dicas úteis para afiar a corrente da sua motosserra nas nossas instruções passo a passo, ou então pode visitar um concessionário STIHL para que este a afie de forma profissional.
Depois de limpas, pulverize a guia e a corrente da motosserra com óleo de conservação e guarde-as em separado do corpo da motosserra.
O solvente de resina STIHL serve para depósitos de resina persistentes e também protege eficazmente contra a ferrugem.
Como limpar o corpo da motosserra
Elimine todo o pó e sujidade do corpo da motosserra. Limpe à volta do carreto (também designado de pinhão) (ver acima). Verifique se os rasgos de admissão de ar estão desobstruídos e limpe-os com um pincel ou ar comprimido.
Reabastecer o reservatório de óleo da corrente
Se usar óleo lubrificante para correntes de base vegetal, terá de encher completamente o reservatório de óleo da corrente e certificar-se de que permanece cheio durante o armazenamento. Está na altura de limpar o reservatório de óleo? Este trabalho pode ser feito por si ou pelo seu concessionário STIHL. Poderá encontrar alguns danos durante a limpeza do reservatório. Nesse caso, recomendamos que consulte um concessionário STIHL para agendar uma reparação.
Limpar o canal do óleo
Verifique o nível de enchimento no reservatório de óleo. O nível do óleo deverá descer ao usar a sua motosserra e, se isto não acontecer, poderá haver uma falha no sistema de transporte do óleo lubrificante. Limpe os canais de óleo da sua motosserra para tentar resolver esse problema ou então contacte um dos nossos concessionários.
Além dos passos descritos acima, também deve tomar as seguintes medidas de limpeza, dependendo do facto de ter uma motosserra a bateria ou a gasolina:
Para motosserras a bateria, é importante garantir que esta é armazenada corretamente.
É preciso um pouco mais de esforço para limpar completamente uma motosserra a gasolina.
Esvazie o depósito de combustível da sua motosserra num local bem ventilado. Todos os restos de combustível devem ser eliminados de uma forma ambientalmente segura através de instalações especializadas de eliminação de resíduos.
Esvazie o depósito de combustível, ligue a motosserra e deixe-a funcionar durante breves instantes até deixar de haver gasolina no depósito e a motosserra se desligar. Isto evitará que os diafragmas no carburador se colem uns aos outros. Para uma limpeza mais profunda, recomendamos que contacte um concessionário STIHL.
Para garantir que o desempenho da sua motosserra não se deteriora com o tempo, deverá limpar o filtro de ar regularmente. Retire-o primeiro do corpo e depois bata com ele para retirar toda a sujidade.
Nas instruções de operação de cada motosserra STIHL, apresentamos uma tabela com uma visão geral de todas as medidas de limpeza necessárias.