A bateria de iões de lítio é uma tecnologia atual, mas persistem alguns mitos antigos. Descubra os factos sobre o processo de armazenar a sua bateria de iões de lítio.
30.08.2024
No passado, as baterias STIHL tinham que ser recarregadas antes de serem armazenadas devido à sua alta propensão à auto-descarga, o que poderia levar a danos irreversíveis, como grandes perdas de capacidade ou até mesmo tornar a bateria inoperacional. Desde então, a tecnologia das nossas baterias evoluiu, assim como seus métodos de manutenção.
Hoje em dia, a norma é a tecnologia de baterias usar iões de lítio, sendo que estas células têm níveis insignificantes de descarga espontânea. Além disso, para proteger as células contra a descarga excessiva, uma bateria de lítio é normalmente construída com fusíveis integrados separados, que podem mudar automaticamente uma bateria muito descarregada para um estado de repouso, pelo que não é necessário carregar completamente uma bateria antes do armazenamento. Na verdade, a vida útil da bateria de iões de lítio é prolongada se for armazenada parcialmente carregada – por isso, vale a pena lembrar que as células são prejudicadas em caso de armazenamento da bateria de iões de lítio com um nível de carga muito baixo ou se a bateria estiver totalmente carregada. Como tal, recomendamos que armazene uma bateria de iões de lítio com dois LEDs acesos, indicando uma carga de 40-60% para minimizar o envelhecimento e a descarga espontânea.
Os tipos de baterias usados anteriormente, como de níquel-cádmio (NiCd) ou de chumbo utilizados em veículos motorizados, têm taxas de descarga espontânea elevadas, pelo que, se uma bateria não for utilizada durante um longo período, pode ter tendência a descarregar demasiado. Isto ocorre quando o nível de carga da bateria desce para lá da tensão de corte, abaixo da qual já não é possível fornecer energia e a bateria pode não carregar-se. É por isso que as recomendações relativas aos cuidados a ter com a bateria costumavam especificar o carregamento completo antes de qualquer período de armazenamento longo, assim como a verificação regular da carga restante.
As baterias STIHL dependem de células de iões de lítio e contam com taxas de descarga espontânea excecionalmente baixas, de apenas 1 a 3% por ano de armazenamento. Além disso, todas as baterias STIHL incluem um sistema inteligente de gestão de bateria, conhecido como BMS. Este monitoriza a tensão de cada célula integrada numa bateria e, ao fazê-lo, impede a descarga excessiva: se a tensão nas células da bateria de iões de lítio cair demasiado, a bateria muda automaticamente para o estado de repouso e o processo de descarga é interrompido. Isto também acontece quando a bateria está armazenada e não é utilizada durante longos períodos, o que significa que as preocupações com danos provocados pela descarga excessiva são coisa do passado.
Se estiver a utilizar a máquina com bateria integrada após um longo período de armazenamento, carregue-a imediatamente antes de a utilizar. Isto protege a capacidade e tem um efeito positivo na vida útil. A bateria só se carrega a temperaturas superiores a 5 °C; o carregador monitoriza a temperatura da bateria e impede o carregamento se a temperatura for demasiado baixa ou demasiado elevada.
Cada máquina a bateria STIHL utiliza uma bateria de iões de lítio tecnologicamente avançada, porque é leve e silenciosa, disponibilizando ainda uma elevada densidade energética e de potência. Têm uma longa vida útil, mas, ainda assim, poderão ter de ser substituídas.
Há mais de 10 anos que a STIHL opera no desenvolvimento de baterias. A tecnologia está atualmente a passar por um período de grande expansão e as ferramentas elétricas a bateria estão no auge da sua popularidade. Esta circunstância abriu o caminho a novas áreas de especialistas da STIHL, como engenheiros elétricos, programadores de software e especialistas de TI.
Recomendamos que não armazene as baterias STIHL totalmente carregadas, mas sim com dois LEDs verdes - 40% a 60% carregadas. Com este nível de carga, a bateria pode estar dois anos sem ser usada sem sofrer danos e com um mínimo de envelhecimento e descarga espontânea. Só precisa de carregar a bateria pouco antes de a utilizar. As baterias devem ser sempre carregadas a uma temperatura superior a 5 °C.
Não é obrigatório carregar as baterias antes do armazenamento. Quando quiser guardar a sua bateria de iões de lítio, esta deve ter dois LEDs acesos. Também deve ser armazenada num local seco , a uma temperatura entre -10 °C e +50 °C. O armazenamento no exterior não é recomendável. Para mais informações sobre a temperatura de armazenamento da sua ferramenta elétrica, consulte as instruções de operação.