Categorias de extração de pó: saiba como manter um local de trabalho saudável

As partículas são perigosas para a saúde, pelo que compreender as categorias de extração de pó é uma forma importante de se proteger no seu local de trabalho.

U-SE133ME-I001

Escolha a categoria de extração de pó certa para um ambiente de trabalho mais saudável

Quer esteja a fazer trabalhos de carpintaria, a instalar sistemas de aquecimento ou outros trabalhos de renovação, estará constantemente a gerar sujidade e pó, que se acumulam no ambiente de trabalho. A composição destes tipos de pó varia – tal como a sua inocuidade para os seres humanos e o ambiente. É por isso que as categorias de extração de pó foram concebidas: para o ajudar a compreender os diferentes tipos de partículas de pó, para que possa proteger-se com eficácia contra elas.

As categorias de extração de pó designam o perigo de determinados tipos de pó, o que significa que podem ajudá-lo a escolher o aspirador certo para o seu local de trabalho.

Categorias de extração de pó: L, M e H

Existem três categorias de extração de pó diferentes: categoria de extração de pó L, categoria de extração M e categoria de extração de pó H. Eis como diferem umas das outras:

Categorias de extração de pó: homem a aspirar o chão de uma garagem com um aspirador STIHL SE 62 E

Categoria de extração de pó L: pó ligeiramente perigoso

A categoria L abrange o pó doméstico e substâncias poeirentas, como areia, gesso e giz. Estes tipos de pó podem surgir, por exemplo, quando está a limpar um edifício.

Categorias de extração de pó: homem a usar um aspirador STIHL SE 133 ME numa oficina enquanto trabalha tábuas de madeira

Categoria de extração de pó M: pó moderadamente perigoso

A categoria de extração de pó M é a categoria média em termos de danos para a saúde e inclui pó de madeira e metais, bem como partículas de tinta. A ocorrência destes tipos de pó é expectável durante trabalhos de carpintaria, pintura ou na indústria metalúrgica.

Categorias de extração de pó: um homem a usar um aspirador STIHL SE 133 ME enquanto trabalha com uma cortadora STIHL

Categoria de extração de pó H: pó altamente perigoso

A categoria de extração de pó H representa o nível de risco máximo para pó. Esta categoria de extração de pó abrange substâncias que são extremamente perigosas para a saúde e carcinogénicas, tais como amianto, esporos de bolor, pó de chumbo e fibras minerais, mas também partículas muito pequenas, tais como pó de farinha e diferentes tipos de fibra inorgânica. Estes tipos de pó podem ocorrer, por exemplo, em padarias, durante a instalação de sistemas de aquecimento ou a remoção de amianto e também durante a remoção de lagartas-processionárias-do-pinheiro e respetivos ninhos.

Que categorias de pó irá encontrar em diferentes lugares de trabalho?

Se não tem a certeza acerca do tipo de pó que se pode gerar no seu local de trabalho, a tabela abaixo oferece uma visão geral inicial para o ajudar a identificar melhor as categorias de extração de pó pertinentes. Nalgumas situações, pode encontrar uma combinação de diferentes tipos de pó: por exemplo, um telhador pode deparar-se com pó doméstico (categoria de extração de pó L), assim como pó de madeira (categoria de extração de pó M) e pó de amianto (categoria de extração de pó H), num só dia de trabalho.

TIPO DE TRABALHO Possíveis categorias de extração de pó
Carpintaria, marcenaria, construção de janelas M, H
Construção de modelos L, M, H
Metalurgia M, H
Construção em betão e trabalhos de alvenaria H
Trabalhos de telhador L, M, H
Trabalhos na rede elétrica L, M, H
Trabalhos de pintura L, M, H
Remoção de amianto H
Construção em pladur H
Construção de contentores H
Técnico de mecânica/mecatrónica de automóveis, construção de carroçarias M, H
Limpeza de chaminés L, M, H
Instalação de sistemas de aquecimento M, H
Construção de fornalhas e fogões H
Técnico de manutenção para equipamento de escritório M, H
Limpeza de edifícios (limpeza de manutenção) L
Limpeza de edifícios (limpeza de final de obra) H
Limpeza industrial L, M, H
Padaria L, M
Indústria transformadora de rochas ornamentais H

A sua saúde pode ser afetada, dependendo das categorias de pó a que estiver exposto frequentemente. Para minimizar o risco e proteger o ambiente, deve certificar-se de que opta por um aspirador profissional com um filtro de pó apropriado.

Aspiradores industriais e extratores de pó

O aspirador certo depende da respetiva categoria de extração de pó. Existem dois tipos de aspirador para sólidos e líquidos disponíveis: o aspirador industrial e o extrator de pó e água.

Aspiradores industriais

Para a categoria de extração de pó L, pode optar pelos aspiradores industriais certificados STIHL SE 62, SE 62E ou SE 122, que são ideais para utilizar com a categoria de extração de pó menos perigosa.

Extratores de pó

Os extratores de pó eliminam a maioria do pó e da sujidade das categorias M e L assim que se formam, porque estão ligados diretamente à máquina que está a utilizar, por exemplo, uma cortadora. Os extratores de pó também emitem um aviso visual ou acústico se a exposição do utilizador à sujidade for aumentada. Para a categoria de extração de pó M, a STIHL dispõe do aspirador para sólidos e líquidos STIHL SE 133 ME certificado, que é adequado para utilização em locais com um nível mais elevado de poluição por pó e oferece uma limpeza automática do filtro, para assegurar que a potência de aspiração permanece consistentemente elevada. Por esse motivo, é o aspirador de oficinas perfeito para as categorias de extração de pó M.

Resumo: categorias de extração de pó

  • O pó divide-se em três categorias de extração de pó, dependendo do quão perigoso é para a saúde
  • Em muitas profissões diferentes, as pessoas são expostas a diversas categorias de extração de pó
  • A melhor forma de se proteger contra tipos de pó perigosos para a saúde consistem em utilizar um bom aspirador industrial, máquinas com um sistema de extração ou um extrator de pó
  • A STIHL dispõe de uma gama de aspiradores para sólidos e líquidos adequados para várias categorias de extração de pó