Como fazer um banco de toro de bricolage?

Este impressionante banco de bricolage é feito a partir de um toro e pode ser usado para se sentar, pousar os pés ou para ter uma superfície extra. Mostramos-lhe como fazer o seu.

I-HOCKER_MACHEN-AW-010

Banco de toro de bricolage: impressionante e funcional

Procura um novo projeto em madeira? É apreciador de artesanato com tronco de madeira? Que tal um banco exclusivo e útil que leva o encanto de um cepo para sua casa de uma forma moderna e cheia de estilo?

Fazer a própria mobília é algo de fascinante, pois assim pode criar o que se adequa ao seu estilo e às suas necessidades. Este banco de bricolage em madeira também lhe permite inúmeras opções de design: pode decidir o tamanho, o tipo de madeira e a cor da peça. Independentemente da decisão que tomar, em apenas algumas horas será o novo proprietário orgulhoso de uma peça de mobiliário elegante. Tudo aquilo de que precisa é de um toro de madeira, um par de painéis de MDF para as pernas e de uma motosserra potente.

Chamamos-lhe um banco, mas esta peça é multifuncional, pois funciona como banco, pousa-pés, uma pequena mesa de apoio ou até um suporte para plantas. Pode fazê-lo no tamanho que quiser; por isso, é certo que haverá pelo menos um lugar na sua casa que irá beneficiar desta peça de madeira feita à mão. Também é um ótimo presente!

Banco de toro de bricolage: selecionar a madeira

A madeira tem um caráter único e, para este projeto, pode escolher o tipo de madeira que mais o atrai. A madeira dura é uma escolha duradoura para um banco rústico, mas as madeiras macias, como o pinho, são uma alternativa sustentável e de baixo custo. Tenha em mente, no entanto, que as madeiras macias têm tendência a libertar resina.
Toros empilhados ideais para fazer um banco de toro de bricolage

Escolha um toro já descascado e, de preferência, sem quaisquer lascas. Deve ter uma humidade residual máxima de 15-20% para evitar que se criem mais fissuras depois de ser ter convertido no banco de bricolage de madeira.

A motosserra certa

Uma motosserra adequada ajuda-o a fazer este banco de toro de bricolage de forma rápida e eficiente. A STIHL dispõe de uma vasta gama de motosserras compactas para projetos de bricolage com madeira. 

Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção

Trabalhar com máquinas potentes é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre o seu equipamento de proteção individual quando trabalhar com a motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Para mais informações, consulte as instruções de operação para o seu produto.

Antes de usar a sua motosserra pela primeira vez, familiarize-se completamente com a máquina e certifique-se de que esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.

Materiais e ferramentas

Este banco é um ótimo projeto de bricolage, porque requer apenas algumas ferramentas e algum tempo.

É disto que vai precisar para o fazer:

I-HOCKER_MACHEN-AW-001
  • Toro sem casca (diâmetro 25-30 cm, comprimento aprox. 40 cm)
  • Cepo para usar como superfície de trabalho
  • 2 painéis de MDF
  • Verniz para madeira
  • Cola
  • Motosserra (p. ex., MS 231 C)
  • Plaina
  • Lixa de grão 120 e 240
  • Lápis e régua

Banco de bricolage com assento feito de um toro: instruções

Vamos agora começar a fazer o banco de madeira bricolage.

I-HOCKER_MACHEN-AW-010

Resumo: fazer o seu próprio banco de bricolage com assento feito de um toro

  • Escolha uma madeira que se adapte ao seu gosto e ao design do interior de sua casa. Os atraentes bancos de toro podem ser feitos de madeira dura ou macia
  • Durante o trabalho, use sempre equipamento de proteção individual de acordo com as instruções de operação
  • Para este banco vai precisar de poucos materiais: apenas um toro e dois painéis de MDF
  • Corte o toro à medida e depois divida-o no sentido longitudinal. Alise a superfície cortada com uma plaina e uma lixa
  • Abra dois rasgos para as pernas do banco
  • Lixe os painéis de MDF e cole-os nos rasgos
  • Vede a superfície da madeira para proteger o banco contra os elementos atmosféricos