Este impressionante banco de bricolage é feito a partir de um toro e pode ser usado para se sentar, pousar os pés ou para ter uma superfície extra. Mostramos-lhe como fazer o seu.
23.06.2021
Procura um novo projeto em madeira? É apreciador de artesanato com tronco de madeira? Que tal um banco exclusivo e útil que leva o encanto de um cepo para sua casa de uma forma moderna e cheia de estilo?
Fazer a própria mobília é algo de fascinante, pois assim pode criar o que se adequa ao seu estilo e às suas necessidades. Este banco de bricolage em madeira também lhe permite inúmeras opções de design: pode decidir o tamanho, o tipo de madeira e a cor da peça. Independentemente da decisão que tomar, em apenas algumas horas será o novo proprietário orgulhoso de uma peça de mobiliário elegante. Tudo aquilo de que precisa é de um toro de madeira, um par de painéis de MDF para as pernas e de uma motosserra potente.
Chamamos-lhe um banco, mas esta peça é multifuncional, pois funciona como banco, pousa-pés, uma pequena mesa de apoio ou até um suporte para plantas. Pode fazê-lo no tamanho que quiser; por isso, é certo que haverá pelo menos um lugar na sua casa que irá beneficiar desta peça de madeira feita à mão. Também é um ótimo presente!
Escolha um toro já descascado e, de preferência, sem quaisquer lascas. Deve ter uma humidade residual máxima de 15-20% para evitar que se criem mais fissuras depois de ser ter convertido no banco de bricolage de madeira.
Trabalhar com máquinas potentes é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre o seu equipamento de proteção individual quando trabalhar com a motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Para mais informações, consulte as instruções de operação para o seu produto.
Antes de usar a sua motosserra pela primeira vez, familiarize-se completamente com a máquina e certifique-se de que esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.
Este banco é um ótimo projeto de bricolage, porque requer apenas algumas ferramentas e algum tempo.
É disto que vai precisar para o fazer:
Vamos agora começar a fazer o banco de madeira bricolage.
Posicione o toro numa base segura (p. ex., um cepo entalhado ou um cavalete). Decida o comprimento do toro que se irá tornar no assento do seu banco – pense na forma como planeia usá-lo. Corte o toro até ao comprimento necessário com a sua motosserra.
Utilize uma régua para achar o centro do toro nas faces planas e trace a linha ao longo de um lado comprido. Corte ao longo da linha com a motosserra para dividir o tronco a meio no sentido do comprimento.
Se a superfície serrada tiver ficado irregular, utilize uma plaina para a alisar. Lixe a superfície do banco e as arestas cortadas usando lixa até a madeira ficar lisa e suave ao toque. Este é um passo importante, uma vez que uma superfície de madeira bem acabada protege as suas roupas contra danos e agarra menos pó.
Agora tem de preparar as reentrâncias para encaixar as pernas do banco. Estes rasgos têm de entrar com profundidade suficiente no toro para garantir que os painéis de MDF ficam fixados com firmeza e não se partem; recomendamos que corte até cerca de um terço do diâmetro do toro.
Marque primeiro os rasgos ao longo do lado curvo do toro, enviesados em relação ao centro, de modo a que as pernas do banco apontem para fora. Marque o mesmo ângulo dos dois lados para que a ferramenta fique estável.
Fixe o tronco numa superfície de trabalho nivelada e abra os rasgos com cuidado. Verifique se os painéis de MDF encaixam nas reentrâncias.
Sugestão profissional da STIHL: Um pedaço lixa debaixo do toro impede que escorregue.
A estrutura de suporte do banco de toro é formada por um par de painéis de MDF. Lixe as arestas cortadas das tábuas com lixa de grão 120 e as superfícies com lixa de grão 240.
Em seguida, aplique cola na aresta comprida do primeiro painel de MDF; não vá logo até ao fim, caso contrário, a cola em excesso escorre para fora sujando tudo. Empurre o painel para dentro da reentrância. Repita o procedimento para o outro lado.
O último passo é selar a madeira do banco com um verniz transparente ou uma velatura colorida e verniz. Isto irá proteger o material natural contra os efeitos da humidade, do pó e dos raios UV e durará por vários anos.
Assim que o verniz estiver seco, o seu banco de toro de bricolage está pronto a usar.